sábado, dezembro 5, 2020

Coruja bela e rara surpreende observadores em Conceição dos Ouros (MG)


Caburé-acanelado já foi identificado em sete pontos diferentes do município; ave é considerada misteriosa e pouco se sabe sobre seu comportamento. Caburé-acanelado é uma espécie conhecida também como caburé-canela e corujinha-de-barriga-amarela
Wagner Loureiro/VCnoTG
Quando o guia de natureza de Conceição dos Ouros (MG), Wagner Loureiro, ouviu um som agudo e persistente na mata em 2019 não imaginava que estaria diante de uma ave tão rara e bonita. Esse foi o primeiro contato com uma coruja conhecida como caburé-acanelado (Aegolius harrisii) e, hoje, o admirador conserva lembranças e acumula conquistas relacionadas a essa espécie.
“Em abril de 2019, eu estava trabalhando com os bacuraus-tesoura e ouvi a vocalização da ave. Na época não sabia do que se tratava, mas gravei o som e consegui identificar. Alguns dias depois, voltei para o local e consegui fazer a primeira foto da espécie aqui para a região. Se em 2019 encontrei a ave em dois pontos da cidade, agora já são sete pontos onde podemos ver essa espécie aqui”, vibra Wagner.
Y” claro no meio da face pode ser observado no caburé-acanelado
Wagner Loureiro/VCnoTG
Os achados são tesouros diante da dificuldade em avistar uma ave como essa. Isso ocorre principalmente pelo fato de que ela é muito discreta, tanto nas cores, quanto em suas manifestações sonoras e movimentos. “Às vezes o caburé canta na nossa frente, mas quando passamos a lanterna não conseguimos ver. Por isso até é considerado um ‘fantasminha’ de nossas matas”, explica Loureiro.
A ave é tão misteriosa que quase nada se sabe do ponto de vista científico sobre seu comportamento. Os pesquisadores já detectaram apenas que apesar dos quase 20 centímetros de tamanho e da coloração predominantemente amarronzada, essa coruja também conserva detalhes chamativos. A testa e a face em tons amarelos intensos e a íris amarela-esverdeada são elementos que se destacam mesmo em meio às noites, quando se tornam mais ativas.
Íris amarela-esverdeada é um dos principais detalhes dessa coruja brasileira
Wagner Loureiro/VCnoTG
Outra característica importante da espécie é o fato de poder devorar morcegos, auxiliando no controle dessas espécies, e do hábito de se apropriar de cavidades para fazer seus ninhos, ocupando especialmente a “casa” de pica-paus em alturas variadas. Além do Brasil, a ave pode ser vista também na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Ao observador mineiro que garantiu registros da ave, permanece a sensação de emoção a cada novo encontro. “É muito emocionante estar diante de uma raridade dessa com tanta facilidade. E eu espero que essa espécie venha a ser mais conhecida, mais estudada e, assim, preservada”, torce o guia.
Caburé-acanelado alimenta-se de pequenos mamíferos como roedores, marsupiais, morcegos e pequenas aves também
Wagner Loureiro/VCnoTG
Veja um vídeo do animal feito na cidade:
Caburé-acanelado surpreende observadores em Conceição dos Ouros (MG); Wagner Loureiro filmou a espécie

Ultimas Notícias

Região de Campinas movimenta R$ 636 milhões na Black Friday e faturamento supera 2019, diz Acic

Levantamento mostra aumento de 32,5% em relação ao mesmo período do ano anterior....

Shopping e linha de ônibus em Campinas registram aglomerações no 1º sábado após retorno da fase amarela; vídeo

Corredores do centro de compras tiveram movimentação intensa neste sábado (5). Já na linha 654, que opera o...

VÍDEOS: EPTV 2 Campinas de sábado, 5 de dezembro

Veja as notícias de destaque nas regiões de Campinas e Piracicaba. Veja as notícias de destaque nas regiões...

Covid-19: os países que já começaram a vacinar

As vacinas para combater o novo coronavírus em todo o mundo avançam a passos largos. Os laboratórios mais adiantados já anunciaram resultados de eficácia...

Campinas deixa de atingir meta em campanha de vacinação contra pólio; há doses disponíveis

Com 34,3 mil doses aplicadas durante os 56 dias da ação, cidade atingiu 58,4% do público-alvo, mas meta...
- Advertisement -