quarta-feira, novembro 25, 2020

Josué Eraldo da Silva responde se é importante saber as novidades na construção civil

Para o Diretor Executivo da construtora Jacitara de Indaiatuba, Josué Eraldo da Silva entende que o setor construtivo está sempre evoluindo e trazendo novas novidades capazes de transformar os métodos construtivos, tornando cada processo mais otimizado, eficiente e ágil.

Guiada pela alta competitividade, a construção civil vem sendo cada vez mais moldada e transformada. É normal que as áreas de diversifiquem, isso porque ela passa constantemente por mudanças em curto prazo de tempo, onde a tecnologia é muito rápida e está sempre se aperfeiçoando.

Dessa forma, segundo Josué Eraldo da Silva, para obter bons índices de produtividade é preciso optar pela tecnologia. Isso porque através dela é possível gerar eficiência e qualidade em cada processo. Para ajudar a conquistar isso há novidades na construção civil que prometem revolucionar o setor.

De acordo com Josué Eraldo da Silva, a tecnologia e suas bem exploradas no sentido de estarem integradas às mais inúmeras novidades na construção, onde é possível contar com produtividade, redução de custos e rentabilidade elevada.

Conheça algumas dessas tecnologias:

Já ouviu falar da loT?

No universo da construção civil, a IoT (internet das coisas) vem transformando o meio de gestão de obras.

Mas o que consiste esse sistema?

“Trata-se da instalação de sensores nos equipamentos onde é possível monitorá-los à distância. Dessa forma, há a possibilidade de antecipar-se a falhas e minimizar prejuízos decorrentes de paralisações inesperadas” – menciona Josué Eraldo da Silva.

Há ainda a possibilidade de inserção de etiquetas para Identificação por Rádio Frequência (RFID) em canteiro de obras permite rastrear materiais e equipamentos. Que consiste na ideia de evitar que sejam roubados ou perdidos. Esses sensores são capazes de acompanhar a vazão nas torneiras e, assim, monitorar o consumo de água.

A loT ainda é responsável por elevar a segurança e a produtividade dos trabalhadores no canteiro. Nos Estados Unidos, a Lettire Construction vem aproveitando essa solução. A empresa a usa para gerenciar as atividades de seus funcionários.

Há diversas aplicações importantes da IoT na construção civil, que são:

  • Os sensores vestíveis: Permitem monitorar a fadiga dos trabalhadores e reduzir a possibilidade de acidentes no canteiro;
  • Monitoramento de estrutura: na fabricação do concreto é possível inserir sensores sem fio para monitorar a incidência de carga e eventos na estrutura. É útil em obras de infraestrutura, como pontes e viadutos, por exemplo. Nestes casos, essa tecnologia pode facilitar intervenções de manutenção. Isso poderia evitar, por exemplo, acidentes como o afundamento do viaduto em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ultimas Notícias

Pode Perguntar: Agora a fila do INSS vai acabar?

Especialista Hilário Bocchi Junior explica acordo com o Ministério Público Federal e novos...

Eleições 2020: PM amplia efetivo em 20% para segurança em Campinas durante segundo turno

Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (PL) disputam o cargo de prefeito e metrópole tem 843,4 mil eleitores...

A estratégia de Covas no segundo turno: armas guardadas

Bruno Covas deve manter o tom do primeiro turno e evitar a pancadaria contra Guilherme Boulos, em franca ascensão nas pesquisas. A entrada do PT...

Eleições 2020: veja agenda de campanha de Dário Saadi e Rafa Zimbaldi nesta quarta (25)

Candidatos disputam cargo de prefeito de Campinas (SP) e 2º turno será no próximo dia 29. No 1º...

Covid-19: Rio anuncia megatestagem da população e não fecha comércio

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, descartou o fechamento do comércio como medida para frear o aumento de contaminação pela Covid-19 e...
- Advertisement -