domingo, janeiro 24, 2021

Aprenda a lucrar com a especulação imobiliária em Campinas

Veja como lucrar mais com a valorização dos imóveis em Campinas

A especulação imobiliária não é uma prática nova quando se trata de imóveis, mas com certeza é uma das que mais afetam o mercado imobiliário. E você sabe como? Justamente porque é possível lucrar com a compra de imóveis.

A busca por apartamentos em Campinas costuma ir além da necessidade em comprar para morar, uma vez que muitos investidores veem na aquisição uma forma de investir de forma segura e rentável.

Mas também é importante destacar que enquanto os investimentos se baseiam em análises detalhadas do mercado, a especulação imobiliária é realizada a partir da flutuação dos preços, como uma espécie de aposta em uma boa oportunidade em um cenário marcado por profundas incertezas.

Então, ao final, do que se trata a especulação imobiliária? Especulação imobiliária é a atividade de compra e venda de imóveis em Campinas pela expectativa de aumento do valor da unidade.

Sendo uma prática recorrente pelos investidores, a aquisição de diversos imóveis é focada principalmente na venda posterior com um valor ainda maior e não na moradia por parte do investidor.

Uma das principais características da especulação imobiliária é a busca por bons resultados de curto prazo. Para que isso ocorra, os investidores acompanham a oferta e a demanda de imóveis em uma determinada região. Com a movimentação do mercado, em algumas situações, o número de imóveis não consegue atender a demanda daquela região e é então quando os investidores decidem agir.

Para conseguir lucrar, os investidores acabam adquirindo imóveis nessas localidades e então revendendo por um valor mais alto do que o praticado normalmente com o objetivo de fazer bons negócios enquanto atende a demanda existente.

Com a prática, um dos principais impactos é o fortalecimento da atividade imobiliária, uma vez que ao comprar um imóvel sob circunstâncias de flutuação, o investidor injeta liquidez dos ativos do setor, que costumam ser maiores do que os investidores padrões.

Para seguir nessa jornada dentro do mercado imobiliário o importante é reconhecer as informações e os recursos apresentados e saber utilizá-los ao seu favor.

Com o crescimento dos fundos imobiliários, um leque de oportunidades se abriu tanto em investimento, quanto em especulação. Além de apartamentos, entre os imóveis mais comuns nessa prática estão: estabelecimentos comerciais, galpões logísticos e ainda shoppings. Agora que você já sabe o que é especulação imobiliária, veja como isso afeta ao mercado imobiliário:

  • Aumento na valorização do imóvel

Um dos pontos que faz a especulação imobiliária se tornar uma prática recorrente é a valorização dos imóveis. Isso acontece, assim como em outros setores da economia, quando a procura é maior do que a disponibilidade.

Em algumas situações, o aumento da demanda pode ser estimulado por um fator externo, fazendo com que assim a especulação imobiliária possa acontecer.

É o caso do início da construção de um empreendimento como um parque, um shopping ou um imóvel que atrai uma grande quantidade de pessoas em uma determinada região. A partir desse momento, todos os imóveis no entorno estão sujeitos a especulação imobiliária, uma vez que tendem a se valorizar.

A longo prazo, no entanto, essa prática pode ter reflexo no aumento do valor do metro quadrado na região.

  • Bons resultados em investimentos de curto prazo

O que torna comprar uma casa em Campinas um bom negócio quando se trata de especulação imobiliária é a oportunidade de ganhar dinheiro em curto período de tempo.

Esse resultado é possível a partir do momento em que o investidor está disposto a redobrar os cuidados na hora de investir, estudando o mercado no momento.

Mas outro ponto importante está relacionado ao tempo de retorno posterior à compra, que costuma ser menor do que em outros tipos de investimentos, mas também requer paciência por parte do investidor.

Até o momento da venda é necessário garantir que o imóvel esteja em boas condições para seu comprador. Para isso, além dos cuidados necessários, é fundamental que o investidor tenha um plano de ações, para ir então até o ponto de encontro com o perfil ideal desse comprador.

Também é possível, dependendo do caso, estar lucrando com o imóvel através de aluguéis, embora a venda seja a prática mais comum. Ao optar pelo aluguel, é importante lembrar que existem custos relacionados à manutenção do espaço, além de ser necessário a atenção redobrada.

Embora o retorno possa ser imediato, existe o risco de inadimplência por parte do inquilino, que pode resultar em problemas para o investidor.

Para se obter bons resultados através da especulação imobiliária também é importante que o investidor disponha de um amplo capital financeiro. Isso porque a especulação condiz em comprar imóveis quando há uma baixa disponibilidade no mercado com foco em revenda, então consequentemente o custo de aquisição é maior do que o normal e deve ser previsto anteriormente.

  • Impactos no mercado X impactos no consumidor

Antes de apostar na especulação imobiliária, é importante conhecer os impactos que isso pode gerar tanto no mercado, quanto no consumidor.

No mercado, a prática da especulação tem diversos resultados que vão desde a valorização do imóvel, aumento do metro quadrado em região, até os impactos no desenvolvimento infraestrutural.

Isso porque com a compra massiva de imóveis em uma determinada região, seguida de sua sublocação, pode resultar em amplas áreas com unidades ociosas ou subutilizadas, principalmente pela falta de demanda imediata. Além da depredação, o aumento na violência está entre uma das consequências.

Já para o consumidor, os impactos estão relacionados à lei da oferta e da demanda. Com o aumento na compra de imóveis com base na especulação, os imóveis que passam a ser ofertados no mercado em determinada região costumam passar um tempo maior em desuso.

Além das avarias que isso pode ocasionar no imóvel, é bem provável que a unidade tenha um custo superior ao valores praticados pelo mercado, em virtude da valorização.

Assim, o cliente final pode acabar pagando mais caro por imóvel, que não necessariamente tenha aquele valor ou necessite de ajustes para estar em uso.

Agora que você já conhece sobre especulação imobiliária, consegue decidir se essa é a sua forma de investir e comprar.

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ultimas Notícias

Após pedido de Aras ao STF, Pazuello viaja para o Amazonas

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, viajou hoje à noite a Manaus, capital do Amazonas, acompanhado do primeiro lote...

Oxford: o número de doses enviadas para cada estado brasileiro

O Programa Nacional de Imunização contra Covid-19 conta agora com mais uma vacina. Trata-se do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a...

Oxford: Fiocruz sugere intervalo máximo entre primeira e segunda dose

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável por elaborar a bula e finalizar as doses iniciais da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela...

Oxford: infectologista da Fiocruz é o 1 º brasileiro a receber a vacina

O infectologista Estevão Portela foi o primeiro brasileiro a receber uma dose da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com...

Amazonas receberá cota extra de vacinas para frear pandemia

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira, 22, que o governo federal vai criar um Fundo Epidemiológico para reforçar a imunização contra a Covid-19...
- Advertisement -