sexta-feira, fevereiro 26, 2021

Josué Eraldo da Silva responde se é importante saber as novidades na construção civil

Para o Diretor Executivo da construtora Jacitara de Indaiatuba, Josué Eraldo da Silva entende que o setor construtivo está sempre evoluindo e trazendo novas novidades capazes de transformar os métodos construtivos, tornando cada processo mais otimizado, eficiente e ágil.

Guiada pela alta competitividade, a construção civil vem sendo cada vez mais moldada e transformada. É normal que as áreas de diversifiquem, isso porque ela passa constantemente por mudanças em curto prazo de tempo, onde a tecnologia é muito rápida e está sempre se aperfeiçoando.

Dessa forma, segundo Josué Eraldo da Silva, para obter bons índices de produtividade é preciso optar pela tecnologia. Isso porque através dela é possível gerar eficiência e qualidade em cada processo. Para ajudar a conquistar isso há novidades na construção civil que prometem revolucionar o setor.

De acordo com Josué Eraldo da Silva, a tecnologia e suas bem exploradas no sentido de estarem integradas às mais inúmeras novidades na construção, onde é possível contar com produtividade, redução de custos e rentabilidade elevada.

Conheça algumas dessas tecnologias:

Já ouviu falar da loT?

No universo da construção civil, a IoT (internet das coisas) vem transformando o meio de gestão de obras.

Mas o que consiste esse sistema?

“Trata-se da instalação de sensores nos equipamentos onde é possível monitorá-los à distância. Dessa forma, há a possibilidade de antecipar-se a falhas e minimizar prejuízos decorrentes de paralisações inesperadas” – menciona Josué Eraldo da Silva.

Há ainda a possibilidade de inserção de etiquetas para Identificação por Rádio Frequência (RFID) em canteiro de obras permite rastrear materiais e equipamentos. Que consiste na ideia de evitar que sejam roubados ou perdidos. Esses sensores são capazes de acompanhar a vazão nas torneiras e, assim, monitorar o consumo de água.

A loT ainda é responsável por elevar a segurança e a produtividade dos trabalhadores no canteiro. Nos Estados Unidos, a Lettire Construction vem aproveitando essa solução. A empresa a usa para gerenciar as atividades de seus funcionários.

Há diversas aplicações importantes da IoT na construção civil, que são:

  • Os sensores vestíveis: Permitem monitorar a fadiga dos trabalhadores e reduzir a possibilidade de acidentes no canteiro;
  • Monitoramento de estrutura: na fabricação do concreto é possível inserir sensores sem fio para monitorar a incidência de carga e eventos na estrutura. É útil em obras de infraestrutura, como pontes e viadutos, por exemplo. Nestes casos, essa tecnologia pode facilitar intervenções de manutenção. Isso poderia evitar, por exemplo, acidentes como o afundamento do viaduto em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ultimas Notícias

Temporal alaga vias, inunda imóveis e derruba árvores em Campinas

Maior índice de chuvas foi registrado na Avenida Orosimbo Maia, com 46 milímetros...

Vinhedo abre processo seletivo para 12 vagas temporárias para médicos; veja áreas de atuação

Oportunidades são para profissionais das áreas de clínico geral, pediatria e medicina de família. Vinhedo abriu processo seletivo...

'Se tiver vacina para comprar, vamos comprar', diz Dário ao sinalizar Campinas em consórcio

Prefeito diz que aquisição pode ser feita com repasses de ministério ou remanejamento interno. Metrópole inicia na segunda-feira...

Mogi Guaçu restringe circulação e fecha farmácias e mercados; cidade é 1ª da região a adotar medidas mais restritivas

Regras passam a valer na madrugada de terça-feira (2) e foram adotadas após aumento em casos, mortes e...

Hortolândia recebe 2ª edição de festival de grafite neste final de semana

Intervenção artística ocorre sábado e domingo, das 9h às 18h, na Unidade Cultural 'Arlindo Zadi', bairro Jardim Amanda....
- Advertisement -