terça-feira, dezembro 1, 2020

Comissão da Mullher da OAB sai em defesa de Mariana Ferrer

A Comissão Nacional da Mulher Advogada, da OAB Nacional, divulgou nota nesta quarta para condenar as agressões sofridas por Mariana Ferrer durante a audiência no processo em que acusa o empresário André de Camargo Aranha de estupro.

No texto, a OAB manifesta repúdio pelo ocorrido e pede que providências sejam tomadas contra todos os agentes envolvidos, incluído o advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho, que atacou Mariana na audiência.

“É inadmissível o tratamento recebido pela vítima durante a sessão. É indispensável que seja apurada a ação ou omissão de todos os agentes envolvidos, já que as cenas estarrecedoras divulgadas mostram um processo de humilhação e culpabilização da vítima, sem que qualquer medida seja tomada para garantir o direito, a dignidade e o acolhimento que lhe são devidos pela Justiça”, diz a comissão, em nota.

Para a comissão, o advogado, o representante do Ministério Público e o juiz se valeram da “violência de gênero” no julgamento: “A violência de gênero não pode ser usada como estratégia de defesa, o ministério público e a magistratura não podem praticar violência de gênero no curso do processo nem quedar omissos diante delas”.

Para a comissão, Mariana Ferrer foi vítima de uma injustiça que atinge todas as mulheres do Brasil: “Não podemos aceitar esse tipo de postura que criminaliza a vítima. O exercício profissional da advocacia na defesa dos direitos dos cidadãos deve estar sempre pautado na ética e na dignidade da pessoa humana”.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

VÍDEOS: EPTV 2 região de Campinas desta terça-feira, 1 de dezembro

Veja reportagens das áreas de Campinas (SP) e de Piracicaba (SP). Veja reportagens das áreas de Campinas...

Média de chuvas em novembro atinge 65,9% do esperado em Campinas e volume é o menor desde crise hídrica, diz Cepagri

Apesar do registro de temporais pontuais, foram 107mm no mês, considerando a média de chuvas generalizadas na cidade....

Campinas tem 42 leitos de UTI Covid desativados e taxa de ocupação vai a 82% nesta terça

Medida ocorre um dia após governo de SP anunciar reclassificação de todo o estado para a fase amarela...

Jonas e secretário de Finanças de Campinas viram réus por supostas 'pedaladas' no Camprev

MP aponta irregularidades no repasse de verbas da administração ao Instituto de Previdência do município. Prefeitura afirma que...

Governo investe no programa de proteção a testemunhas no CE

A pasta de Damares Alves fechou convênio com o governo do petista Camilo Santana no Ceará para repassar pouco mais de 7 milhões de...
- Advertisement -