sexta-feira, novembro 27, 2020

Segundo debate na TV em Campinas reúne 8 candidatos a prefeito por quase duas horas


Alessandra Ribeiro (PCdoB), André von Zuben (Cidadania), Artur Orsi (PSD), Dário Saadi (Republicanos), Delegada Teresinha (PTB), Pedro Tourinho (PT), Rafa Zimbaldi (PL) e Wilson Matos (Patriota) participaram do encontro realizado pela VTV, que teve mais 1h exclusivo na internet. Oito candidatos à Prefeitura de Campinas (SP) participaram, neste domingo (8), do segundo debate na televisão sobre a disputa eleitoral. O evento foi realizado pela emissora VTV Campinas e transmitido também pelo Facebook e Youtube. O debate teve duração de 2h45, sendo 1h50 na televisão e o restante exclusivo pela internet.
Estiveram presentes Alessandra Ribeiro (PCdoB), André von Zuben (Cidadania), Artur Orsi (PSD), Dário Saadi (Republicanos), Delegada Teresinha (PTB), Pedro Tourinho (PT), Rafa Zimbaldi (PL) e Wilson Matos (Patriota).
Dr. Hélio (PDT) foi convidado, mas informou que não participaria às 8h10 deste domingo por conta de uma intercorrência de saúde na família, segundo a emissora.
Debate
O debate na TV foi dividido em quatro blocos. Depois, outros dois blocos foram exclusivos para a internet, transmitidos pela página da emissora no Facebook e pelo canal no YouTube:
Primeiro bloco: Os candidatos fizeram perguntas entre si com tema livre e ordem definida por sorteio, com direito a réplica e tréplica.
Segundo bloco: Os candidatos responderam perguntas feitas por jornalistas e patrocinadores.
Terceiro bloco: A exemplo do primeiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si com tema livre e ordem determinada por sorteio.
Quarto bloco: Considerações finais para TV.
Quinto bloco (exclusivo para internet): modelo do primeiro bloco com sorteio da ordem ao vivo
Sexto bloco (exclusivo para internet): saudações finais com sorteio da ordem ao vivo
O G1 selecionou as primeiras respostas de cada participante durante o debate e as considerações finais no trecho para internet, na íntegra. Veja abaixo em ordem alfabética:
Alessandra Ribeiro (PCdoB)
Alessandra Ribeiro durante debate da VTV Campinas
Reprodução/YouTube
Saúde para mulheres– “O nosso programa de governo tem também essa mesma prioridade com as mulheres. Nós entendemos que as mulheres sofrem muito, em especial as mulheres negras, as mulheres muito pobres e as mulheres trans que não encontram hoje profissionais qualificados para recebe-las e atender as suas especificidades. Nós vamos implementar também o Crame e, dentro do Crame, vamos avançar esse atendimento de modo que a vida das mulheres seja melhor atendida nos postos de saúde. Não é possível continuarmos com um atendimento do qual as especificidades e as necessidades de cada mulher não sejam entendidas como algo único. A mulher periférica, a mulher trans, ela tem enfrentado grandes desafios porque infelizmente, por conta de uma política que trata tudo como tudo igual, acaba não atendendo aquilo que é necessário”.
Considerações finais – “Muito obrigada a VTV e a SBT por estar aqui hoje. Tenho certeza que esse debate foi fundamental e quero convidar cada um de vocês que estão nas suas casas para acessarem minhas redes sociais, conhecerem melhor as minhas propostas. Represento aqui um partido que há 32 anos tem tido experiência em diversas secretarias, mas mais do que isso, um partido que teve a coragem de colocar uma mulher para representar as suas propostas nesta cidade tão desigual. Experiência se ganha com oportunidades, eu só pude me tornar doutora porque teve uma gestão pública com políticas inclusivas, e é isso que eu peço para você, me dê a oportunidade de fazer a diferença e de ser um de nós na prefeitura de Campinas. Já passou da hora de termos uma mulher à frente dessa gestão, 246 anos, nunca Campinas teve uma mulher à frente da prefeitura. E nesse momento de crise, de pandemia, de desafios e desigualdades, dos nossos filhos em nossas casas tão vulneráveis, eu estou aqui. Eu quero ser você na prefeitura, mas não só ser você, eu quero fazer com a população, com os conselhos e com todos os intelectuais. Muito obrigada pela oportunidade, 65, 15 de novembro”.
