terça-feira, agosto 9, 2022

Tarifa social de energia: 37% dos consumidores de Campinas ainda não têm acesso ao benefício; saiba se você tem direito

Pelo menos 37% dos consumidores de Campinas (SP) ainda não têm acesso ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica da CPFL Paulista. O programa oferece redução de até 65% na conta de luz para clientes que reúnam os critérios necessários de obtenção do desconto. Veja abaixo um passo a passo de como solicitar e saiba quem tem direito.

De acordo com dados da CPFL, em Campinas, 38 mil pessoas já estão cadastradas, mas o número poderia chegar a 60,3 mil. Em Sumaré (SP), são 12,5 mil consumidores, mas o esperado é de 15,4 mil. Já em Hortolândia (SP), os beneficiários passariam de 11,7 mil para 12,7 mil.

A empresa decidiu fazer uma busca ativa para encontrar os consumidores que ainda não aderiram à tarifa social. A razão mais comum para os clientes não obterem o benefício é a divergência entre os dados do Cadastro Único do Governo Federal (Cadúnico) e da CPFL.

Quem tem direito?
Famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606);
Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência que recebam benefício de prestação continuada da assistência social;
Famílias inscritas no Cadúnico com renda mensal de até três salários mínimos que tenha algum portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento médico ou terapêutico exija o uso contínuo de aparelhos que demandem o consumo de energia elétrica;
Família indígena ou quilombola inscrita no Cadúnico.
Para que o benefício seja concedido. o cliente precisa ter exatamente as mesmas informações no cadastro de programas sociais da União e na base de dados da companhia de energia. Os dados incluem nome completo sem erros ou abreviações, número de CPF, RG e NIS, além do endereço.

Para certificar que as informações estão corretas, o consumidor deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo.

O cliente que for titular da conta de energia não precisa ir a uma agência ou entrar em contato com a CPFL Todo o trabalho de busca dos beneficiários é feito pela própria empresa.

Em caso de dúvida, o consumidor pode procurar os canais digitais da CPFL na internet ou entrar em contato pelo número 0800 010 1010.

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