quarta-feira, novembro 25, 2020

Ong internacional estuda modelo de combate ao desmatamento do Pará

A The Nature Conservancy, organização internacional especializada na implementação de políticas públicas voltadas à preservação do Meio Ambiente, está estudando, através do seu escritório Colômbia, o modelo utilizado pelo governo do Pará na tentativa de preservar a floresta amazônica.

O Pará criou uma força estadual própria de combate aos crimes ambientais como queimadas, desmatamento e garimpos ilegais. Segundo dados do próprio governo, o que ainda precisa de confirmação externa, há uma redução de 63% no índice de desmatamento em territórios com gestão estadual no último mês de agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os trabalhos da força-tarefa prenderam ao menos 30 pessoas. 

Em vídeoconferência com ambientalistas da organização que estão na Colômbia, nesta quarta-feira, 14, o governador Helder Barbalho detalhou o modelo utilizado recentemente pelo Estado no desafio da preservação do bioma amazônico.

O Pará vinha, contudo, liderando o ranking de desmatamento da Amazônia – isso nos meses de abril e maio -, de acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Cerca de 40% da derrubada de árvores do país chegaram a acontecer em território paraense, segundo o Imazon. Os trabalhos da força-tarefa estadual começaram em junho, após esse período de alta.

Como informou a coluna, o aumento do desmatamento é um problema generalizado no país desde o início do governo Jair Bolsonaro. Houve um aumento de 34,5% nos alertas de desmatamento em todo o Brasil, entre agosto de 2019 e julho de 2020, se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Ibope no Rio: Paes tem 65% dos votos válidos; Crivella registra 35%

Pesquisa divulgada pelo Ibope na noite desta quarta-feira, 25, aponta o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) na liderança das intenções...

VÍDEOS: EPTV 2 região de Campinas desta quarta-feira, 25 de novembro

Assista aos vídeos das reportagens. Assista aos vídeos das reportagens.

Campinas tem em outubro maior nº de furtos para um mês desde início da pandemia: um caso a cada 40 minutos

Total de 1.097 ocorrências se aproxima do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram 1.151 furtos na cidade. Campinas...

Debate da EPTV no segundo turno com candidatos à prefeitura de Campinas

Debate da EPTV no segundo turno com candidatos à prefeitura de Campinas

Campinas tem maior nº de internados em UTIs Covid desde 26 de outubro

Cidade conta com 186 vagas nas redes pública e privada, sendo que 108 estão ocupadas. Índice no SUS...
- Advertisement -