Veja atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o coronavírus na região
Hellen Souza/ Arte-G1
A região de Campinas (SP) volta a ter restrições para conter o avanço do coronavírus a partir deste sábado (12).
Por 30 dias, o comércio poderá funcionar por 12 horas, bares serão obrigados a fechar às 20h e venda de bebidas alcóolicas também fica restrita até as 20h.
As medidas foram determinadas pelo Governo de São Paulo nesta sexta (11) e valem para todo o estado.
A mudança ocorre dentro da fase amarela do Plano SP e pode ser prorrogada, com o objetivo de manter a economia em movimento neste fim de ano, mas reduzindo as chances de aglomerações.
Casos e mortes
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados 108.943 registros positivos da doença nos 31 municípios da área de cobertura do G1 Campinas. Além disso, ocorreram 3.026 mortes em 30 cidades – a exceção é Monte Alegre do Sul (SP).
MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil
Coronavírus: veja perguntas e respostas
Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Na sexta-feira (11), Campinas elevou para 1.409 o número de pessoas que morreram por complicações da Covid-19. Foram três novos óbitos confirmados nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta. O total de moradores infectados subiu para 45.989 após mais 209 registros.
Em coletiva, o secretário de Saúde, Carmino de Souza fez um alerta para que sejam evitadas aglomerações nas festas de fim de ano.
“A gente recomenda realmente não fazer aglomerações. A gente está perto de resolver a situação. O Natal de 2021 será diferente do Natal de 2020, mas esse Natal de 2020 nós temos que nos proteger, fazer distanciamento social se for possível.”
“Se puder ficar em casa e fazer os cumprimentos de maneira remota, é melhor. No Ano Novo também, nem preciso dizer que aquelas grandes aglomerações nas praias são totalmente contraindicadas. O aumento na Europa se deve principalmente a isso, então temos que nos cuidar.”, completa.
Leitos UTI Covid
Campinas (SP) registrou, também na tarde de sexta-feira, ocupação de 84,467% dos leitos exclusivos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19. É o maior número de internados na cidade desde 29 de setembro. Das 193 vagas abertas nas redes pública e privada, 163 estão ocupadas e 30 livres, sendo que nove são pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em relação ao boletim do dia anterior, houve um aumento de seis internações, sendo quatro em leitos do SUS municipal e dois em hospitais privados.
VÍDEOS: mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.