sexta-feira, novembro 27, 2020

“Marketing de Causa” na prática: saiba como fortalecer a sua marca


Os consumidores estão atentos aos valores das empresas e aprovam aquelas que se posicionam como cidadãs.
Divulgação ACIC
Setenta e sete por cento dos consumidores brasileiros acreditam que as marcas contribuem mais para transformações sociais hoje do que no passado e, na mesma proporção, eles gostariam que as empresas fossem ainda mais engajadas em causas. A constatação é do “Estudo Marketing Relacionado à Causa 2019”, realizado pela Ipsos.
Mas, como abraçar uma causa sem parecer oportunismo, uma vez que 75% da população não aprovam a exploração da crise para promover a marca, conforme mostra relatório da Kantar Worldpanel?
O primeiro passo é trabalhar em conjunto com as instituições filantrópicas em prol do fortalecimento de alguma causa relevante para toda a sociedade, de modo que todos os envolvidos sejam beneficiados. A campanha McDia Feliz, realizada há mais de 30 anos pelo McDonald’s ilustra bem essa equação. A rede doa toda a renda, de um dia, dos lanches Big Mac, para instituições de combate ao câncer infanto-juvenil e para o Instituto Ayrton Senna.
Na pandemia do Novo Coronavírus, o “Marketing de Causa” ganhou maior notoriedade. Diversas marcas criaram campanhas solidárias, mudaram sua linha de produção, doaram produtos e adotaram postura ativista com o objetivo de contribuir com a comunidade para a superação do momento de crise.
Erradas elas não estão. Entre os entrevistados pela Ipsos, 23% afirmaram já ter comprado de uma marca que ajuda uma causa, em vez da concorrente. E, em se tratando das novas gerações, é preciso ter em mente que, para elas, a atuação social da marca é tão decisiva quanto fatores como preço e qualidade dos produtos. Trinta e oito por cento dos pesquisados da Geração Z disseram conhecer o “Marketing de Causa” e o índice sobe para 55% entre a Classe “A”.
A Aramis, marca de moda masculina, por exemplo, doou o estoque de peças brancas disponíveis em seus centros de distribuição para os profissionais de saúde de instituições envolvidas no atendimento de pacientes com Covid-19. A Aramis buscou impactar positivamente a vida dessas pessoas, com aquilo que ela faz de melhor, suas roupas. A campanha #VestindoHerois ainda teve por objetivo engajar outras marcas a fazer o mesmo.
Já o Magazine Luiza fez a doação de 1 mil colchões e 1 mil travesseiros para o estádio do Mangueirão, em Belém (PA), para tirar pessoas em situação de rua do ambiente de risco. Além disso, a empresa doou também respiradores para instituições de saúde do Estado de São Paulo. A marca tem forte engajamento social. Em maio, o Magazine Luiza foi apontado por um estudo da ESPM Rio “a empresa com a melhor imagem entre os consumidores brasileiros durante a crise ocasionada pelo Novo Coronavírus”.
A Ambev optou por produzir 500 mil unidades de álcool em gel para doar aos hospitais públicos das regiões onde havia maior incidência de casos de Covid-19. A empresa também se responsabilizou pelo envase do produto, em garrafas pet, e da logística de distribuição.
Outra empresa que incluiu álcool etílico 70% na linha de produção durante a pandemia foi a BEG Gin, com sede em Campinas. A destilaria que doou um lote de mil litros do produto para hospitais da região, destinando 600 litros para o Hospital de Clínicas da Unicamp, que opera no enfrentamento de casos de infecção por Coronavírus. O restante do álcool foi entregue à Secretaria Municipal de Saúde de Campinas para ser distribuído às instituições que necessitam.
Dicas para engajar a sua marca no “Marketing de Causa”:
Defina uma causa social que esteja no seu contexto, alinhada aos valores e propósito da sua marca, ao seu segmento de atuação, e ao porte do seu negócio, além de levar em consideração também os valores do público-alvo.
Seja transparente e autêntico. O consumidor não aceita mais campanhas “da boca pra fora”, ou seja, ele percebe quando é apenas uma estratégia de comunicação para pegar carona em alguma causa da moda.
Envolva os colaboradores e os fornecedores mostrando a eles que aquela campanha faz a diferença para a coletividade. Se eles entenderem o valor da ação e acreditarem na ideia vão abraçá-la também.
Utilize todos os recursos de divulgação que você tiver em mãos. Crie hashtag, padronize a comunicação visual e, principalmente, comunique os resultados, a prestação de contas da campanha.
Ao levar todos esses fatores em conta os resultados são positivos para a sociedade e fortalecem a marca porque geram engajamento, estreitam a conexão e levam à fidelização dos clientes.
Para saber mais sobre o que a Aramis e outras empresas de varejo estão fazendo para engajar e fidelizar os clientes, participe do “Retail Conference Digital 2020”, que ocorre dia 11 de novembro, das 14h às 18h. O evento, 100% online, abordará as principais estratégias para o crescimento e a adaptação do segmento varejista nesse momento de retomada da economia.
Faça sua inscrição gratuitamente pelo link: retailconference.com.br/.
Mais informações pelo Whatsapp +55 19.99607.7604 (ACIC).

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