André von Zuben (Cidadania)
André von Zuben durante debate da VTV Campinas
Reprodução/YouTube
Distribuição de água – “Sobre essa questão da construção dos reservatórios na nossa região, eu que queria dizer para vocês que, de acordo com o que nós passamos na crise hídrica de 2014 que afetou todo estado de SP, nessa oportunidade, eu estava como vereador, fazia parte da comissão do meio ambiente, então, acompanhei de perto isso, inclusive indo até o Cantareira para conhecer toda a crise que nós passamos naquele período. Isso acendeu um sinal de alerta em todas as cidades que recebem o fornecimento de água do Cantareira. Ou seja, Campinas não pode ficar à mercê de não ter alternativa. Então, nós entendemos que precisa sim ter alguma alternativa hídrica para nossa região, mas que nós iremos fazer um estudo técnico para saber qual é a melhor alternativa para a cidade, qual é aquela que gera menos impacto ambiental e pode garantir que a população não sofra novamente uma crise hídrica”.
Considerações finais – “Nós viemos aqui para debater ideias. Eu e minha vice, Valéria Monteiro, elaboramos um plano de governo que foi feito com muito amor, com muito carinho, por mais de seis meses, envolveu mais de 2 mil pessoas e ele está no nosso site andrevonzuben.com.br. Eu convido vocês a conhecer todas as nossas propostas porque nós queremos uma cidade melhor e acho que agora é o momento que a população tem para escolher a pessoa mais preparada, a pessoa que tem competência para administrar a cidade pelos próximos quatro anos, senão depois nós vamos ficar só podendo reclamar, esperando as próximas eleições. E, nesse sentido, que a gente se presenta. Eu tenho uma experiência de vida de mais de 30 anos buscando construir uma cidade melhor. Na área social, como voluntário; na área trabalhista, como presidente do Sindicato dos Bancários; na área de habitação, como presidente da Cohab, onde construímos muitas moradias populares; e também na área do emprego e renda, como secretário de Desenvolvimento Econômico. Então, temos experiência e, mais do que isso, nós não temos o rabo preso com ninguém. Nós queremos de fato a mudança de Campinas. Por isso nosso slogam é ‘coragem para mudar’. E eu convido você, vamos juntos, com coragem para mudar, para, de fato, fazer com que Campinas seja de todos, de todos que precisam de uma cidade mais justa, mais humana, mais fraterna. É esse o objetivo que nos move. É por isso que eu e a Valéria estamos nessa disputa. Eu agradeço a oportunidade, votem 23.”
Artur Orsi (PSD)
Artur Orsi durante debate da VTV Campinas
Reprodução/YouTube
Educação –”Excelente a questão da Carolina. Realmente hoje o déficit na educação infantil, principalmente em creches, de 0 a 3 anos, é mais até do que 6 mil vagas. Nós precisamos agora construir as creches necessárias e fazer parcerias com as entidades que já administram e administram bem muitas naves mães. E como nós vamos fazer isso? Nós vamos enxugar a máquina, reduzir os 2 mil cargos em comissão, que são aqueles cargos de indicação politica, sem concurso publico. Só ai, reduzindo esses cargos, nós vamos economizar mais de 80 milhões de reais por ano. Vamos também reduzir o número de secretarias. Todo mundo fala aqui que vai enxugar a máquina, mas ninguém fala como e nem a quantidade dos cargos em comissão. Eu vou reduzir, no meu governo, de 24 para 16 secretarias, e vamos também privatizar as empresas que não estão funcionando. Com isso, vai sobrar dinheiro para gente construir as creches e suprir essa falta de vagas. Olha, dinheiro na educação não falta. No ano passado, só para se ter ideia, sobrou dinheiro e se pagou um décimo quarto salário dos professores. Sobrou também em anos anteriores, tanto é que a Secretaria de Educação comprou mais de 12 imóveis, gastando mais de 80 milhões de reais. Então nós vamos fazer também essas parcerias e em quatro anos zerar”.
