sábado, novembro 28, 2020

Ciesp aponta alta de produção em 50% das indústrias da região, mas alerta para 'gargalo' de matéria prima


Melhora mostra recuperação após os impactos da pandemia da Covid-19, mas aumento do preço de insumos pode fazer empresas deixarem de produzir. Balança comercial tem queda de US$ 5,4 bilhões. Indústrias registraram alta na produção
Reprodução/EPTV
Uma pesquisa realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-SP), divulgada nesta terça-feira (20), apontou que 50% das empresas da região de Campinas (SP) registraram aumento na produção em setembro. No entanto, o órgão alertou para a alta no valor de itens de matéria prima, que deve causar, “em breve”, um gargalo no setor e impedir algumas companhias de continuar trabalhando.
Segundo o vice-diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, a subida de produção na sondagem de setembro mostra uma recuperação das indústrias após o impacto causado pela pandemia de coronavírus. Além de metade das empresas ter registrado alta, outras 21% permaneceram com o funcionamento estável e 28,5% tiveram queda.
A pesquisa, realizada com 40 indústrias associadas da região, ainda indica melhora em outros indicadores, como número de funcionários (28% tiveram crescimento e 57% ficaram estável), e valor das vendas totais (50% registraram melhora e 28,5% permaneceram com estabilidade). Veja abaixo todos os números divulgado pelo Ciesp.
Falta de matéria prima
A pesquisa mostra que 85,7% das empresas entrevistadas responderam que verificaram alteração no preço da matéria prima. Corrêa ainda afirmou que o aumento é preocupante porque as indústrias já usaram praticamente todo o estoque que tinham e o próximo passo seria parar a produção. De acordo com o vice-diretor, a alternativa para resolver o problema é “importação e aumento de concorrência”.
“O aumento do custo da matéria prima está atingindo muitos setores. Estamos com problemas de aço, alumínio, vidros, resinas, plásticos. Os fornecedores aumentaram muito o valor, acima da inflação. Muitas empresas falam que não conseguem vender nada que seja entregue antes de fevereiro. Temos um momento bastante positivo, mas a gente corre o risco do gargalo da matéria prima”, explicou.
Confira outros indicadores da sondagem
Inadimplência
7,14% Diminuiu
78,57% Permaneceu inalterado
14,29% Aumentou
Endividamento
14,29% Diminuiu como estratégia para redução do risco (exposição financeira)
71,43% Diminuiu graças ao desempenho positivo no faturamento
71,43% Diminuiu graças ao desempenho positivo no faturamento
14,29% Aumentou devido a resultados inesperados no faturamento
Estoque
42,86% Diminuíram
28,57% Permaneceram inalterados
14,29% Aumentaram
14,29% Não se aplica
Investimento para os próximos 12 meses
35,71% Não irá investir
42,86% Irá atualizar o maquinário já existente
21,43% Irá ampliar o número de máquinas
Balança comercial
O órgão estadual ainda divulgou os números da balança comercial na região de Campinas. No acumulado de janeiro a setembro, as indústrias tiveram um saldo negativo de US$ 5,4 bilhões em comparação com o mesmo período do ano passado, o que representa uma diminuição de 5,4%, de acordo com o balanço.
Por conta do cenário negativo nas importações e exportações, o Ciesp do município elaborou o Plano Regional de Logística Internacional e Comércio Exterior, que sugere uma série diretrizes para impulsionar a balança comercial na metrópole. O documento foi enviado aos 14 candidatos a prefeito de Campinas.
Entre as sugestões sugeridas no plano, está a criação de uma diretoria ou secretaria de logística para cuidar exclusivamente de assuntos relacionados às indústrias, para que o chefe do Executivo faça a manutenção das companhias que já têm sede em Campinas e atraia mais empresas para a cidade.
Além disso, o Ciesp também propõe a redução do valor do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para empresas que investirem em pesquisas e desenvolvimento.
José Henrique Toledo Corrêa, vice-diretor do Ciesp Campinas, em transmissão nesta terça
Reprodução
VÍDEOS: mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

VÍDEOS: EPTV 1 região de Campinas de sábado, 28 de novembro

Veja as reportagens das regiões de Campinas e Piracicaba. Veja as reportagens...

Caminhão arrasta fios e deixa moradores sem internet em rua de Campinas

Acidente aconteceu na Rua Frederico Ozanan. Telespectadores enviaram imagens à EPTV. Um caminhão arrebentou cabos de rede...

Transporte público, colégios eleitorais e regras: tudo o que você precisa saber para votar no 2º turno em Campinas

Eleitores que não foram às urnas no primeiro pleito podem votar neste domingo (29). Segurança será feita por...

“Desemprego alto e déficit público nos deixam cautelosos”, diz presidente da Whirlpool

A Whirlpool (W1HR34), assim como outros fabricantes de geladeiras, fogões e lavadoras, vivem um boom de vendas. Nas três fábricas da companhia – em...

Presidente do Irã culpa Israel por assassinato de cientista nuclear

TEERÃ, 28 NOV (ANSA) – O presidente do Irã, Hassan Rohani, acusou Israel de agir como “mercenário” dos Estados Unidos ao supostamente assassinar um...
- Advertisement -