quarta-feira, janeiro 20, 2021

Covid-19: México aprova uso emergencial da vacina de Oxford

O México concedeu na segunda-feira, 4, a autorização emergencial para o uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, anunciou o governo. O medicamento também recebeu aval para uso no Reino Unido, Índia e Argentina

No México, a Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris) “autorizou a vacina AstraZeneca para uso emergencial contra o vírus SARS-CoV-2”, revelou Hugo López-Gatell, subsecretário de Saúde e porta-voz da estratégia do governo no combate ao coronavírus.

No dia 24 de dezembro, o México começou a vacinar seus profissionais de saúde com o imunizante biológico fabricado pela parceria entre as farmacêuticas alemã-americana Pfizer e BioNTech.

Cerca de 30.000 trabalhadores do setor de saúde, cerca de um quarto do que era esperado na primeira etapa, haviam sido vacinados até domingo, segundo o governo.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que até a primeira quinzena de janeiro está prevista a vacinação de entre 700.000 e 750.000 profissionais de saúde na linha de frente do combate à pandemia.

O México participa de um convênio com a Fundação do magnata mexicano Carlos Slim, Astrazeneca e a Universidade de Oxford para a produção do imunizante em seu território e na Argentina, bem como sua distribuição sem fins lucrativos na América Latina, exceto no Brasil.

O acordo firmado pelo México inclui a aquisição de 77,4 milhões da vacina AstraZeneca/Oxford. O governo mexicano assinou acordos de 1.659 bilhão de dólares com diversos laboratórios para a compra de até 200 milhões de doses que permitirão imunizar, gratuitamente, até 116 milhões de mexicanos entre 2020 e 2021, segundo o a Secretaria da Fazenda.

O México, com 128 milhões de habitantes, é o quarto país mais atingido pelo novo coronavírus no mundo em números absolutos, com 127.757 mortes e 1,4 milhão de infectados, segundo dados oficiais divulgados até segunda-feira.

Com AFP.

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Rafael Libman explica como as crianças conseguem aprender inglês

Nos dias de hoje temos percebido que é necessário ensinar às crianças um segundo idioma. Apresentá-las desde...

Rafael Libman dá dicas de como lavar roupas esportivas

Quem pratica esportes sabe que não é uma missão nada fácil cuidar das roupas usadas no dia a dia do esporte. Rafael...

Estudo indica que vacina de mRNA deve ser atualizada para conter variantes

20 de janeiro, 8h42: Enquanto celebramos os 10.103 brasileiros que já receberam a primeira dose da CoronaVac e contestamos autoridades que, por já terem...

AstraZeneca oferece mais doses da vacina vindas da Índia

A AstraZeneca, laboratório responsável pelo desenvolvimento da vacina de Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, percebendo o mal-estar causado pela demora no...

Julgamento sobre contratações na Saúde está parado no STF há oito meses

A ação que discute os limites da competência do Judiciário para determinar obrigações ao Executivo para a contratação de servidores e execução de obras na...
- Advertisement -