sexta-feira, novembro 27, 2020

O presente e o futuro demandam pessoas múltiplas, flexíveis e criativas


Múltiplo Colégio Bilíngue educa e desenvolve pessoas e profissionais para convívio com a diversidade da globalização. Múltiplo Colégio Bilíngue: do ensino infantil ao ensino médio.
Fabio Leoni
Preparar-se para o futuro e preparar os profissionais que vão pautá-lo demandam habilidades múltiplas. A educação é o principal pilar de uma formação que atenda às várias e rápidas transformações. E os pais dos futuros profissionais precisam estar atentos à escolha do colégio para que esteja em sintonia com as novas exigências de pessoas multidisciplinares e autênticas.
Um termômetro desta transformação é divulgado pelas lideranças mundiais anualmente. Recentemente, em outubro de 2020, o Fórum Econômico Mundial (WEF) publicou o seu famoso relatório anual “The Future of Jobs”, que mapeia as habilidades do futuro. Na lista divulgada neste ano, o pensamento analítico, a aprendizagem ativa, a capacidade de resolver problemas complexos, o pensamento crítico e a criatividade são consideradas as competências fundamentais. Em seguida, aparecem a capacidade de liderar e influenciar, de monitorar e usar tecnologia no trabalho, a resiliência e o raciocínio voltado a resoluções.
Todas estas competências comportamentais já fazem parte do currículo do Múltiplo Colégio Bilíngue, que foi fundado em 2000, em Campinas/SP, e que atua desde o Ensino Infantil (a partir dos 18 meses) até o Ensino Médio. Um de seus diferenciais é a adoção do método Montessori. Os pilares deste método proporcionam às crianças liberdade de escolha dentro de um ambiente cuidadosamente estruturado com atividades e materiais que contemplam os parâmetros curriculares. Orientado pela vontade interna de aprender, o despertar da criança para o conhecimento é resultado de sua iniciativa própria e não do professor, o qual exerce a função fundamental de guiá-la, apresentar-lhe desafios e observá-la, sempre respeitando o tempo e a maturidade cognitiva de cada indivíduo.
Nesse ambiente, a criança está exposta a diversas situações que despertam sua curiosidade e onde a busca por respostas a leva ao aprendizado de maneira natural. Ao ter autonomia para escolher e executar suas atividades, ela aprende também que seus fracassos e sucessos são resultantes de suas escolhas.
Múltiplo Colégio Bilíngue: método Montessori é um dos diferenciais .
Fabio Leoni
Estrutura
Os ambientes do Múltiplo Colégio Bilíngue são planejados para que as crianças tenham ampla liberdade de movimento e expressão. Os materiais são expostos de maneira organizada e ao alcance de suas mãos, tudo isso para estimular o desenvolvimento cognitivo nas áreas de linguagem, matemática, sensorial e educação cósmica (que engloba história, ciências e geografia).
As crianças do Múltiplo Colégio Bilíngue são incentivadas a cuidar e zelar pelo ambiente e seus materiais, desenvolvendo atividades cotidianas como limpar e organizar a classe. Atividades da vida cotidiana, como o cuidado pessoal e o cuidado e organização do ambiente, são atividades da vida prática que exercitam a coordenação motora, ajudando a criança a desenvolver também a concentração, o pensamento ordenado e organizado. Os elementos da natureza, como animais e plantas presentes nas salas de aula Montessorianas, despertam o senso de responsabilidade e a consciência para todos os elementos que compõem o cosmo.
Múltiplo Colégio Bilíngue: método Montessori é um dos diferenciais.
Fabio Leoni
Múltiplo Colégio Bilíngue: método Montessori é um dos diferenciais.
Fabio Leoni
Fundamental Bilíngue – (1º ao 5o ano)
Nessa fase, em especial, as ações pedagógicas diárias oferecem estímulo à independência intelectual e psicológica dos alunos, de modo a formar pessoas autodirecionadas e críticas em suas aprendizagens.
As experiências, pesquisas e descobertas apresentam-se como ferramentas para a conquista do protagonismo das crianças, já que seguem ativamente seus interesses e necessidades.
