sábado, novembro 28, 2020

Prefeitura de Campinas autoriza prorrogação do prazo de obras do BRT por mais seis meses


Prorrogação visa adequar prazo para conclusão da construção e foi publicada no Diário Oficial. Emdec afirma que ainda acredita em término até o fim de 2020. Avenida João Jorge, em Campinas, após a obra do BRT; ônibus rápidos ainda não estão em circulação.
Reprodução/Prefeitura de Campinas
A Secretaria de Transportes de Campinas (SP) autorizou a prorrogação do prazo de obras do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) por mais seis meses. A publicação foi divulgada no Diário Oficial desta segunda-feira (26). Nesta terça (27), a Empresa Municipal de Desenvolvimento da cidade (Emdec) disse ao G1 que ainda acredita em conclusão até o fim deste ano, mas ainda sem prazo para os veículos especiais.
“O ritmo de obras é intenso; e o foco é a conclusão até o final de 2020. Já a operação efetiva dos corredores, com os novos ônibus padrão BRT, depende da finalização da nova licitação do sistema de transporte público coletivo municipal, que aguarda decisão judicial para reabertura.”, informou a Emdec, em nota.
A autorização da prorrogação foi assinada pelo secretário da Pasta, Carlos José Barreiro. O texto se refere à execução das obras do Termo de Contrato nº 18/17, firmado entre o município e a empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda.
Ficou a cargo desta companhia a “elaboração de projeto executivo e implantação das obras dos corredores de transporte coletivo de passageiros Ouro Verde no padrão Bus Rapid Transit – BRT, trecho 1”. A publicação prevê prorrogação de seis meses com “automática extensão da vigência dos termos dos contratos originários”.
“A prorrogação de prazo supra visa adequar o prazo necessário para finalização da construção dos respectivos trechos do BRT, sob responsabilidade daquele Consórcio, com a conclusão de todas as medições e etapas relativas ao encerramento daquele contrato.”, diz a decisão.
Sucessão de ajustes nos prazos
Em janeiro deste ano, antes da quarentena para conter o avanço da Covid-19 começar, a prefeitura já havia autorizado prorrogação do prazo para conclusão dos trabalhos nas vias por onde o ônibus rápido vai passar em Campinas. Na ocasião, nove meses foram concedidos com a justificativa de “adequar o prazo necessário para a finalização da construção”.
De acordo com a Emdec, as obras não foram interrompidas durante o período da pandemia do novo coronavírus nos últimos meses, mas novos ajustes nos prazos neste segundo semestre foram necessários.
Um dos fatores destacados é o “atraso dos fornecedores nas entregas de matéria-prima para as obras”. Veja os detalhes abaixo.
O que impactou no cronograma do BRT, segundo a Emdec:
procedimentos para adaptação dos canteiros à nova realidade diante da pandemia (medidas de higienização de materiais, distanciamento, uso da máscara de proteção, etc.);
redução no quadro de funcionários, por conta de afastamentos ou grupo de risco;
atraso dos fornecedores nas entregas de matéria-prima para as obras;
a maior parcela de implantação dos corredores ocorre em vias já consolidadas, em locais “vivos”, com circulação de pedestres e veículos;
as vias que necessitaram de obras abrigam os principais hospitais do município, públicos e privados, como o Mario Gatti e PUC, além do Hospital de Campanha, e foi preciso cuidado nas intervenções e serviços para não prejudicar os acessos às unidade de saúde;
a existência de inúmeros imóveis tombados pelo município e pelo governo estadual, determinando a realização de reforço estrutural na região do Mercado Municipal.
O que falta para a conclusão das obras do BRT
A Emdec afirma que 96% dos corredores estão totalmente pavimentados. Em relação às obras, 86% estão concluídas.
“São 20 estações concluídas; um novo terminal liberado e ativado; e 16 pontes e viadutos em execução.”, garantiu a empresa municipal.
Primeiro complexo de viadutos do BRT liberado em Campinas
Reprodução/Bom Dia Cidade
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