segunda-feira, novembro 30, 2020

Número de reclamações sobre comércio eletrônico em Campinas sobe 18,7% em 1 ano, aponta Procon


Balanço do órgão de defesa do consumidor considera período entre janeiro e outubro de 2020 em comparação com os 10 primeiros meses de 2019. Reclamações sobre comércio eletrônico em Campinas sobem 18,7% em 1 ano, aponta Procon
Um levantamento feito pelo Departamento de Proteção ao Consumidor (Procon) de Campinas (SP) aponta alta de 18,7% no número de reclamações sobre comércio eletrônico em um ano. Os dados, solicitados pela EPTV, afiliada da TV Globo, correspondem ao período de janeiro a outubro de 2020 e do ano passado.
Vendas da ‘Black Friday’ devem movimentar R$ 650 milhões na RMC, projeta Acic
Segundo o órgão, queixas realizadas após negócios pela internet aumentaram muito devido ao isolamento social na pandemia do novo coronavírus. Veja a evolução no gráfico abaixo:
Advogado especialista em direito do consumidor, Maurício Nakashima destaca a importância das pessoas consultarem a reputação dos sites antes de realizar a compra. Portais especializados nesse serviço na internet são um caminho para evitar aborrecimentos futuros.
“Se tiver comentários negativos, é bom mudar de empresa.”, explica.
A venda pela internet traz direitos e deveres para o consumidor, assim como nas lojas físicas. No entanto, os compradores têm direito a desistir do produto adquirido online num prazo de até sete dias após o recebimento.
Site deve ter informações sobre troca e devolução de produtos comprados online.
Pedro Santana/EPTV
Cuidados na Black Friday
O momento do ano esperado pelos consumidores para fazer compras pagando mais barato também é alvo de fraudes e falsos descontos. A Black Friday, realizada sempre na última sexta-feira de novembro, terá mais apelo virtual por causa do distanciamento social imposto para evitar a propagação do novo coronavírus.
Veja dicas do Procon de proteção aos consumidores:
Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular, sem e-mail corporativo.
Prefira fornecedores reconhecidos ou indicados por amigos e familiares. Pesquisar sua reputação em sites que avaliam lojas virtuais.
Jamais fazer transações online em lan houses, cyber cafés, computadores ou redes públicas, pois as máquinas podem não estar adequadamente protegidas.
Se contratar entrega em domicílio, solicitar que o prazo seja registrado na nota fiscal ou recibo. No Estado de São Paulo, a Lei da Entrega (nº 13.747/2009) obriga o fornecedor a oferecer a possibilidade de agendar a data e o período de entrega do item ou de prestação do serviço.
Somente assinar o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Se for constatada irregularidade, ela deve ser informada, justificando o não recebimento.
Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet), o consumidor tem prazo de sete dias para o desistir da operação, sem precisar apresentar justificativa. O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento.
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Vídeo mostra jiboia mais rara do mundo encontrada em Sete Barras (SP)

Depois de 64 anos desaparecida, espécie é vista viva pela segunda vez em...

Campinas tem maior percentual de votos nulos e brancos do Brasil, e prefeito eleito fala em 'recado'

Dário Saadi afirma que taxa de abstenção se deve à pandemia, mas que anulações mostram que é preciso...

Equipe de Biden confirma Janet Yellen como secretária do Tesouro dos EUA

A equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou por meio de comunicado a indicação da ex-presidente do Federal Reserve (o banco...

InfoMoney é eleito site de finanças e negócios mais admirado do país; Stock Pickers vence na categoria áudio

SÃO PAULO – O InfoMoney foi eleito nesta segunda-feira (30) o site mais admirado da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil em...

VÍDEOS: EPTV 1 Campinas desta segunda-feira, 30 de novembro

Veja reportagens das regiões de Campinas e Piracicaba. Veja reportagens das regiões de Campinas e Piracicaba. ...
- Advertisement -