terça-feira, dezembro 1, 2020

Aventura mostra mico-leão-dourado livre na natureza


Projetos de conservação fizeram espécie saltar de 200 para cerca de 3 mil indivíduos. Corredores entre os fragmentos de mata estão entre as estratégias. Mico-leão-dourado foi quase extinto na década de 60.
Terra da Gente/Arquivo Pessoal
Como salvar uma espécie de primata praticamente extinta? Pesquisadores lutaram por anos com projetos e estratégias na tentativa de garantir a sobrevivência do mico-leão-dourado. Hoje, graças a uma verdadeira corrente do bem, os resultados já são uma realidade. Na década de 60 a estimativa era de que existiam apenas 200 indivíduos no Brasil. Agora são pouco mais de 3 mil livres na natureza.
A espécie, exclusiva de florestas de baixada do Rio de Janeiro, é vítima da destruição da Mata Atlântica. A Associação Mico-Leão-Dourado atua nas áreas do estado aonde ainda é possível encontrar o primata. Entre elas está a região de Casimiro de Abreu, onde viveiristas auxiliam na recuperação das matas com o plantio de mudas.
Outra recente conquista é um imenso viaduto-verde sobre a BR-101, que permite que os macacos, e outras espécies, circulem pelos fragmentos de mata.
Venha descobrir mais sobre esses trabalhos e conhecer melhor a área aonde ainda é possível observar o mico-leão-dourado livre na natureza. A reportagem completa você confere no Terra da Gente deste sábado (07/10), a partir das 14h10, na EPTV.

Ultimas Notícias

VÍDEOS: EPTV 2 região de Campinas desta terça-feira, 1 de dezembro

Veja reportagens das áreas de Campinas (SP) e de Piracicaba (SP). Veja reportagens das áreas de Campinas...

Média de chuvas em novembro atinge 65,9% do esperado em Campinas e volume é o menor desde crise hídrica, diz Cepagri

Apesar do registro de temporais pontuais, foram 107mm no mês, considerando a média de chuvas generalizadas na cidade....

Campinas tem 42 leitos de UTI Covid desativados e taxa de ocupação vai a 82% nesta terça

Medida ocorre um dia após governo de SP anunciar reclassificação de todo o estado para a fase amarela...

Jonas e secretário de Finanças de Campinas viram réus por supostas 'pedaladas' no Camprev

MP aponta irregularidades no repasse de verbas da administração ao Instituto de Previdência do município. Prefeitura afirma que...

Governo investe no programa de proteção a testemunhas no CE

A pasta de Damares Alves fechou convênio com o governo do petista Camilo Santana no Ceará para repassar pouco mais de 7 milhões de...
- Advertisement -