sexta-feira, novembro 27, 2020

Distante da meta, Sumaré abre unidades de saúde neste sábado para vacinação contra pólio; veja locais


Cidade vacinou 48,29% do público-alvo até o momento. Campinas (SP), Hortolândia (SP), Indaiatuba (SP) e Americana (SP) mantêm programação normal, apesar de baixa adesão. Vacinação contra a pólio ocorre neste sábado (7) em Sumaré (SP)
Divulgação/Semus
Ainda com a cobertura distante da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde, Sumaré (SP) decidiu abrir unidades de saúde neste sábado (7) na tentativa de ampliar o número de crianças entre 1 ano e menores de 5 anos de idade imunizadas contra a Poliomielite. Veja as unidades abaixo. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e de Multivacinação foi prorrogada em todo o estado até o dia 13 de novembro.
De acordo com o balanço divulgado pelo município na sexta-feira (6), 7.093 crianças dessa faixa etária receberam a dose desde o início da campanha, em 5 de outubro, quantidade que representa 48,29% do público-alvo na cidade.
Já em relação à Multivacinação, a prefeitura informou que 4.305 doses foram aplicadas em crianças e adolescentes até 15 anos de idade que estavam com a carteira de vacinação desatualizadas.
Veja as unidades que abrem neste sábado em Sumaré
Região Central:
CS II – Rua Antônio do Valle Melo, 1510, Centro
USF Vasconcellos – Rua João de Vasconcellos, 777, Parque João de Vasconcelos
Equipe Volante nos Assentamentos 1, 2 e 3 (das 8h às 12h) e Três Pontes (13h às 15h)

Picerno
USF Lucélia – Rua Argentina, s/n², Jardim São Francisco.

Nova Veneza
USF CIS Nova Veneza – Rua Paraíba, 211, Jardim São Francisco

Área Cura
USF Bandeirantes – Rua Josias Macedo Neves, 15, Parque Bandeirantes
USF Denadai – Rua Luciano Ramos Ayala, 553, Jardim Denadai
Equipe Volante na Ocupação São Judas (das 8h às 15h)

Matão
USF Santa Clara – Rua Benedito Teodoro Mendes, 26, Jardim Santa Clara
UBS Matão – Rua São Tiago Menor,195, Matão

Maria Antônia
USF Maria Antônia – Rua Oswaldo Vaccari, 685, Jardim Maria Antônia

Vila Soma
Rua 1, s/nº, Vila Soma
Demais cidades com programação normal
Campinas, Hortolândia, Americana e Indaiatuba, outras quatro das maiores cidades da região, informaram que, mesmo estando também com a cobertura abaixo da meta, manterão o funcionamento normal das unidades de saúde.
Sendo assim, apenas Campinas (SP) conta com unidades que abrem aos sábados.
O G1 questionou Hortolândia, Indaiatuba e Americana sobre o motivo de não realizarem a vacinação neste sábado. Veja os detalhes abaixo.
Campinas
Segundo o balanço divulgado na quinta, Campinas aplicou 25.798 doses até o momento em crianças de 1 a 4 anos, o que corresponde a 43,7% do total. Com isso, a metrópole precisa vacinar 30 mil crianças contra a pólio até dia 13, caso queira atingir a meta de 95% do público-alvo, composto por 58.803 crianças.
A prefeitura informou que 13.752 crianças e adolescentes menores de 15 anos já participaram da campanha de Multivacinação, para atualizar a carteira de vacinação.
As unidades que abrem aos sábados são:
Centro de Saúde Parque Valença
Centro de Saúde Jardim Florence
Centro de Saúde Jardim Capivari
Centro de Saúde Santa Lúcia
Centro de Saúde Jardim Vista Alegre
Centro de Saúde União dos Bairros
Centro de Saúde DIC-1
Centro de Saúde Santo Antônio
Centro de Saúde Aeroporto
Centro de Saúde Vila Ipê
Centro de Saúde São Quirino
Centro de Saúde Jardim Aurélia
Os horários de vacinação em cada uma das unidades podem ser conferidos no site da prefeitura.
Hortolândia
Em Hortolândia, até o momento, de acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, o município já imunizou 6.356 crianças. O número representa uma cobertura de 56% do público-alvo, já que a população estimada de crianças de 1 a 4 anos do município é de 11.264.
Sobre não abrir neste sábado, Hortolândia destacou que:
“A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, informa que as campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de multivacinação estão sendo realizadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município durante a semana. A população foi comunicada sobre as campanhas.”
“Em razão disso, a Administração avalia que não é necessário abrir as unidades nos finais de semana. A Prefeitura ainda ressalta que o município aderiu ao Dia D das duas campanhas, realizado no dia 17 de outubro (sábado).”
Indaiatuba
A prefeitura de Indaiatuba informou que 6.342 crianças foram vacinadas contra a pólio até esta quinta-feira (5), o que corresponde a 56,68% do total.
A cidade decidiu não abrir as unidades neste sábado porque:
“Nós abrimos aos sábados quando é Dia D de vacinação, instituído pelo Ministério da Saúde. Nós intensificamos as ações nas Unidades de Saúde e ampliamos ações extra-muro, vacinação no Shopping, Praça, Apae, por exemplo. O Departamento de Atenção Básica também enfatiza que a estratégia de intensificar essas ações fora das Unidades de Saúde durante a semana há mais adesão por parte da população.”
Americana
O último balanço de vacinação em Americana, divulgado na quinta, aponta que o município atingiu 53,07% de cobertura, sendo aplicadas 5.191 doses contra a pólio até o momento.
A escolha de não abrir as unidades de saúde neste sábado tem a seguinte explicação:
“O município já realizou o dia ‘D’ em 17 de outubro. A campanha segue em todas as unidades de saúde até o dia 13 de novembro.”
VÍDEOS: os mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Região de Campinas ultrapassa 100 mil casos do novo coronavírus

Marca atingida nesta sexta-feira (27) considera dados de 31 municípios da área de...

Popularidade de Boulos nas redes é vinte vezes maior que a de Covas

Cada vez mais acirrada, a disputa pela prefeitura de São Paulo já tem um vencedor. Se depender do número de seguidores nas redes sociais,...

PIB, reunião da Opep e relatório de emprego nos EUA: o que acompanhar na próxima semana

SÃO PAULO – Com o mês caminhando para se encerrar com forte alta tanto na bolsa brasileira quando no exterior, após semanas de boas...

Corretoras poderão atuar com pagamentos de boletos a partir de janeiro

A partir de janeiro de 2021, as corretoras e as distribuidoras de títulos e valores mobiliários poderão prestar serviço de pagamentos aos clientes. A...

Projeto cultural realiza amostra virtual com 120 obras de artistas de Valinhos e Vinhedo

Evento on-line acontece entre os dias 4 e 18 de dezembro e deve reunir ainda, segundo os organizadores,...
- Advertisement -