quarta-feira, dezembro 2, 2020

Após caso Mariana Ferrer, OAB-SC pede que audiências sejam gravadas

Na esteira da repercussão causada pelo caso Mariana Ferrer, a OAB de Santa Catarina encaminhou ao ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, um pedido para que todas as audiências sejam gravadas e pra que elas sejam feitas de forma mista, presencial e remotamente, durante a pandemia.

No ofício, protocolado na noite desta quarta-feira ao CNJ, a OAB catarinense aponta que a falta de intervenção do juiz que presidiu o julgamento da ação fez com que o ato processual tomasse um “indevido rumo” — que ganhou as manchetes do noticiário de todo o país. No caso, o empresário André de Camargo Aranha é acusado de estuprar a jovem de 23 anos.

“Acreditamos que o caso concreto demonstra cabalmente que a gravação integral de todos os atos processuais praticados no âmbito do Poder Judiciário permite a apuração e o esclarecimento de fatos, direitos e, ainda, oportuniza a plena defesa das prerrogativas profissionais dos advogados e das garantias dos jurisdicionados”, afirma Rafael Horn, presidente da seccional. 

A entidade pede para que o CNJ determine a gravação integral de todos os atos processuais praticados no Judiciário, por entender “ser este o caminho para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, que deve fazer uso da tecnologia nos limites que não venham em prejuízo do devido processo legal, da ampla defesa e do respeito aos direitos humanos”. 

O CNJ ainda não se manifestou a respeito da proposta apresentada pela OAB de Santa Catarina.

 

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

HC da Unicamp suspende internações e cirurgias eletivas com alta nos casos de Covid-19

Documento enviado aos professores, médicos, residentes e colaboradores informa que a adoção da...

Trabalhador é resgatado por bombeiros após cair dentro de caixa d'água vazia em Holambra

Homem de 42 anos foi socorrido ao Hospital de Jaguariúna. Suspeita é que ele tenha se intoxicado com...

VÍDEOS: EPTV 2 região de Campinas desta quarta-feira, 2 de dezembro

Assista aos vídeos das reportagens. Assista aos vídeos das reportagens.

Deputado quer fim de benefícios para empresas que discriminem empregados

Um projeto de autoria do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT/CE) quer banir a concessão de benefícios tributários a empresas que discriminarem funcionários. Segundo a proposta,...

Câmara aprova MP que destina R$ 1,995 bi para compra de vacina AstraZeneca/Oxford

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) a Medida Provisória 994/20, que abre crédito extraordinário de R$ 1,995 bilhão para compra de...
- Advertisement -