Considerações finais – “Eu tenho 50 anos de idade, 29 anos de vida pública, casado, pai de dois filhos e eu queria agora que as pessoas olhassem, além de propostas, o passado de cada candidato. O que cada um fez no decorrer da sua vida. Eu fui três vezes vereador em Campinas. As três vezes eu lutei contra a corrupção, fui autor do pedido de cassação do ex-prefeito Helio, e logo no primeiro mês do governo Jonas Donizette, primeiro mês do governo Jonas Donizette, eu fui para oposição porque eu vi as consequências que já estavam sendo geradas, o aumento de cargos de comissão, contratos superfaturados. Eu não deixei para falar que o governo Jonas Donizette estava fazendo coisa errada depois de sete anos, depois de ter tido apoio dele para deputado, depois de ser líder dele na Câmara, ser presidente. Eu apontei no primeiro mês, porque a coisa errada já estava sendo feita no primeiro mês. Então olhem, agora é muito fácil falar. O bla bla bla aqui é maravilhoso de todos, mas vejam minha história de oposição desde o começo, denunciando a merenda escolar, denunciando os cargos superfaturados, os cargos em comissão, denunciando a contratação da OS Vitale porque eu votei contra na Câmara Municipal contra a aprovação da terceirização da saúde. Veja o líder de governo do Jonas na época, acompanhando e encaminhando a votação desse projeto. A verdade está na história e no passado de cada um. Muito obrigado”.
Dário Saadi (Republicanos)
Dário Saadi durante debate da VTV Campinas
Reprodução/YouTube
Mobilidade urbana – “Candidato, eu venho sempre do Vida Nova para o Centro. Eu não moro nos Estados Unidos não. Eu moro em Campinas e não fico dizendo que eu sou empresário americano e que agora vou consertar Campinas. É uma piada, né. O BRT vai ser concluído porque eu tenho condição e capacidade de gestão para concluir o BRT. É a maior obra de mobilidade urbana em curso no país. O senhor não deve saber porque o senhor mora nos Estados Unidos, então, o senhor não conhece mesmo. Então esse BRT será concluído e é um avanço imenso para a mobilidade urbana e Campinas. Nós reduziremos de 20 a 25 minutos o tempo de viagem do Ouro Verde e Campo Grande até o Centro da cidade. Além de melhorar o tempo, reduzir o tempo do transporte, nós vamos ter uma indução do desenvolvimento na região do Campo Grande e do Ouro Verde, que já está acontecendo com grandes empreendimentos imobiliários no entorno do BRT, principalmente, no entorno das estações”.
Considerações finais – “Quero agradecer à VTV/SBT pela realização desse debate. Acredito ter sido muito importante para que o eleitor que nos acompanhou possa comparar. Possa comparar o histórico de realizações, o histórico de vida pública que cada um aqui tem aqui em Campinas. Eu cheguei em Campinas há 38 anos. Sou médico concursado do Mário Gatti, fui presidente do Mário Gatti numa época muito difícil, mas, mesmo assim, conseguimos avançar. Implantamos a residência médica que hoje, atualmente, forma mais de 100, 110 especialistas todos os anos. Criei a ala de cirurgia infantil no Mário Gatti e hoje sei a importância de criar o Hospital Mário Gattinho, ali na estrutura do Hospital Metropolitano, que já está pronta. Sei o que isso dá de dignidade para as mães e as famílias. Fui vereador, fui presidente da Câmara Municipal, fui secretário de Esportes durante os últimos cinco anos e multipliquei por cinco os eventos. Nós fizemos uma revolução no esporte em Campinas. É essa experiência de gestão, é essa capacidade de gestão e, principalmente, de quem tem 30 anos de vida pública e ficha limpa. Nunca tive na minha vida um processo de corrupção. Por isso, eu quero colocar esta experiência a serviço de Campinas, pra fazer de Campinas uma cidade mais humana, uma cidade com qualidade de vida melhor. Por isso, dia15, vote 10, Dário prefeito.
