domingo, janeiro 17, 2021

Campinas abre 10 leitos e reduz taxa de ocupação geral em UTIs Covid para 73,5%; HC tem lotação


Com medida, total de estruturas disponíveis no SUS Municipal aumentou de 54 para 64, dos quais 11 estão livres nesta quinta-feira (3). No dia anterior, índice geral de uso era de 78,5%. Hospital Municipal Ouro Verde em Campinas
Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas
A abertura de mais dez leitos exclusivos de UTI para pacientes com Covid-19 no Hospital Ouro Verde fez Campinas (SP) reduzir a taxa geral de ocupação geral para 73,58% nesta quinta-feira (3), embora o Hospital de Clínicas (HC) das Unicamp registre lotação nas sete estruturas disponíveis, segundo boletim da prefeitura. No dia anterior, o indicador da metrópole estava em 78,5%.
O quadro geral na cidade é de 159 leitos disponíveis nas redes pública e particular, dos quais 117 estão em uso – o mesmo número contabilizado no dia anterior. Já os outros 42 estão livres.
Distribuição
Com a medida da prefeitura, o total de leitos no SUS Municipal subiu de 54 para 64, dos quais 53 estão ocupados por pacientes até esta tarde – taxa equivalente a 82,81%. Outros 11 estão livres.
No HC da Unicamp, única estrutura do SUS Estadual, os sete leitos disponíveis estão ocupados. Por conta disso, o hospital decidiu suspender novas internações e cirurgias eletivas (programadas). Antes disso, o Estado havia registrado 100% de uso dos leitos em 9 de agosto, quando a rede contava com adaptação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e o total de leitos chegava a 86.
Diante do aumento da demanda, o HC prevê retomar parte das estruturas para manter, no mínimo, 20 abertos. A informação foi confirmada pelo superintendente, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho
Na rede particular, diz levantamento da administração, há 88 leitos, entre eles, 57 ocupados por pacientes diagnosticados com novo coronavírus (64,77%). Há 31 disponíveis.
Na quarta-feira, o secretário de Saúde em Campinas, Carmino de Souza, afirmou que a administração acertou mais 20 leitos de terapia intensiva com a Santa Casa – dez que foram desativados na terça-feira, no período entre o término do contrato e renovação, e mais dez de um novo contrato.
Ele disse ainda que, em paralelo, conversou com outros hospitais particulares e espera que ainda nessa semana encerre uma fase de credenciamento de unidades interessadas em oferecer leitos.
Prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) destacou que houve uma grande redução na oferta de leitos estaduais, que estavam no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp (de 30 para sete), e que pediu ao Estado um reforço nesse suporte, uma vez que a unidade é referência para toda a região.
A diminuição de leitos no HC, de acordo com Carmino, ocorre por uma pressão interna por uso das estruturas para pacientes com outras doenças.
Estatísticas da cidade
Campinas confirmou nesta manhã mais cinco mortes por Covid-19 e, com isso, totaliza 1.390. De acordo com a administração, o número de pessoas que testaram positivo para Covid-19 teve aumento de 354 casos em comparação com o balanço anterior e, com isso, a metrópole totaliza 44.173 infectados desde o início da pandemia.
Os novos casos e mortes contabilizados pelo governo municipal não significam, necessariamente, que ocorreram de um dia para o outro, mas sim registrados no sistema após resultados de exames.
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Twitter marca publicação do Ministério da Saúde como ‘enganosa’

O Twitter destacou hoje uma publicação do Ministério da Saúde como “informação enganosa”. Trata-se de uma mensagem sobre atendimento...

Bolsonaro vai a festa infantil sem máscara

O presidente Jair Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada na tarde deste sábado, 16, para ir a uma festa infantil no Clube Naval de...

CoronaVac: imunidade coletiva requer vacinação de 162 milhões, diz estudo

Cerca de 162 milhões de brasileiros, aproximadamente 99% da população “vacinável” contra Covid-19 no país, devem receber o imunizante CorovaVac, para que seja atingida...

Daria para ter evitado a tragédia no Amazonas

por Editorial de O Globo (16/1/2021) O pior aspecto da tragédia causada pelo novo coronavírus em Manaus é que ela era não apenas previsível, mas...

Acredite, se quiser

Este blog perguntou no Twitter: E aí? Melhorou o desempenho do governo Bolsonaro no combate à pandemia do coronavírus? Respostas de 9.316 leitores:   Melhorou muito – 58,8% Só...
- Advertisement -