O Múltiplo Colégio Bilíngue acredita na integralidade do desenvolvimento dos alunos, por isso o projeto pedagógico para essas turmas inclui atividades de musicalização, artes, esportes, robótica, tecnologia, inteligência emocional, estudos do meio, projetos literários, feiras culturais e ações sociais.
Integrada consistentemente a esse currículo, apresenta-se a proposta de bilinguismo que contempla o desenvolvimento da proficiência em língua inglesa, através das habilidades de reading, writing, listening e speaking, e da vivência da língua como elemento de cultura.
O método Montessoriano também se aplica aos alunos do 1º ao 2º ano (com salas multisseriadas) e do 3º, 4º e 5º anos (filosofia Montessori), numa cultura de promoção da paz e do entendimento da responsabilidade individual com o planeta e com a humanidade.
Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano)
Seguindo o compromisso de excelência acadêmica e de sólida formação sócio-emocional dos alunos, o Ensino Fundamental Anos Finais do Múltiplo Colégio Bilíngue conta com um corpo docente qualificado e um currículo próprio que atende e extrapola as premissas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Disciplinas
Para além das disciplinas tradicionais distribuídas nas 4 grandes áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), os alunos têm aulas de Relações Interpessoais, Robótica, Geography, Science, Drama Club, Literature, Arts e Language Arts.
Metodologias Ativas
O Múltiplo Colégio Bilíngue acredita que o aluno deve ser protagonista em seu aprendizado, e por isso emprega as metodologias ativas de aprendizagem como parte das ações pedagógicas, com ênfase à inovação e à tecnologia.
Múltiplo Colégio Bilíngue.
Fabio Leoni
Equipes e Competições
Aprender a trabalhar de forma colaborativa é uma das habilidades que são consideradas mais importantes na formação dos alunos enquanto seres humanos completos. Por isso, o Múltiplo Colégio Bilíngue incentiva a formação de equipes de competição acadêmica, dentre elas a Olimpíada Brasileira de Astronomia, Mostra Brasileira de Foguetes, Olimpíada Nacional de História. Além disso, o Múltiplo Colégio Bilíngue conta com programas extracurriculares como a equipe de competição de robótica, que no ano de 2019 ficou em 1o lugar na etapa regional e 4o lugar na etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica e a equipe da BEO – British English Olympics (uma competição internacional que acontece em Londres e avalia diversas habilidades).
Ensino Médio do Múltiplo Colégio Bilíngue
O Ensino Médio do Múltiplo Colégio Bilíngue, inaugurado em 2019, já nasceu completamente alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), sendo que seu currículo e sua estrutura foram pensados para atender o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas com base em conhecimentos, competências e habilidades. Múltiplo Colégio Bilíngue inaugurou este segmento com todos os pré-requisitos atuais do MEC já em vigor.
Currículo baseado em habilidades e competências
A competência é definida na BNCC como a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”. Ou seja, trata-se da mobilização do conhecimento para uma aplicação contextualizada, no mundo real. Os alunos do Múltiplo Colégio Bilíngue não decoram conteúdos ou estudam de forma esvaziada de significação, mas desenvolvem competências que lhes serão primordiais por toda a vida.
Múltiplo Colégio Bilíngue: ensino bilíngue e multidisciplinar.
Fabio Leoni
Ensino Integral: Núcleo Comum e Núcleo Flexível
O ensino médio do Múltiplo Colégio Bilíngue é integral, com 40 horas-aula por semana, divididas em um núcleo flexível e um núcleo comum. No núcleo comum, os alunos estudam as 4 grandes áreas do conhecimento e os eixos do ENEM, sempre que possível de forma interdisciplinar. No núcleo flexível, cada aluno pode escolher entre algumas disciplinas e direcionar seus estudos, conforme seus interesses e objetivos pessoais, entre as opções, por exemplo, cursos preparatórios para o ACT (American College Testing), disciplinas com foco em empreendedorismo, aulas de oratória, aprendizagem por meio de projetos científicos e sociais, etc.
