sexta-feira, novembro 27, 2020

Hospital PUC-Campinas inicia testes da fase 3 com vacina da Johnson contra a Covid-19


Mais de 3,4 mil pessoas entre 18 e 59 anos já se inscreveram para a triagem de voluntários. Idosos também podem se candidatar. Ao todo, 1 mil pessoas serão selecionadas para participar do estudo. Teste de vacina da Johnson começa em Campinas após liberação da Anvisa
Reprodução
O Hospital PUC-Campinas (SP) iniciou na manhã desta quinta-feira (5) as aplicações dos testes da fase 3 para a vacina desenvolvida pela Johnson&Johnson contra a Covid-19. A unidade hospitalar confirmou ao G1 que cinco pessoas receberam a dose neste primeiro dia, que pode ser da vacina em si, a Ad26.COV2.S, ou a substância de efeito placebo. Ao todo, 1 mil voluntários serão selecionados para o estudo na cidade.
A farmacêutica não disponibilizou, por enquanto, informações sobre os primeiros testados, como idade e sexo. Os cinco foram escolhidos após realizarem cadastro de interesse na pesquisa junto ao hospital.
Até a última atualização do Hospital PUC, cerca de 3,4 mil pessoas – entre profissionais de saúde, e a população em geral na faixa de 18 a 59 anos – já tinham se inscrito no sistema para a seleção. Esta semana, foi aberta também a participação de idosos, após uma solicitação da Johnson. Clique aqui para preencher formulário.
O hospital não informou quantas doses já recebeu da farmacêutica americana e qual a previsão para término dos testes. Adiantou, apenas, que a estimativa é que passe de cinco para 30 o número de voluntários testados por dia.
Os participantes do estudo serão acompanhados pelos pesquisadores por dois anos, com visitas presenciais e contatos por telefone. O Centro de Pesquisa do Hospital PUC-Campinas possui sete estudos sobre o coronavírus, dos quais cinco estão em andamento.
Anvisa autorizou testes
O início dos testes da fase 3 em Campinas ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o laboratório Janssen-Cilag, da empresa, a retomar as pesquisas suspensas desde 12 de outubro no país, por causa de uma “doença inexplicada” em participante nos Estados Unidos.
A vacina candidata da Johnson, a Ad26.COV2.S, é uma das quatro que receberam autorização da Anvisa para testes de fase 3, a última necessária para dar início à produção, no Brasil. As outras são a de Oxford, a da Pfizer-BioNTech e a da Sinovac.
Triagem em andamento
O Hospital PUC-Campinas ainda mantém o cadastro de voluntários aberto pois a triagem para atingir 1 mil pessoas ainda não foi concluída. Veja como funciona a inscrição:
Acesse o formulário disponibilizado pelo Hospital PUC
Registrar informações pessoais, como nome, e-mail, data de nascimento, telefone, profissão, altura e peso.
Informar se possui doenças preexistentes.
Informar se teve ou não Covid-19 – pessoas que já se infectaram podem ser selecionadas pelo estudo.
Gestantes e mulheres em fase de amamentação não podem participar.
Hospital PUC-Campinas começa os testes da vacina da Johnson
Crislaine Gava/Hospital PUC Campinas
Dose única
A vacina da indústria americana tem dois diferenciais, no comparativo com o de outras farmacêuticas:
É uma imunização contra Covid-19 de dose única.
O estudo permite não somente as participações de profissionais de saúde, alunos e outros funcionários da instituição, mas também da população em geral que queira se voluntariar.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Além de Oxford e Sinovac: o que sabemos sobre a vacina da Índia, que também pode chegar ao Brasil

SÃO PAULO – Nas últimas semanas, algumas das mais promissoras vacinas em desenvolvimento contra a Covid-19 divulgaram resultados preliminares...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 27 de novembro

Veja atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o coronavírus...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos nesta sexta-feira, 27 de novembro

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Coronavírus John Cairns/University of Oxford As prefeituras...

Emdec interdita tráfego de veículos em trecho da Avenida Irmã Serafina, em Campinas, para obras da Sanasa

O bloqueio começou às 8h30 e segue até 12h, desta sexta-feira (27), para troca de ligação em rede de esgoto. A...

Vendas no e-commerce subiram 41% nos sete dias anteriores à Black Friday, na comparação anual

SÃO PAULO – As vendas no e-commerce nos sete dias anteriores à Black Friday tiveram alta de 41% em relação ao mesmo período de...
- Advertisement -