sexta-feira, novembro 27, 2020

Covid-19: Campinas chega a 36.798 infectados com 1.305 mortes, e Saúde aponta queda em novos registros


Foram duas mortes e 211 casos positivos registrados a mais no boletim epidemiológico desta sexta-feira (23). Secretário de Saúde do município afirma que mortalidade caiu 56% e casos novos, 46%. Casos de coronavírus seguem sendo registrados em Campinas
Odair Leal / Secom
Com mais duas mortes e 211 infectados pelo novo coronavírus, Campinas (SP) contabiliza nesta sexta-feira (23) um total de 36.798 moradores que testaram positivo, sendo que 1.305 morreram por complicações da Covid-19. Apesar dos novos registros diários, a Secretaria de Saúde aponta uma queda em outubro de 46% em novos casos e de 56% em óbitos.
“Tudo vem diminuindo. […] Redução no número de atendimentos de suspeitos, de casos confirmados em 46% neste mês de outubro e redução na mortalidade de 56%”, afirma o secretário Carmino de Souza.
A quarentena, no entanto, continua e os protocolos de saúde para evitar o contágio do novo coronavírus precisam ser seguidos, informou Souza e o prefeito Jonas Donizette, durante coletiva de imprensa ao vivo nesta sexta.
A transmissão do coronavírus está em tendência de queda cidade, mas exige cuidados da população. Imunidade de rebanho – quando há um número suficiente de infectados na população que reduz as chances de propagação do vírus – ainda está longe da realidade de Campinas.
“Não temos essa segurança de que temos proteção coletiva de uns com os outros. O percentual de pessoas positivas de Campinas é muito baixo para se pensar nisso.”, esclarece o secretário de Saúde.
Prefeito e Secretário da Saúde de Campinas (SP), em coletiva online, nesta sexta-feira (23).
Reprodução/Facebook
Os novos casos e os óbitos contabilizados pelo governo municipal não significam que ocorreram de um dia para o outro, mas, sim, que foram registrados no sistema no intervalo de 24 horas após resultados de exames.
Veja, abaixo, os números atualizados pela administração municipal e o comparativo com o boletim epidemiológico de quinta-feira (22).
Confirmados: 36.798 (211 a mais)
Em investigação: 527 (3 a menos)
Descartados: 77.997 (1.049 a mais)
Óbitos em investigação: 6 (3 a menos)
Recuperados: 35.072 (172 a mais)
Pessoas internadas com Covid: 226 (2 a menos)
Pessoas em isolamento domiciliar: 192 (39 a mais)
Óbitos: 1.305 (2 a mais)
Idade, sexo, comorbidades: veja o perfil das vítimas em Campinas
Acompanhe no gráfico abaixo o total de casos positivos desde 13 de março, quando Campinas registrou o primeiro morador infectado, e o acumulado diário com dados da administração municipal.
Entre os casos positivos, Carmino de Souza afirma que há mais pessoas internadas recentemente do que aquelas em situação mais crítica, há mais de um mês nos hospitais.
“Temos só seis pacientes com mais de 30 dias de UTI. A maioria das pessoas internadas hoje tem menos de dez dias de internação.”.
Veja, agora, a curva de casos por data de confirmação pela prefeitura desde o início da pandemia.
Mortes
As duas novas mortes registradas são de mulheres, com idades acima de 60 anos, e ambas com doenças preexistentes. Veja os detalhes abaixo:
18/07: Mulher, 65 anos, com comorbidades. Estava em hospital público.
21/10: Mulher, 60 anos, com comorbidades. Estava em hospital público.
Confira a curva do número de mortes acumuladas por dia do registro do óbito desde o início da pandemia no gráfico abaixo.
Veja abaixo a curva de óbitos por data de registro na cidade desde o início da pandemia até os dados contabilizados pela administração nesta quarta-feira.
Novo sistema de fiscalização
A Prefeitura de Campinas informou, na manhã desta sexta-feira, que criou um novo sistema de fiscalização de estabelecimento durante a fase verde.
Segundo o prefeito Jonas Donizette (PSB), a tecnologia, usada em tablets, permite que o agente coloque o número do CNPJ da empresa e já tenha as informações se o local foi autuado anteriormente por não respeitar as regras de quarentena.
Na quinta-feira (22), primeiro dia da nova iniciativa, dois estabelecimentos foram autuados, sendo dois supermercados e uma loja de produtos domésticos.
“O agente vai ter toda a informação na hora. Isso vai facilitar muito o trabalho e também fechar o cerco com estabelecimentos que são reincidentes”, afirmou o chefe do Executivo.
VÍDEOS: mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Além de Oxford e Sinovac: o que sabemos sobre a vacina da Índia, que também pode chegar ao Brasil

SÃO PAULO – Nas últimas semanas, algumas das mais promissoras vacinas em desenvolvimento contra a Covid-19 divulgaram resultados preliminares...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 27 de novembro

Veja atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o coronavírus...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos nesta sexta-feira, 27 de novembro

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Coronavírus John Cairns/University of Oxford As prefeituras...

Emdec interdita tráfego de veículos em trecho da Avenida Irmã Serafina, em Campinas, para obras da Sanasa

O bloqueio começou às 8h30 e segue até 12h, desta sexta-feira (27), para troca de ligação em rede de esgoto. A...

Vendas no e-commerce subiram 41% nos sete dias anteriores à Black Friday, na comparação anual

SÃO PAULO – As vendas no e-commerce nos sete dias anteriores à Black Friday tiveram alta de 41% em relação ao mesmo período de...
- Advertisement -