sábado, dezembro 5, 2020

Anvisa vai estudar pedido de comitê para que retome testes da Coronavac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou nesta terça-feira, 10, que vai analisar o pedido do Comitê Internacional Independente, que recomendou ao órgão que autorize a retomada dos testes com a Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida em parceria pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac.

A análise será feita em conjunto com o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, que já havia pedido a volta dos ensaios. O estudo clínico da vacina foi suspenso pela Anvisa na segunda-feira depois do anúncio da morte de um voluntário que participava do teste, o que foi considerado um “evento adverso grave”. VEJA confirmou mais cedo que a morte desse voluntário foi provocada por suicídio, segundo laudo produzido pelo Instituto Médico Legal (IML).

Em entrevista coletiva em São Paulo, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que a decisão da Anvisa causou indignação. Segundo ele, o óbito do voluntário não tem relação com os testes da CoronaVac.

O diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barras Torres, também em entrevista coletiva, disse que as informações repassadas pelo Instituto Butantan foram “insuficientes e incompletas” e que, por isso, a agência decidiu pela suspensão dos estudos: “As informações veiculadas foram consideradas, pela área técnica, insuficientes, incompletas, para que ontem fosse possível, de posse delas, continuar permitindo o desenvolvimento vacinal”.

A diretora da Anvisa responsável pela área de vacinas, Alessandra Bastos, reforçou que a decisão foi técnica e seguiu protocolos internacionais. “Diante de um efeito adverso grave não esperado, suspende o estudo clínico. Diante de um efeito adverso grave esperado, segue com o estudo”,  explicou.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Região de Campinas movimenta R$ 636 milhões na Black Friday e faturamento supera 2019, diz Acic

Levantamento mostra aumento de 32,5% em relação ao mesmo período do ano anterior....

Shopping e linha de ônibus em Campinas registram aglomerações no 1º sábado após retorno da fase amarela; vídeo

Corredores do centro de compras tiveram movimentação intensa neste sábado (5). Já na linha 654, que opera o...

VÍDEOS: EPTV 2 Campinas de sábado, 5 de dezembro

Veja as notícias de destaque nas regiões de Campinas e Piracicaba. Veja as notícias de destaque nas regiões...

Covid-19: os países que já começaram a vacinar

As vacinas para combater o novo coronavírus em todo o mundo avançam a passos largos. Os laboratórios mais adiantados já anunciaram resultados de eficácia...

Campinas deixa de atingir meta em campanha de vacinação contra pólio; há doses disponíveis

Com 34,3 mil doses aplicadas durante os 56 dias da ação, cidade atingiu 58,4% do público-alvo, mas meta...
- Advertisement -