quarta-feira, janeiro 27, 2021

No Rio de Janeiro, manifestantes fazem ato contra ‘vachina’

O Rio de Janeiro, cidade onde os casos de coronavírus não param de crescer, é palco nesta tarde chuvosa de terça-feira de um ato contra a vacinação obrigatória.

Com o auxílio de um carro de som, manifestantes reunidos em frente à Câmara dos Vereadores da cidade, na Cinelândia, bradam “fora vachina (sic)” e outras palavras de ordem que fazem voltar aos tempos da “Revolta da Vacina”, aquela de 1904 quando a turma não queria ser vacinada contra a varíola.

Alguns manifestantes trajam a bandeira do Brasil e, numa das imagens enviadas por um colaborador do Radar, é possível ver uma manifestante que traja uma camisa do “Aliança pelo Brasil” — o quase partido de Jair Bolsonaro.

<span class="hidden">–</span>Radar/Reprodução

Cartazes que pedem “não à vachina (sic) obrigatória” e protestam contra um “novo lockdown” foram colocados no Palácio Pedro Ernesto, sede do legislativo local.

A explicação para a ira carioca contra o imunizante chinês deve estar no anúncio feito pelo prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, nesta semana: após se reunir com o governador de São Paulo, João Doria, assinou um termo de cooperação com o Instituto Butantan para a aquisição da CoronaVac, desenvolvida por um laboratório chinês. 

Vale lembrar que na semana passada o STF decidiu que vacinação obrigatória não significa vacinação forçada contra a Covid, mas que sanções podem ser estabelecidas contra quem não se imunizar. 

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Sul e Sudeste intensificam vacinação e lideram o processo no Brasil

Os últimos dois dias foram quentes na corrida pela vacinação no Brasil. Após o país ultrapassar a marca de...

Parlamentares planejam ações preventivas para enfrentar colapso no Pará

O Comitê de Crise da Covid-19 no Congresso Nacional se reuniu nesta quarta-feira com diferentes lideranças para tratar da situação da saúde no Pará, estado...

Anvisa faz alerta sobre dosagem correta da CoronaVac

A Gerência de Farmacovigilância da Anvisa emitiu nesta terça-feira um alerta sobre a dosagem correta da vacina CoronaVac.  No documento, a agência chama a atenção...

No Maranhão, vacinação contra a covid-19 causa…aglomeração

A vacinação contra a covid-19 em São Luís, a capital do Maranhão, tem provocado cenas já clássicas do noticiário da pandemia: muitas pessoas concentradas...

Brasil ultrapassa marca de 1 milhão de vacinados

O Brasil já tem mais de 1,1 milhão de pessoas vacinadas. O país ultrapassou a casa do milhão nos últimos minutos desta terça-feira, 26,...
- Advertisement -