terça-feira, agosto 9, 2022

Saúde e educação: saiba quais foram as principais realizações de Rodrigo Garcia, Governador de São Paulo

Você já deve saber que o atual governador do Estado de São Paulo é o advogado e empresário Rodrigo Garcia, não é mesmo? No entanto, você sabia que esse político tem uma extensa carreira na gestão pública de seu estado de origem? Isso mesmo, engana-se quem imagina que o governador não possui vasta experiência na cidade e no estado.

 

Com 25 anos de atuação na gestão pública, Rodrigo Garcia iniciou a vida política aos 21 anos como sub-secretário da Agricultura de São Paulo durante a prefeitura de Mário Covas. Desde então, foi vice-governador; três vezes secretário do governo do Estado (secretário de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e secretário de Habitação), deputado federal por dois mandatos, presidente da Assembleia Legislativa e líder de bancada em Brasília.

 

Essa extensa trajetória política não é limitada apenas à ocupação de cargos públicos. Muito pelo contrário, o governador Rodrigo Garcia sempre foi um homem ativo, carregando seus princípios de humanidade e tradicionalismo aprendidos com a família para desenvolver variadas realizações em seus distintos mandatos. Dessa forma, é possível ver contribuições do político em diferentes setores da sociedade: habitação, ações sociais, gestão, educação e saúde. 

 

Com relação aos dois últimos, o governador atuou em diferentes períodos para ambas as esferas da sociedade. Confira, a seguir, as principais ações de Rodrigo Garcia na saúde e na educação do Estado de São Paulo:

 

Realizações na educação

 

Entre 2013 e 2014, Rodrigo Garcia assumiu duas Secretarias distintas: foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e também Secretário de Estado de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Durante esse período, lançou o Programa Creche Escola, elaborado junto a Secretaria de Educação, com investimento de cerca de 1 milhão de reais para a implantação de mil creches.

 

Também aumentou o número de ETECS no Estado e o número de cursos e vagas nas FATECs, administradas pelo Centro Paula Souza, representando a excelência no ensino tecnológico, técnico e profissionalizante do Estado de São Paulo. Além disso, ampliou os cursos de ensino à distância na UNIVESP  (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com priorização aos cursos de licenciatura para incentivar a formação de novos professores. 

 

Realizações na saúde

 

No âmbito da saúde, Rodrigo Garcia, nos cargos de vice-governador e secretário do Governo, coordenou a operação de todas as ações relativas à vacinação e ao combate ao coronavírus em São Paulo, durante o período de pandemia. Entre os feitos estão: contratação de doses de vacinas, ampliação de instalações do Butantan; aumento do número de leitos no Estado; aumento dos postos de vacinação e compra de insumos para vacinas e tratamento de pessoas com Covid-19. 

Não obstante, também expandiu o apoio a hospitais filantrópicos com o programa Mais Santas Casas. Esse investimento ocorre anualmente, desde 2019, com R$ 1,2 bilhão voltado para 333 unidades de saúde que, antigamente possuíam um fundo de R$ 960 milhões voltado para 130 instituições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ultimas Notícias

Investimento em esportes: uma pauta defendida por Renan da Mata, candidato a deputado estadual em São Paulo

Você sabe da importância de ter candidatos políticos que lutam pelo investimento em esportes? Renan da Mata, candidato a...
- Advertisement -spot_img