terça-feira, dezembro 1, 2020

Pesquisa mostra a difícil caminhada das mulheres negras na política

Apesar de comporem a maioria da população brasileira, as mulheres ainda têm uma presença tímida no alto escalão da política, e não é só em Brasília. O número de prefeitas e vereadoras pelo país é pequeno – e fica ainda menor se considerarmos as mulheres negras. Lideranças como Marina Silva, Benedita da Silva e Marielle Franco são a exceção e ilustram perfeitamente a desigualdade de raça e gênero no Brasil.

Uma pesquisa para a campanha Quero Me Ver No Poder, da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, cruzou dados dos registros de candidaturas no TSE com a liberação das parcelas do auxílio-emergencial. Um a cada cinco candidatos recebeu ao menos uma parcela do apoio. Chama atenção o fato de que as candidaturas de mulheres negras são as que mais solicitaram os recursos do governo federal.

Em português claro, além de lutarem contra todas as adversidades de raça e gênero, as candidatas ainda são as mais expostas a adversidades financeiras enquanto lutam por um espaço na política.

“Considerando todos os cargos, 29,86% das candidatas negras que estão concorrendo às eleições de 2020 tiveram que acessar o auxílio emergencial durante a pandemia – e é importante lembrar que a imensa maioria das candidaturas de mulheres negras (97,29%) se concentra nas câmaras municipais”, argumenta a coordenadora do estudo, a antropóloga Carmela Zigoni, do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos).

A pesquisadora observa que as mulheres negras que concorrem às eleições muitas vezes não dispõem de tempo na TV, não contam com o apoio do partido, são obrigadas a dividir a rotina entre a campanha, os afazeres domésticos e uma fonte de renda – isso quando estão empregadas.

“É uma candidata em situação de vulnerabilidade social e econômica. Muito diferente das candidaturas de homens, brancos, com patrimônio alto, que tem por tradição ocupar os espaços de poder e pouco ou nenhuma contribuição na economia do cuidado”, diz.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Desmatamento da Amazônia sobe 9,5% e atinge 11 mil km²

O desmatamento na Amazônia foi de 11.088 quilômetros quadrados (km²) entre agosto de 2019 e julho de 2020, divulgou...

Resgate de cão em bueiro mobiliza Guarda e Corpo de Bombeiros em Campinas

Animal foi retirado por uma guarda que é veterinária e levado a um abrigo, onde irá ficar em...

Chifre de touro perfura perna de professor veterinário em faculdade de Americana, SP

Homem de 50 anos foi encaminhado ao PS do Hospital São Lucas e não corre risco, segundo Corpo...

Polícia descobre desmanche de veículos e detém grupo em Campinas

Caso foi nesta segunda e peças foram achadas em imóvel no Parque Fazenda Santa Cândida. Desmanche fechado pela...

Novo prefeito terá ao menos 12 vereadores na base e espera oposição ‘aguerrida’ em Campinas

Dário Saadi deu entrevista ao G1 e EPTV e também abordou a relação que pretende estabelecer com os...
- Advertisement -