Para o Diretor Executivo da construtora Jacitara de Indaiatuba, Josué Eraldo da Silva entende que o setor construtivo está sempre evoluindo e trazendo novas novidades capazes de transformar os métodos construtivos, tornando cada processo mais otimizado, eficiente e ágil.
Guiada pela alta competitividade, a construção civil vem sendo cada vez mais moldada e transformada. É normal que as áreas de diversifiquem, isso porque ela passa constantemente por mudanças em curto prazo de tempo, onde a tecnologia é muito rápida e está sempre se aperfeiçoando.
Dessa forma, segundo Josué Eraldo da Silva, para obter bons índices de produtividade é preciso optar pela tecnologia. Isso porque através dela é possível gerar eficiência e qualidade em cada processo. Para ajudar a conquistar isso há novidades na construção civil que prometem revolucionar o setor.
De acordo com Josué Eraldo da Silva, a tecnologia e suas bem exploradas no sentido de estarem integradas às mais inúmeras novidades na construção, onde é possível contar com produtividade, redução de custos e rentabilidade elevada.
Conheça algumas dessas tecnologias:
Já ouviu falar da loT?
No universo da construção civil, a IoT (internet das coisas) vem transformando o meio de gestão de obras.
Mas o que consiste esse sistema?
“Trata-se da instalação de sensores nos equipamentos onde é possível monitorá-los à distância. Dessa forma, há a possibilidade de antecipar-se a falhas e minimizar prejuízos decorrentes de paralisações inesperadas” – menciona Josué Eraldo da Silva.
Há ainda a possibilidade de inserção de etiquetas para Identificação por Rádio Frequência (RFID) em canteiro de obras permite rastrear materiais e equipamentos. Que consiste na ideia de evitar que sejam roubados ou perdidos. Esses sensores são capazes de acompanhar a vazão nas torneiras e, assim, monitorar o consumo de água.
A loT ainda é responsável por elevar a segurança e a produtividade dos trabalhadores no canteiro. Nos Estados Unidos, a Lettire Construction vem aproveitando essa solução. A empresa a usa para gerenciar as atividades de seus funcionários.
Há diversas aplicações importantes da IoT na construção civil, que são:
- Os sensores vestíveis: Permitem monitorar a fadiga dos trabalhadores e reduzir a possibilidade de acidentes no canteiro;
- Monitoramento de estrutura: na fabricação do concreto é possível inserir sensores sem fio para monitorar a incidência de carga e eventos na estrutura. É útil em obras de infraestrutura, como pontes e viadutos, por exemplo. Nestes casos, essa tecnologia pode facilitar intervenções de manutenção. Isso poderia evitar, por exemplo, acidentes como o afundamento do viaduto em São Paulo.