Delegada Teresinha (PTB)
Delegada Teresinha durante debate da VTV Campinas
Reprodução/YouTube
Habitação para mulheres – “Eu quero dizer a vocês que eu sou a vereadora que mais atuou na Câmara Municipal de Campinas. Eu aprovei, em oito anos, mais de 106 leis. Uma delas eu tenho o orgulho de dizer que as mulheres chefes de família têm prioridade na aquisição de casa própria porque eu, a delegada Teresinha, que há 30 anos atuo na defesa efetiva, eu não conto historinha a cada quatro anos, candidato, ou venho dizer o que vou fazer para a mulher em período eleitoral. A minha historia em Campinas com as mulheres é a defesa intransigente contra qualquer tipo de violência, contra os abusos sexuais, psicológicos, cívicos. O meu programa sim é buscar recursos junto ao governo federal, porque eu sei as necessidades do povo, eu sei que o povo não tem casa própria, não são só 41 milhões, mais de 70 mil moradias”.
Considerações finais – “Quero falar diretamente aos internautas que nos assistem porque na nossa proposta de governo tem a internet gratuita para toda população de Campinas e isso é perfeitamente possível porque eu fui a Brasília conhecer um projeto e a transmissão é pelos postes de energia elétrica. Quero dizer que nosso plano de governo foi construído em cima da experiência de quem sempre trabalhou e conhece as necessidades do povo. Não preciso sair por aí perguntando o que a população precisa, eu sei muito bem quais são as agruras dessa população, porque a ela eu sirvo em qualquer momento da vida pública que vocês investigarem. Quero dizer que sou sim Ficha Limpa, que não tenho parceria, não tenho um casamento com a corrupção. O meu casamento com a corrupção não existe, a corrupção sempre foi a pauta para eu combater e nunca aceitar. Gente, dá um Google aí, é possível ver sim muitas denúncias de envolvimento em corrupção de vários candidatos. Eu quero pedir a você povo de Campinas que está sofrendo, que anda em ônibus lotado, sucateado, que chega atrasado, que é perigoso. Quantas pessoas morrendo embaixo de ônibus? Quero dizer a você que paga a tarifa de água mais cara do Brasil, eu estou do seu lado e da sua família porque família é a minha marca e é por ela que vou lutar sempre”.
Pedro Tourinho (PT)
Pedro Tourinho durante debate da VTV Campinas
Reprodução/YouTube
Transporte – “A gente tem dito sempre que não adianta nada mudar o prefeito se não mudar o projeto, e o projeto que governou Campinas ao longo desses últimos anos e que tem aqui o Rafa Zimbaldi e o Dário Saadi como seus sucessores, seus candidatos, foi um projeto que deixou a raposa cuidando do galinheiro na área do transporte público. A tarifa do transporte publico se tornou a mais cara do Brasil, hoje nós temos uma quantidade de ônibus muito limitada, ônibus antigos, sucateados. O fato é que a gente sabe que a solução para enfrentar os problemas passa por a gente fazer uma nova licitação, trazer transparência pro setor de transporte público e fortalecer o transporte público na cidade de Campinas. O BRT é uma obra cujo investimento foi feito pelos governos do PT aqui na cidade de Campinas. Centenas de milhões de reais para melhorar a vida do que vive na periferia e que sofre todo dia com esses enormes engarrafamentos, nós vamos terminar a obra do BRT. Nós vamos ainda investir no fortalecimento de outros modais de transporte, como transporte cicloviário, que vai permitir que as pessoas se desloquem das suas casas com segurança num modo de transporte é saudável e desejável e que nas cidades mais modernas do mundo é muito utilizado, que é a bicicleta até o ponto de ônibus e dali se transportar com muito mais segurança para cidade. E nós vamos, com a nova licitação, congelar a tarifa do transporte municipal porque com esse preço que está hoje não dá mais, não pode subir”.
