domingo, novembro 29, 2020

Brasileira relata tensão durante atentado na Áustria: 'A gente não está seguro em nenhum lugar do mundo'


Natural de Campinas, no interior de São Paulo, a estudante Bruna Angeli cursa alemão no país e estava em um bar próximo ao local onde os tiros começaram. Ataque na segunda (2) deixou quatro mortos e 22 feridos. Estudante de Campinas relata momentos de tensão durante atentado na Áustria
Uma estudante de Campinas (SP), que reside desde o início do ano em Viena, na Áustria, relatou momentos de tensão durante o ataque terrorista que deixou quatro mortos e 22 feridos na segunda-feira (2). À EPTV, afiliada da TV Globo, Bruna Angeli contou que estava em um bar a poucos metros do início do tiroteio.
“Eu cheguei à conclusão que a gente não está seguro em nenhum lugar do mundo. Porque no meu país, no Brasil, eu tinha medo. Aqui falei ‘ok, nós não temos violência’. Porém aconteceu uma situação na Áustria que eu jamais senti no Brasil, que eu jamais senti esse medo, ‘né’?”
Segundo a estudante, ela e um grupo de amigos haviam saído para comemorar boas notas em uma prova e aproveitar a última noite antes do início de um novo toque de recolher. Na noite do tiroteio, os amigos mudaram a escolha do bar para onde iriam de última hora.
“Foi sentar que a gente escutou um barulho bem alto, bem alto, atrás do bar. […] Ninguém entendeu o que aconteceu, a gente só escutava muito tiro. Foi um atrás do outro, ‘pá pá pá’. Super alto, super rápido”, relembra Bruna Angeli.
Bruna Angeli, estudante de Campinas (SP), mudou-se para a Áustria no início do ano
Reprodução/EPTV
Noite de medo
Diante da intensa troca de tiros que ocorria do lado de fora do estabelecimento, Bruna e os demais clientes foram orientados a buscar abrigo no porão do bar, onde permaneceram por horas sem conseguir contato com amigos e familiares.
De acordo com a estudante, a tomada de consciência sobre a gravidade da situação se deu quando ela olhou pela janela e percebeu que as ruas estavam tomadas por equipes policiais. Mais tarde, ela descobriria que os tiros teriam começado perto de uma sinagoga e durado cerca de 10 minutos.
“Eu vi, na janela, todos os policiais da Força Especial fechando a rua com muita arma. Eu fiquei com medo dos tiros, porque os tiros foram literalmente do meu lado. Então foram barulhos muito, muito altos. Eu tinha medo que alguém entrasse no bar e fizesse reféns”, conta.
Ruas de Viena foram tomadas por policiais, conta a estudante
Reprodução/EPTV
O atentado
De acordo com as autoridades austríacas, dois homens e duas mulheres morreram no ataque, que teve a autoria reivindicada pelo Estado Islâmico nesta terça-feira (3). Um atirador, natural da Macedônia do Norte, foi morto pela polícia durante a ação.
O ministro do Interior, Karl Nehammer, informou que 14 suspeitos foram detidos após os ataques e descartou a participação de um segundo atirador. Paralelamente, o chanceler do país, Sebastian Kurz, classificou o ato como um “repugnante ataque terrorista”.
Nesta terça, os moradores de Viena receberam a orientação de permanecer em casa. Policiais e soldados fazem a proteção de prédios importantes da capital, e as crianças não foram à escola por precaução.
MAPA – Tiroteios perto de sinagoga em Viena
G1 Mundo
VÍDEOS: EPTV 2 Campinas desta terça-feira, 3 de novembro
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Pesquisa Ibope: com pandemia, 8% dos eleitores de Campinas dizem ter dúvidas se irão às urnas no 2º turno

88% afirmam que ter certeza de que votarão e 4% responderam que não vão. Levantamento foi feito...

Rafa Zimbaldi promete fazer gestão pública 'totalmente diferente' e agradece apoios

Último dia de campanha do candidato do PL à Prefeitura de Campinas (SP) foi nos distritos do Campo...

Dário Saadi promete finalizar obras do BRT e investir em cursos profissionalizantes

Último dia de campanha do candidato do Republicanos à Prefeitura de Campinas (SP) foi no Campo Grande. Votação...

Em dez meses, pedidos de licença para comércios de rua quadruplicam em Campinas

Total de solicitações chegou a 53 entre janeiro e outubro, contra 12 no mesmo período de 2019. Aumento...

Pesquisa Ibope para 2º turno em Campinas, votos válidos: Dário Saadi, 55%; Rafa Zimbaldi, 45%

Levantamento foi feito entre os dias 27 e 28 de novembro e ouviu 602 pessoas na cidade de Campinas (SP). Pesquisa Ibope...
- Advertisement -