terça-feira, dezembro 1, 2020

A eficiência do processo de entregas para atingir os resultados esperados


O distanciamento social imposto pela pandemia tirou dos clientes a chance de irem às lojas e shoppings, verem com calma as vitrines e experimentarem as peças quisessem.
Divulgação ACIC
Neste novo cenário que vivemos, o e-commerce, que já estava em expansão nos últimos anos, deixou de ser uma opção viável para tornar-se essencial. As empresas que investiram seus recursos na logística da entrega – e passaram a possibilitar que o consumidor receba o produto no mesmo dia, contribuindo para uma experiência de compra mais completa, já saíram um passo à frente na adaptação a essa nova forma de consumo.
Segundo informações do site Mercado e Consumo, os principais diferenciais do varejo digital, hoje, referem-se muito mais às questões de entrega e ao tempo que o cliente recebe o produto, do que como ele efetivamente compra. Mesmo que a tática do frete grátis ainda seja válida, é cada vez mais comum encontrar consumidores dispostos a pagar um valor maior na entrega para receber seu produto de maneira expressa. Um estudo do Reclame Aqui, realizado em março deste ano, mostrou que 51,2% dos consumidores não se importariam em pagar mais caro por um produto, desde que tivessem uma experiência de compra melhor com a marca.
Principal case de sucesso em logística, a Amazon cresceu exponencialmente focando na experiência do consumidor. A facilidade no processo de compra, atrelada ao envio rápido, garantiu à empresa figurar no topo do ranking das marcas mais valiosas do mundo pelo terceiro ano consecutivo. Em uma época de pandemia, na qual a maioria das empresas tiveram perdas imensuráveis, a gigante do comércio eletrônico foi pelo caminho oposto e faturou, entre janeiro e julho de 2020, US$ 570 bilhões, de acordo com a Forbes. Algumas redes de supermercados, como Carrefour, Swift e Extra, que agendavam entregas de compras online em até uma semana, precisaram adaptar os serviços para prazos mais curtos, a fim de atender às expectativas dos consumidores.
Seguindo a mesma lógica, não é possível deixar de considerar a troca de mercadoria como parte importante dessa experiência de compra. Uma alternativa para ajudar nesse processo é a instalação de pequenos hubs de entrega em pontos estratégicos, como fez a Nordstrom Local, que conseguiu aumentar as vendas de seu e-commerce em mais de 30%.
Os micros, pequenos e médios empresários, que não têm recursos abundantes para investir na cadeia de suprimentos, podem optar pelas parcerias com aplicativos de delivery. A adesão a plataformas como IFood, Uber Eats e Rappi cresceu vertiginosamente durante a quarentena – esta última registrou aumento de 300% nos acessos ao app.
Até mesmo a Samsung, gigante presente em praticamente todas as redes de comércio digital de produtos eletrônicos, decidiu ir além e fechou parceria com a Rappi para entregar suas mercadorias disponíveis em algumas lojas físicas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Muita gente fica em dúvida sobre a melhor forma de começar a oferecer o serviço: é melhor implementar um sistema de telentrega ou cadastrar a marca em alguma plataforma de delivery? Durante a 3ª edição da Semana da Transformação Digital, realizada no final de abril, o CEO da Rappi, Sergio Saraiva, afirmou que o ideal é alinhar os dois fatores e atender tanto aquele cliente que está acostumado a usar ligações quanto alcançar outros consumidores, de forma rápida, através dos aplicativos.
A necessidade é a mãe das invenções e adaptações e, por isso, o foco das empresas de qualquer dimensão no campo logístico tornou-se ainda mais necessário neste momento. A perspectiva é de bons frutos para quem conseguir se encaixar nessa nova dinâmica.
Quer saber mais sobre como crescer adotando diferentes serviços de entrega? Não fique de fora do “Retail Conference Digital 2020”, que ocorre dia 11 de novembro, das 14h às 18h. O evento, 100% online, abordará as principais estratégias para o crescimento e a adaptação do varejo nesse momento de retomada da economia.
Faça sua inscrição gratuitamente pelo link: retailconference.com.br/. Mais informações pelo Whatsapp +55 19.99607.7604 (ACIC).

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