Considerações finais – “Quero mais uma vez agradecer à VTV pela oportunidade aqui do diálogo, do debate. Eu faço parte aqui de um esforço, de um projeto muito amplo, que entende que Campinas só vai ser uma cidade boa de verdade para todos e para todas quando o todo da nossa população tiver acesso a oportunidades, tiver acesso à educação, tiver acesso à saúde de qualidade. Por conta dessa convicção, eu escolhi como médico me tornar médico vinculado à saúde pública. Eu trabalho em Unidade Básica de Saúde, eu dou aula na PUC de saúde pública porque eu entendo que cuidar da saúde das pessoas indistintamente de raça, de renda de qualquer outra orientação possível que possa surgir é nossa missão. Enquanto prefeito, eu tenho um compromisso muito profundo em fazer de Campinas um lugar melhor pra se viver, com oportunidade, com trabalho em todas as regiões da cidade. Esse projeto que eu represento é um projeto de uma cidade, de um Brasil, de um mundo mais justo. Existem outros projetos aqui no Brasil, em Campinas, sendo representados… inclusive, gente aliada a esse projeto sofreu uma derrota porque, lá nos Estados Unidos essa semana, Donald Trump e seu projeto de ódio e intolerância foram derrotados. Eu não tenho dúvida, a nossa jornada é uma jornada de conquista, de vitória e de direitos para o povo. E nós vamos derrotar aqui também a intolerância, a mentira e a perda das oportunidades que marcaram a cidade nesses últimos anos. Venha com a gente pra fazer de Campinas uma cidade muito melhor. Muito obrigado”.
Rafa Zimbaldi (PL)
Rafa Zimbaldi durante debate da VTV Campinas
Reprodução/YouTube
Gestão pública – “Eu tive a oportunidade de ser presidente da Câmara por dois mandados e vereador por dois mandatos. Cassei dois prefeitos, o ex-vice-prefeito e o ex-vice-prefeito. Eu presidi essas comissões processantes e eu combati a corrupção, assim como votei favorável à abertura da comissão processante do atual prefeito no escândalo do Ouro Verde. E é dessa forma que nós vamos conduzir no nosso governo como prefeito da cidade de Campinas. Com transparência, fazendo um trabalho para toda a população. Nós precisamos fazer uma gestão pública mais humana, uma gestão pública que esteja mais próxima de toda população. E eu serei o prefeito dos bairros, eu estou presente, sentido as dificuldades da população. E é dessa foram que nós vamos sempre trabalhar, com muita transparência, atendendo a população, fazendo uma gestão muito aberta e combatendo a corrupção, fazendo auditoria e cortando 100 milhões de reais nos 100 primeiros dias, cortando desperdícios dessa atual gestão”.
Considerações finais – “Olha, quero agradecer a todos os internautas, a VTV SBT pela oportunidade, e dizer que ser Ficha Limpa e combater a corrupção é obrigação de qualquer homem público ou mulher pública. Isso é obrigação, não é qualidade, por isso eu acho muito bom toda a população comparar quem tem experiência, quem tem história na cidade de Campinas, quem tem amor e compromisso com a nossa população. Por isso é importante, né, nós fazermos um novo modelo de gestão, porque está provado que o antigo modelo de gestão não funciona mais, e o novo modelo de gestão é olhar a cidade como um todo, olhar para Campinas e para a população, principalmente a mais sofrida. Nós temos visitado cada bairro, visto cada situação. Nós vamos nos bairros mais carentes e vemos as dificuldades da população, as ocupações que nós estamos vendo. Na nossa administração não vai ter distribuição de kit barraco não, nós vamos dar construção de casa própria de qualidade a nossa população. Nós vamos valorizar, fazer com que a prefeitura esteja lá na ponta, ouvindo as demandas. Eu ouço a população, eu sei dos problemas da cidade e tenho como resolver, mas eu sempre estarei aberto a ouvir cada cidadão aqui da cidade de Campinas porque tenho certeza que o melhor conselho é a população que pode nos dar, por isso eu não vou me fechar em gabinete, vou estar ouvindo a população”.
