sexta-feira, novembro 27, 2020

Campinas tem 13,93% dos profissionais de saúde da rede pública infectados pelo novo coronavírus, diz prefeitura


Número equivale a 1.092 trabalhadores e supera índice de infectados registrado no inquérito sorológico em setembro. No entanto, dado anterior abrangia trabalhadores da rede particular. Área do Hospital Municipal Ouro Verde, em Campinas
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Desde o início da pandemia, Campinas (SP) contabilizou 1.092 profissionais de saúde da rede pública infectados pelo novo coronavírus. O número representa 13,93% do total de trabalhadores dos hospitais e unidades de atendimento da cidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que é de 7.834 pessoas.
Até esta sexta-feira (13), Campinas contabilizava 1.340 óbitos causados pela Covid-19 e um total de 39.891 moradores infectados.
O levantamento foi feito pela prefeitura a pedido do G1 e tem dados atualizados até 11 de novembro. Só no Hospital Ouro Verde, 241 profissionais testaram positivo, 18,53% do total de servidores do local.
Somado às demais unidades pertencentes à Rede Mário Gatti – hospital municipal, UPAs e Samu – o percentual é de 19,46%. Já entre os trabalhadores da Secretaria de Saúde, são 414 infectados em meio a 4.350 servidores, 9,51%.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que quatro funcionários morreram por complicações da Covid-19, sendo que dois deles não foram infectados enquanto exerciam a atividade profissional. Veja detalhes de todos os infectados no gráfico abaixo:
Há pouco mais de dois meses, a prefeitura divulgou o resultado de um inquérito sorológico realizado com profissionais de saúde das redes pública e privada de Campinas. Até o início de setembro, a estimativa era que 10,5% dos trabalhadores tivessem sido infectados pelo coronavírus.
Na ocasião, foram testados 12.398 profissionais de saúde da cidade, sendo que 1.308 tinham anticorpos para o vírus Sars-Cov-2, do novo coronavírus.
O índice de infectados atualizado pela administração municipal nesta semana, portanto, é maior do que o divulgado anteriormente, mas se refere somente à rede pública.
Teste do novo coronavírus tem sido realizado em profissionais de saúde da cidade.
Alle Barbi
O que diz a prefeitura?
Em nota, a Saúde de Campinas reconheceu os riscos inerentes à profissão desta área, principalmente entre os trabalhadores na linha de frente.
Informou que “tem realizado todas as ações necessárias e pertinentes para garantir a segurança dos trabalhadores de saúde neste momento de pandemia, com orientações, fornecimento de EPI e treinamentos necessários a garantia de segurança no trabalho.” 
PLAYLIST: Veja vídeos de assuntos de destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Campinas abre CS Centro neste sábado para vacinação contra a pólio

Unidade funcionará das 8h às 16h30 para atender quem ainda não se vacinou....

VÍDEOS: EPTV 2 região de Campinas desta sexta-feira, 27 de novembro

Veja reportagens das áreas de Campinas (SP) e de Piracicaba (SP). Veja reportagens das áreas de Campinas (SP)...

Região de Campinas ultrapassa 100 mil casos do novo coronavírus

Marca atingida nesta sexta-feira (27) considera dados de 31 municípios da área de cobertura do G1 Campinas. ...

Popularidade de Boulos nas redes é vinte vezes maior que a de Covas

Cada vez mais acirrada, a disputa pela prefeitura de São Paulo já tem um vencedor. Se depender do número de seguidores nas redes sociais,...

PIB, reunião da Opep e relatório de emprego nos EUA: o que acompanhar na próxima semana

SÃO PAULO – Com o mês caminhando para se encerrar com forte alta tanto na bolsa brasileira quando no exterior, após semanas de boas...
- Advertisement -