quarta-feira, novembro 25, 2020

Pais e alunos da rede estadual apontam dificuldades em estudos à distância na região de Campinas e temem reprovação


Anúncio sobre possibilidade de reprovação foi feito pelo secretário de Educação de SP nesta quarta-feira (11). Pais e alunos da rede estadual se preocupam com possível reprovação
Um dia após o Governo do Estado de São Paulo informar sobre a possibilidade de reprovação de alunos das escolas estaduais em meio à pandemia da Covid-19, pais e estudantes da região de Campinas (SP) apontaram, nesta quinta-feira (12), dificuldades em manter os estudos à distância. O acesso aos conteúdos online representa um problema para muitas famílias.
O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, divulgou que cerca de 15% dos estudantes da rede, o equivalente a 500 mil alunos, ainda não entregaram atividades durante aulas remotas e podem ser reprovados.
“Nós tivemos uma desmobilização em determinados agrupamentos de jovens que entenderam que passariam de qualquer forma e isso não acontecerá.”, disse o secretário à EPTV, afiliada da TV Globo.
Juan Joaquim, de 11 anos, mora na região do distrito do Ouro Verde, em Campinas. Não tinha computador antes da quarentena começar. Três meses após o início das aulas à distância, a família conseguiu comprar um tablet usado.
“Perdi muitas matérias. Eu tive muita dificuldade porque travava muito a internet, caía, voltava. Era muito ruim.”.
O pai de Juan estava desempregado, mas precisou dar um jeito de incluir nas despesas da casa os custos de uma internet via rádio. O esforço junto a familiares e amigos foi para evitar que o filho perdesse o ano letivo.
Outra aluna da rede estadual, Isadora Fernanda da Silva , de 15 anos, usou um telefone celular para acompanhar as atividades remotas do 9º ano durante três meses. O computador da família estava quebrado. Foi um período em que a estudante relata ter tido prejuízo no aprendizado, e ela acabou acumulando tarefas que deveria entregar.
“Pensei: como é que vou aprender? Não tenho bastante recurso, não tenho internet, como é que vou pesquisar para poder aprender? […] [Agora] estou fazendo [as tarefas], só que estou com medo de não dar tempo”.
Mãe e filha, de 15 anos, aluna da rede estadual de SP que teve dificuldades para ter acesso ao conteúdo online
Reprodução/EPTV
Segundo o governo do estado, será aplicada uma avaliação aos alunos em dezembro para diagnosticar o que foi assimilado durante as aulas remotas, os estudantes farão uma nova avaliação em janeiro. Quem fez o mínimo de atividades durante o período de aulas on-line, não será reprovado.
A Secretaria Estadual de Educação disse que vai disparar emails e mensagens de texto para avisar as famílias que estão com atividades pendentes sobre o cronograma e os prazos.
Como fica em 2021?
O calendário escolar de 2021 da rede terá início em 1º de fevereiro. Os professores terão duas semanas de férias em janeiro e a última semana do mês será dedicada ao planejamento do ano letivo. O calendário escolar prevê os intervalos em abril e outubro, além das férias de julho.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

BC passará a divulgar taxa Selic diária até as 19h do dia de apuração

O Banco Central informou nesta quarta-feira, 25, por meio de nota, que passará a divulgar a taxa Selic diária...

Gavião é flagrado por câmera de monitoramento na Rodovia Anhanguera, em Campinas

Ave ficou no local por cerca de 15 minutos. Imagens foram divulgadas nesta quarta-feira (25) por concessionária. ...

Guedes: tivemos Caged positivo nos últimos meses e amanhã tem mais

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira, 25, que o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de outubro deve...

Fed estuda ajustar programa de compras de títulos para ajudar recuperação da economia dos EUA

SÃO PAULO – Os integrantes do Federal Reserve fizeram uma grande discussão sobre os detalhes de seu programa de compra de ativos durante a...

Diego Armando Maradona morre aos 60 anos de idade

(ANSA) – Morreu nesta quarta-feira (25), aos 60 anos de idade, o argentino Diego Armando Maradona, um dos maiores jogadores da história do futebol...
- Advertisement -