Wilson Matos (Patriota)
Wilson Matos durante debate da VTV Campinas
Reprodução/YouTube
Saúde – A saúde é um dos motivos pelo qual hoje eu estou aqui, representando o povo, a população mais sofrida, porque em 2018 a minha mãe sofreu naquele hospital, na sala vermelha, e eu devo muito da dor dela, do trauma, ao senhor Jonas Donizette e ao senhor também, senhor Dário, porque o senhor fazia parte da equipe. Eu vim para mudar, eu vim para revolucionar, eu vim para trazer inovação que Campinas precisa de verdade. Campinas está largada. A minha revolta é a revolta do povo, tem gente morrendo nos hospitais, nós não cuidamos da situação do covid. Eu sou o candidato que vai estabilizar a saúde num todo. Começando trazendo o sistema de testagem em massa para toda a população inteira de Campinas. Vou fazer que Campinas, novamente, seja cuidada de verdade.
Considerações finais: “Os últimos serão os primeiros, acredito eu. Bom, primeiro eu queria dar um salve pra rapaziada, pros jovens da internet que estão aí me acompanhando, que fizeram com que a minha campanha subisse, literalmente, de último para tecnicamente empatado em quarto lugar segundo as pesquisas divulgadas essa semana. Pessoal, sem vocês, não tem como a gente mudar. Vocês, internautas, entenderam que a internet, a rede social, é a nova política. Por isso eu estou direcionando a minha campanha para as redes sociais. Você que ainda não me segue, é muito fácil. Facebook, Youtube, até TikTok tem, Instagram. Wilson Matos 51. Porque aqui, esse pouco tempo que eu tenho para falar dos meus projetos, eu não vou conseguir falar com clareza tudo que eu tenho na minha cabeça e no meu coração para fazer pra cidade. Então eu peço para vocês que me sigam, continuem me seguindo nas redes sociais. Lá sim você vai ter tempo, a hora que estiver jantando com a família, voltando do trabalho, para ver quem é o Wilson Matos de verdade. Quem é esse empresário, que saiu da periferia. Esse empresário de sucesso, que conquistou os Estados Unidos, e está abrindo mão da vida americana para voltar para a cidade que ele nasceu, para cuidar da cidade. Eu conto muito com seu apoio. Não votem em quem já teve oportunidade. Não votem em quem já foi político. Vote no novo, vote no inovador. É Wilson Matos 51”.
Initial plugin text
Veja mais notícias sobre eleições no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Além de Oxford e Sinovac: o que sabemos sobre a vacina da Índia, que também pode chegar ao Brasil

SÃO PAULO – Nas últimas semanas, algumas das mais promissoras vacinas em desenvolvimento contra a Covid-19 divulgaram resultados preliminares...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 27 de novembro

Veja atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o coronavírus...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos nesta sexta-feira, 27 de novembro

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Coronavírus John Cairns/University of Oxford As prefeituras...

Emdec interdita tráfego de veículos em trecho da Avenida Irmã Serafina, em Campinas, para obras da Sanasa

O bloqueio começou às 8h30 e segue até 12h, desta sexta-feira (27), para troca de ligação em rede de esgoto. A...

Vendas no e-commerce subiram 41% nos sete dias anteriores à Black Friday, na comparação anual

SÃO PAULO – As vendas no e-commerce nos sete dias anteriores à Black Friday tiveram alta de 41% em relação ao mesmo período de...
- Advertisement -