quinta-feira, novembro 26, 2020

Número de casamentos em Campinas é o maior desde início da pandemia


Cartórios de Registro Civil realizaram 503 cerimônias em setembro; entretanto, número é 29,1% menor que o registrado no mesmo período de 2019. 2º Cartório de Registro Civil de Campinas (SP)
Fernando Evans/G1
O número de casamentos em setembro realizados pelo cartórios de Registro Civil de Campinas (SP) foi o maior para um mês desde o início da pandemia. Entretanto, as 503 uniões celebradas no período ainda representam uma queda de 29,15%% na comparação com o mesmo mês de 2019. Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-SP).
No acumulado de janeiro a setembro, os 3.823 casamentos realizados em cartórios da cidade representam uma redução de 28,4% no comparativo com os nove primeiros meses do ano anterior.
Apesar da redução, os cartórios não deixaram de operar durante a pandemia. Segundo Gustavo Fiscarelli, presidente da Arpen-SP, o casamento, assim como os registros de nascimento e de óbito, são muitos significativos para as pessoas, e por isso o setor manteve as atividades.
Em todo o estado de São Paulo, os cartórios adotaram novos protocolos para realizar as cerimônias durante a pandemia.
Entre eles o espaçamento entre as cerimônias ao longo do dia, para evitar aglomerações; a permissão de entrada apenas do casal e de duas testemunhas para a realização do casamento, sem convidados, e com distanciamento mínimo de um metro entre os envolvidos; uso obrigatório de máscara pelos presentes e oferta de álcool em gel 70% ou pia para lavagem das mãos; e uso de canetas próprias para a assinatura do registro, sem compartilhamento.
De acordo com a Arpen, o aumento foi verificado em todo o País. Na comparação com abril, primeiro mês completo dentro da quarentena, o número de casamentos celebrados no Brasil tiveram um aumento de 143%.
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Dário Saadi promete construir dez novas creches e oito escolas em tempo integral em Campinas

Candidato do Republicanos à prefeitura visitou o Centro de Educação Infantil 'Lídia Maselli',...

Rafa Zimbaldi promete expandir 'Bom Prato' para dois distritos e criar versão municipal do restaurante popular

Candidato do Partido Liberal (PL) à prefeitura visitou unidade de Campinas nesta quinta (26). Ele também se encontrou...

VÍDEOS: EPTV 2 região de Campinas desta quinta-feira, 26 de novembro

Assista aos vídeos das reportagens. Assista aos vídeos das reportagens.

Campinas cria em outubro maior número de vagas formais em oito anos, mas saldo segue negativo com perdas de março a julho

Metrópole abriu 3,3 mil postos de trabalho, mas acumulado no ano indica perda de 9 mil. Dados foram...

Polícia aponta PM de São Paulo como 4º suspeito de matar bicheiro no Rio

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou, nesta quinta-feira, 26, o nome do quarto suspeito de participar da emboscada contra o bicheiro Fernando...
- Advertisement -