quarta-feira, novembro 25, 2020

Campinas publica edital de prêmio por trajetória cultural com base na Lei Aldir Blanc; veja como participar


Objetivo é premiar pessoas e agentes culturais que tenham se destacado no setor cultural na cidade. Publicação pode ser vista na íntegra na edição do Diário Oficial desta segunda-feira (26). Estação Cultura é um dos espaços mais conhecidos de Campinas
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
A Secretaria de Cultura de Campinas (SP) publicou nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial, o edital da premiação para pessoas e agentes culturais que tenham uma trajetória de contribuição para o setor na cidade. O incentivo tem como base a Lei Federal Aldir Blanc, que auxilia financeiramente ações emergenciais de apoio à cultura na pandemia da Covid-19.
As inscrições começam nesta segunda-feira e podem ser feitas exclusivamente pela internet no Portal Cultura de Campinas. O prazo final é em 9 de novembro. “O valor total de prêmios deste edital é de R$2.306.000,00”, informou a prefeitura.
A integra da publicação pode ser conferida na edição desta segunda. Na semana passada, o secretário da Pasta, Ney Carrasco, já havia anunciado o edital para profissionais que têm “história de dedicação à cultura”.
Na ocasião, também divulgou outros dois editais: um de incentivo a novos projetos culturais e o outro de recuperação de equipamentos do setor. Os valores dos três editais juntos somam R$ 7 milhões.
Lei Aldir Blanc: entenda como vai funcionar a ajuda emergencial ao setor cultural
Quem pode concorrer na trajetória cultural
Segundo a publicação da prefeitura, os agentes culturais podem ser pessoas físicas ou jurídicas, com e sem fins lucrativos. As iniciativas culturais em prol da tradição, da diversidade, do direito e da cultura popular consideradas no edital podem ser de:
resgate
defesa
proteção
reconhecimento
fortalecimento
promoção
“[…] Considera-se agente cultural o coletivo não formal, as pessoas físicas e jurídicas, com ou sem finalidade lucrativa, que atuam como facilitadores da arte e da cultura em seu convívio e são comprometidos com a efetivação dos direitos culturais, o desenvolvimento da arte e da cultura, a promoção e a preservação da diversidade cultural, o fortalecimento e as demandas de sua comunidade ou território, que exercitam a cidadania e os direitos culturais, agregando diversas dimensões da cultura e articulando diferentes atores em torno de uma ação artístico-cultural.”, diz o edital.
Somente uma inscrição será aceita por categoria. Os interessados devem ter mais de 16 anos e não podem ser servidores públicos de Campinas, entre outras restrições citadas na publicação.
As premiações serão divididas por módulos; veja a divisão abaixo:
Módulo I – Arte e Cultura Individual
Módulo II – Arte e Cultura Coletiva
Módulo III – Mestras e Mestres de Cultura
Módulo IV – Festivais, Mostras, Festas Populares e Saraus
Módulo V – Patrimônio Cultural
Módulo VI – Juventude Criativa
PLAYLIST: Veja vídeos de assuntos de destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Campinas tem em outubro maior nº de furtos para um mês desde início da pandemia: um caso a cada 40 minutos

Total de 1.097 ocorrências se aproxima do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram 1.151...

Debate da EPTV no segundo turno com candidatos à prefeitura de Campinas

Debate da EPTV no segundo turno com candidatos à prefeitura de Campinas

Campinas tem maior nº de internados em UTIs Covid desde 26 de outubro

Cidade conta com 186 vagas nas redes pública e privada, sendo que 108 estão ocupadas. Índice no SUS...

Covid-19: Pfizer inicia negociação com Anvisa para o aval da vacina

A Pfizer anunciou nesta quarta-feira, 25, que deu início ao processo de registro de sua vacina para Covid-19 no Brasil junto à Agência Nacional...

BC passará a divulgar taxa Selic diária até as 19h do dia de apuração

O Banco Central informou nesta quarta-feira, 25, por meio de nota, que passará a divulgar a taxa Selic diária até as 19 horas do...
- Advertisement -