Bilinguismo
O Múltiplo Colégio Bilíngue é bilíngue desde seu nascimento, sendo que a fluência em língua inglesa faz parte de sua identidade. Para os alunos que já são bilíngues, o ensino médio oferece cursos ministrados 100% na língua inglesa (como Science, History of Art, Speech, etc).
Valores
No Múltiplo Colégio Bilíngue, os valores e a competência sócio-emocional são importantes e promovidos como a parte pedagógica. A missão é formar alunos com excelência acadêmica, e que sejam também cidadãos responsáveis, críticos e empáticos. A “qualidade da presença”, que é a categoria relacionada a estes aspectos, é avaliada diariamente por meio de uma rubrica e compõe uma parte considerável da média de cada aluno.
Inovação
O ensino médio do Múltiplo Colégio Bilíngue prepara alunos para um mundo globalizado e que está em constante mudança. Promove o trabalho em equipe, a ação respeitosa e a resolução de problemas, sempre com foco em inovação como meio de atuação criativa para a construção do novo. Cada aluno traz seu próprio laptop para as aulas e os professores utilizam diversas ferramentas digitais na experiência de ensino-aprendizagem.
Múltiplo Colégio Bilíngue – Há 20 anos educando para o Futuro
As matrículas para as aulas em 2021 estão abertas até dezembro.
Unidade Infantil
+55 19 3787-8490
Rua das Camélias, 881
Unidade Fundamental
+55 19 3787-8490
Rua das Margaridas, 900
https://colegiomultiplo.com.br/
Uma história sobre construir o futuro
O Múltiplo Colégio Bilíngue surgiu de um ideal: o desejo de colocar em prática toda a experiência educacional adquirida por suas fundadoras ao longo dos anos, dentro e fora da sala de aula. Para colocar esse sonho em prática, em 1999 foi selecionado o local, feita a construção do prédio, a abertura da parte legal e claro, a escolha do nome que assinaria o trabalho de educar para o futuro.
E, em 07 de março de 2000, o Múltiplo Colégio Bilíngue iniciava sua história.
Aos poucos, o Colégio foi crescendo e se tornando conhecido pelo seu diferencial bilíngüe (português – inglês), que se mantém há quase 20 anos. Com a responsabilidade e profissionalismo de uma equipe de educadores conscientes das suas funções, o Múltiplo Colégio Bilíngue tem a missão de contribuir para a formação dos alunos de hoje, formando os cidadãos do futuro.
Uma formação baseada numa infância bem orientada, bem vivida, alegre e sadia, em que receber carinho, atenção e muito amor é fundamental. A equipe se planejou e organizou tudo da melhor forma para iniciar os trabalhos do Ensino Infantil (iniciado em 2002), seguida pela inclusão do Ensino Fundamental 1 (em 2003), logo depois o Ensino Fundamental 2 (em 2007) e o Ensino Médio (em 2019).
A evolução e o crescimento do Colégio Múltiplo vêm sendo uma constante em sua história, consequência natural de um planejamento sólido e constante e do bom trabalho desenvolvido com nossos alunos e por nossos alunos.

Ultimas Notícias

Campinas abre CS Centro neste sábado para vacinação contra a pólio

Unidade funcionará das 8h às 16h30 para atender quem ainda não se vacinou....

VÍDEOS: EPTV 2 região de Campinas desta sexta-feira, 27 de novembro

Veja reportagens das áreas de Campinas (SP) e de Piracicaba (SP). Veja reportagens das áreas de Campinas (SP)...

Região de Campinas ultrapassa 100 mil casos do novo coronavírus

Marca atingida nesta sexta-feira (27) considera dados de 31 municípios da área de cobertura do G1 Campinas. ...

Popularidade de Boulos nas redes é vinte vezes maior que a de Covas

Cada vez mais acirrada, a disputa pela prefeitura de São Paulo já tem um vencedor. Se depender do número de seguidores nas redes sociais,...

PIB, reunião da Opep e relatório de emprego nos EUA: o que acompanhar na próxima semana

SÃO PAULO – Com o mês caminhando para se encerrar com forte alta tanto na bolsa brasileira quando no exterior, após semanas de boas...
- Advertisement -