segunda-feira, abril 12, 2021

A vitrine da sua loja pode ajudar a aumentar as suas vendas em até 25%


Marcos Andrade, vice-presidente da ABIESV e CEO da Expor Manequins, explica que o Visual Merchandising é uma ferramenta vital, especialmente para pequenos e médios varejistas.
Divulgação: ACIC
É muito comum você estar passeando pela rua ou em um shopping e de repente ser tomado pelo desejo de algo que viu em uma vitrine. Na maioria das vezes, nem temos a necessidade de comprar aquilo, porém o visual chama tanta atenção que paramos e prestamos atenção no produto exposto porque somos atraídos a ele. E isso não acontece à toa, as vitrines são pensadas justamente com o objetivo de atrair a atenção e despertar interesse do consumidor, e isso faz parte do que chamamos de Visual Merchandising. Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), 80% das decisões de compra acontecem ainda na vitrine, e a reformulação de uma vitrine pode aumentar em até 25% as vendas.
O objetivo dessa ferramenta estratégica utilizada pelos varejistas é simples: trabalhar o ambiente do ponto de venda e atrair mais clientes, consequentemente, aumentar as vendas. A vitrine não é apenas um acessório dentro de uma loja, ela exerce um papel fundamental. Uma pesquisa da The Global Association for Marketing at Retail afirma que a visão é responsável por 83% das decisões de compra do consumidor.
De acordo com Marcos Andrade, vice-presidente Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (ABIESV) e CEO da Expor Manequins, a vitrine de uma loja deve ser impactante para levar esse cliente para dentro da loja. Além disso, ele acredita que essa é uma boa estratégia para micro ou pequenos varejistas que não têm como competir com os grandes players em investimentos em campanhas pagas.
“É importante conhecer o seu público-alvo, a tribo para a qual você quer falar. Ao conhecer bem o cliente você faz uma vitrine impactante para ele. Sua loja pode estar ao lado de uma grande varejista. Se o cliente passar pela sua loja e se identificar com o que vê na sua vitrine ele vai entrar. É marketing de guerrilha puro. Esse investimento na vitrine é ainda mais imprescindível para os pequenos empreendedores que não têm verba para grandes campanhas publicitárias, ações de marketing etc.”, conta o CEO.

Divulgação: ACIC
Andrade diz ainda que 85% das vendas vêm da vitrine e 23% das pessoas são repelidas por ela. Ou seja, se o trabalho na vitrine não for bem esquematizado, isso pode afastar um cliente em potencial.
“A vitrine reflete um anseio do cliente. Se você vende roupas para festas isso deve estar bem claro na sua vitrine para que pessoas não entrem para procurar roupa de treino esportivo, por exemplo. É perda de tempo da pessoa e do vendedor.”, explica o vice-presidente da ABIESV.
De acordo com ele, a primeira pergunta a ser feita é: para quem você quer que a sua loja fale? “Às vezes ouvimos do lojista que ele quer vender para a mãe e sua filha adolescente, por exemplo. É complicado porque são tribos diferentes que exigem comunicações diferentes e nós sempre alertamos para esse detalhe. O foco é na mãe? Então, tudo deve ser voltado a ela e um corner na loja com produtos e lembrancinhas que possam interessar à filha pode ser um caminho.”, sugere o especialista.
Outra questão importante é se você vende roupas ou moda? Moda tem a ver com gosto, expressa um desejo e agrega valor à marca, e isso também reflete na ambientação da loja, cujos elementos como os manequins, a iluminação, as cores etc. devem contar uma história.
“Trata-se de técnica de storytelling aplicada ao varejo físico com o objetivo de encantar o cliente.”, explica o especialista.
Dicas de Visual Merchandising
1. Iluminação
A luz é capaz de provocar muitas emoções, sentimentos e sensações e em uma vitrine não é diferente. Apostar em uma boa iluminação é dar um passo a mais nesse jogo de conquista. As luzes amarelas conferem um ar mais intimista e aconchegante. As brancas mais potentes são mais vibrantes e dão um ar mais alegre e movimentado. Já as mais claras, em tons pastéis, proporcionam uma sensação de relaxamento. Além disso, a direção da luz e o foco também interferem na disposição das peças e nas sensações que a vitrine e os produtos podem provocar nos clientes.
2. Equilíbrio
Você já ouviu a frase: “menos é mais”? Pois ela se aplica ao Visual Merchandising, o segredo é ter equilíbrio. A quantidade e a organização de itens da sua vitrine precisa ser um ponto muito importante e levado a sério no momento de criá-la. O espaço não pode estar muito cheio, dando a sensação de bagunça. Dessa maneira, o cliente pensará que a loja está desesperada em vender, sem se importar com a experiência que oferece. Por outro lado, também não pode estar demasiadamente vazia, porque pode dar a impressão de que a loja não tem variedade e também não possui um estoque capaz de atender a demanda.
3. Sonorização
A audição ocupa o segundo lugar no sentido que mais influencia um consumidor (11%), assim, uma boa sonorização de ambiente pode fazer com que o cliente sinta-se mais confortável e, consequentemente, passe mais tempo dentro da loja, o que tende a aumentar as vendas. Um estilo de música que atenda aos interesses do seu público alvo é uma boa opção.

Divulgação: ACIC
4. Design
Invista na padronização da sua marca/loja. A psicologia das cores pode ser muito bem aplicada aqui, escolha cores que transmitam a identidade da marca e a utilize em tudo relacionado ao produto, para que os consumidores associem as informações de forma rápida. Tudo, da fachada às fontes utilizadas, deve seguir o mesmo padrão.
5. Disposição dos produtos
Já parou para pensar que apenas uma mudança no layout da sua loja, pode fazer toda a diferença nas vendas? A disposição correta dos produtos deve chamar a atenção para o seu objetivo de venda. Não exponha tudo na vitrine, escolha as peças que você quer destacar e crie pontos de foco para elas. Capriche também nos hot points, que normalmente são próximos ao caixa, à vista dos clientes, e englobam os produtos que tendem a gerar o maior faturamento.
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