quarta-feira, dezembro 2, 2020

Ceagesp: indicador de preço dos alimentos sobe quase 8% em outubro

O índice de preços da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) encerrou o mês de outubro com forte alta de 7,94%, em comparação com o mês anterior, principalmente pela elevação dos preços nos setores de legumes, frutas e diversos.

A companhia explica em comunicado que, em virtude das altas temperaturas e da estiagem, que adentraram a primeira quinzena de outubro, o clima não favoreceu as culturas que já vinham sofrendo perdas desde setembro. Alguns produtos, como tomate, batata, mamão formosa, laranja e abacate tiveram danos.

Além disso, os custos da produção subiram, acompanhando a alta do dólar neste ano, com maiores despesas com fertilizantes e defensivos agrícolas cotados na moeda norte-americana. Em contrapartida, os setores de verduras e pescados acumulam alta no ano de apenas, respectivamente, 4,61% e 0,75%.

A Ceagesp salienta que a tendência para este mês é a previsão de mais chuvas que, não sendo excessivas, podem favorecer as culturas. Com clima quente e com maturação adequada dos frutos, a boa oferta de produtos deverá conter elevações gerais de preços.

Além da recuperação da oferta para os próximos meses, a demanda deve crescer, com uma maior flexibilização do isolamento social e o retorno de novas atividades econômicas em todo o Estado de São Paulo, incluindo bares e restaurantes, escolas e teatros e com a ampliação do horário de atendimento.

Em outubro, o setor de frutas apresentou forte alta de 8,58%. As principais elevações ocorreram nos preços do mamão formosa (97,0%), da laranja pera (41,5%), do maracujá doce (30,7%), do abacate margarida (25,1%) e da laranja lima (23,7%). As principais quedas ocorreram nos preços das mangas tommy atkins (-23,1%) e palmer (-15,6%), do limão taiti (-12,4%) e do abacaxi pérola (-5,5%).

O setor de legumes registrou elevação expressiva de 17,16%. As principais altas de preços aconteceram com a ervilha torta (73,4%), com o tomate caqui (69,7%), com o chuchu (54,1%), com a vagem macarrão curta (50,8%), com o tomate cereja (48,9%) e com o quiabo (44,9%). As principais quedas de preços ocorreram com os pepinos caipira (-17,3%), comum (-15,6%) e japonês (-14,6%), com a cenoura (-12,3%) e com a abobrinha italiana (-11,4%).

O setor de verduras apresentou alta de 1,56%. As principais elevações ocorreram nos preços do coentro (162,0%), da couve-flor (36,0%), do repolho (29,4%), da acelga (27,2%) e da rúcula hidropônica (22,2%). As principais quedas de preços ocorreram com a salsa (-37,5%), com a erva-doce (-21,6%), com a mostarda (-15,4%), com o orégano (-15,2%) e com a hortelã (-14,8%).

O setor de diversos fechou o mês com forte elevação de 5,83%. As principais altas foram registradas nos preços da batata asterix (41,0%), do milho de pipoca estrangeiro (19,8%), do coco seco (19,5%), da batata lavada (16,6%) e dos ovos brancos (10,1%). A principais baixas ocorreram com a cebola (-21,9%), e com o alho (-2,5%).

O setor de pescados registrou queda de 0,84%. As principais baixas ocorreram nos preços do salmão (-10,7%), do polvo (-6,9%), do camarão ferro (-5,3%) e da pescada goete (-3,9%). As principais altas foram registradas nos preços da betara (27,1%), da cavalinha (20,8%), da sardinha (13,8%), da pescada tortinha (11,4%) e do pintado cativeiro (11,3%).

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Ceagesp: indicador de preço dos alimentos sobe quase 8% em outubro appeared first on InfoMoney.

Ultimas Notícias

Justiça nega recurso a vereadora de Monte Mor condenada por cobrar parte de salário de assessor

TJ-SP decidiu pela manutenção da perda dos direitos políticos e o ressarcimento dos...

Polícia Civil busca identificar envolvidos após homem ser arrastado por segurança da rodoviária de Campinas

Estado informou que caso não foi registrado, mas policiais começaram diligências na região. Mulher flagrou o momento em...

Covid: com 100% da UTI do Haoc lotada e sem profissionais parar abrir mais leitos, Indaiatuba contrata vagas em Campinas

Prefeito fez alerta sobre gravidade da doença na cidade em live nesta terça-feira (1); Secretaria de Saúde determinou...

MP denuncia à Justiça morador de condomínio em Valinhos que fez ofensas racistas a entregador

Promotora também pede condenação de Matheus Almeida Prado por danos morais. À época em que caso veio à...

Barroso determina que governo proteja os índios contra a pandemia

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, determinou em decisão que o governo instale, em 48 horas, barreiras sanitárias em três terras indígenas para...
- Advertisement -