quarta-feira, novembro 25, 2020

Projeto musical valoriza biomas brasileiros através do canto das aves


‘Em Cantos e Matas’ já tem primeiro clipe onde o urutau representa o Cerrado. O clipe “A Lenda do Urutau”, de Daniel Calipo e Fabiano Peretti.
O educador e músico-compositor Daniel Calipo, de 42 anos, já nasceu cercado por melodias, seja dos pássaros, seja do violão.
Ao lado do pai, ainda criança, aprendeu mais sobre o canto das aves e sobre as diferentes espécies que viviam em Campinas (SP), cidade onde nasceu e vive até hoje.
“Aos 12 anos eu já comecei a compor canções com o meu violão. Meus pais trabalhavam no campo, mas sempre planejavam festas e a família inteira era de músicos, então foi algo natural”, conta Daniel.
Capa do álbum do CD Achado de Paz, de Daniel Calipo.
Divulgação Daniel Calipo/ Arquivo Pessoal
De acordo com o artista, o processo criativo das músicas autorais sempre teve a natureza como base e as melodias até hoje são criadas a partir do canto das aves.
A carreira musical se estabeleceu e foi soberana até 2012, quando Daniel se formou em pedagogia pela Unicamp e resolveu unir arte e educação.
O primeiro CD nomeado como Achado da Paz traz músicas ligadas à fauna brasileira com títulos como “João de Barro Construtor” e o “Sabiá e o Louva-Deus”.
Desenho para criação do clipe “A lenda do Urutau”.
Fabiano Peretti/Arquivo Pessoal
Atuando como professor na rede de ensino público da cidade, uma nova ideia surgiu durante a pandemia, quando recebeu de um amigo o vídeo de um urutau vocalizando: “Fiquei encantado com o som que a ave fazia e na hora já imaginei uma melodia. Comecei a pesquisar as características da espécie e decidi criar um clipe para ensinar as crianças sobre o animal”, conta.
O que seria apenas um material especial para a sala de aula online, ganhou nova dimensão com o auxílio do amigo e artista visual Fabiano Peretti. “O Fabiano começou a criar artes e animações incríveis e decidimos então ampliar o projeto e produzir clipes musicais animados que representassem os biomas brasileiros através de músicas autorais inspiradas no sons das aves”, explica Daniel.
“Em Cantos e Matas”
O projeto “Em Cantos e Matas”, segundo o artista, tem como objetivo aproximar as crianças e o público em geral dos biomas brasileiros e, de carona, da história de aves características de cada um deles. Os clipes unem música, arte, animação, ciência e lendas populares.
Gravações para o projeto “Em Canto e Matas”.
Divulgação Daniel Calipo/Arquivo Pessoal
“Costumo brincar que é um projeto para todas as infâncias, porque apesar de ser pensado de forma lúdica para as crianças, traz um conteúdo relevante para qualquer um. Esperamos que com ele possamos contribuir para a construção da preservação ambiental e do reconhecimento ecológico”, comenta.
O primeiro clipe foi divulgado no começo de outubro e é chamado de “A lenda do Urutau”, que traz como cenário o Cerrado. Além de Daniel como o responsável pela música e letra e de Fabiano com a parte gráfica, o músico Leandro Serizo completou a equipe a frente da sanfona.
Ana Maria, de 10 anos, desenhou o urutau inspirada no clipe de Daniel Calipo.
Divulgação Daniel Calipo/Arquivo Pessoal
“Depois de muita pesquisa, composição, gravação das canções autorais e das cenas, criação de desenhos e a edição gráfica o resultado foi muito positivo. Fizemos uma live nas redes sociais para o lançamento e as crianças até participaram e interagiram com a gente mandando desenhos da espécie”, conta.
A meta agora é lançar mais cinco clipes para os outros biomas, mas é preciso apoio financeiro para viabilizar as próximas produções. “Nossa ideia é criar um financiamento coletivo para conseguir arrecadar fundos e terminar todos clipes. Dessa forma, mais pessoas também poderão ter acesso às produções que vão ficar disponíveis na internet”, comenta Daniel.
Há quem acredite que cada ser humano tem uma missão na Terra. Para Daniel, a missão dele é ajudar a salvar o Planeta. “Eu sinto uma responsabilidade sobre meus ombros, como se fosse um pedido. Sinto que como músico e educador tenho o dever de usar minha arte para contribuir para uma vida mais sustentável e responsável”, finaliza.

Ultimas Notícias

Pode Perguntar: Agora a fila do INSS vai acabar?

Especialista Hilário Bocchi Junior explica acordo com o Ministério Público Federal e novos...

Eleições 2020: PM amplia efetivo em 20% para segurança em Campinas durante segundo turno

Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (PL) disputam o cargo de prefeito e metrópole tem 843,4 mil eleitores...

A estratégia de Covas no segundo turno: armas guardadas

Bruno Covas deve manter o tom do primeiro turno e evitar a pancadaria contra Guilherme Boulos, em franca ascensão nas pesquisas. A entrada do PT...

Eleições 2020: veja agenda de campanha de Dário Saadi e Rafa Zimbaldi nesta quarta (25)

Candidatos disputam cargo de prefeito de Campinas (SP) e 2º turno será no próximo dia 29. No 1º...

Covid-19: Rio anuncia megatestagem da população e não fecha comércio

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, descartou o fechamento do comércio como medida para frear o aumento de contaminação pela Covid-19 e...
- Advertisement -