quarta-feira, maio 5, 2021

Adriana Dibo da Cruz é uma das semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ela sugeriu trouxinha de abobrinha com atum Coqueiro. A receita foi escolhida na segunda fase que teve o penne ao molho vermelho como prato principal. Adriana Dibo da Cruz está entre os 12 semifinalistas da segunda rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
A professora Adriana Dibo da Cruz, de 45 anos, de São Carlos, apostou na receita de trouxinha de abobrinha com atum Coqueiro para acompanhar o penne ao molho vermelho, que era o prato principal da etapa, e é uma das semifinalistas desta segunda rodada do concurso Tá Combinado.
Ela conta que sua afinidade com a gastronomia vem da infância. Com a avó materna Carola, participava dos mutirões para fazer nhoque. “Tinha uma mesa comprida e ela colocava os netos pequenos para ajudar. Eu era a menorzinha e fazia a conchinha. Foi aí que eu comecei a gostar de cozinha”, relata. Há influências também da avó paterna Jandyra, que era a maior cozinheira de todas, mas ela não deixava a neta entrar na cozinha.
Nos tempos de faculdade de Odontologia e da pós-graduação, Adriana passou a comandar o fogão, pois, morando sozinha tinha que se virar. Entre os amigos e até nas viagens para acampar, ela era a cozinheira oficial. “Cozinhar sempre foi um hobby ou mesmo uma defesa. Para não comer comida ruim, preferia fazer eu mesma”, diz.
Como as avós não tinham livros de receitas e era isso que Adriana gostaria de ter recebido de herança de ambas, ela começou a pesquisar na internet e ver como outras pessoas faziam os preparos que fizeram parte da convivência com as avós. Curiosa e sempre buscando aprender, ela foi ganhando terreno e além de replicar receitas, também gosta de misturar ingredientes doces e salgados e inventar.
Para criar a trouxinha de abobrinha com atum, ela pensou primeiramente nos ingredientes que gosta de comer e mergulhou nas pesquisas sobre comida italiana. Também vi no site do Tá Combinado as receitas que ganharam na primeira rodada.
“Queria inventar algo diferente e fazer um tipo de bolinho. Vi que existem receitas italianas com abobrinha nesse formato, como se fosse treliça, mas elas tinham carne, que é algo que eu não como. Então, me inspirei e criei um novo prato que me agradasse”, explica. Deu certo! Adriana está na disputa para a segunda vaga na final do concurso.
Veja a receita:

Crédito: Arquivo pessoal
Trouxinha de abobrinha com atum Coqueiro
Ingredientes:
1 lata de atum Coqueiro sólido ao natural
A mesma medida de batata crua ralada
1 abobrinha italiana
1 colher de sopa de alcaparras picada
Sal, pimenta-do-reino, orégano e tomilho a gosto
Azeite a gosto
Modo de preparo:
Inicie cortando a abobrinha em tiras no sentido do comprimento. As tiras devem ser compridas e ter espessura fina, regular, o mais largo quanto possível, englobando um filete de casca e, de preferência, não incluir a parte da semente. Use um mandolim ou um descascador de legumes, pois o corte com faca demanda muita habilidade. Coloque as tiras em um recipiente com água filtrada e sal até o uso. A parte interna da abobrinha, com sementes, pode ser reaproveitada em outra receita.
Rale a batata crua em um ralador grosso. Coloque em um recipiente e lave bem com água, até a água sair limpa. Deixe de molho em água filtrada por 5 minutos com sal e vinagre. Na sequência, lave novamente, esprema o excesso de água com a mão e deixe secando sobre uma peneira ou papel. Será utilizada a mesma medida da lata de atum. Em um recipiente, adicione o atum, a batata e todos os outros ingredientes da lista para o recheio. Misture bem.
Montagem das trouxinhas
Entrelace no mínimo 4 tiras de abobrinha no formato de cruz (2 perpendiculares às outras duas). Sobre o centro da cruz disponha aproximadamente 1 colher de sopa de recheio. Feche as laterais formando uma trouxinha. A parte do fechamento deve ser colocada para baixo sobre uma assadeira untada com azeite ajustando bem para não abrir. Regue as trouxinhas com azeite a gosto e moa pimenta-do-reino. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºc (fogo médio) por 20 minutos. Sirva quente!
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com penne ao molho vermelho?
Initial plugin text
Clique aqui para conhecer os outros semifinalistas da segunda fase do concurso Tá Combinado.

Ultimas Notícias

Covid-19: Campinas abre agendamento da vacinação para maiores de 60 anos nesta quarta

Cadastro também estará disponível para trabalhadores de saúde a partir de 35 anos....

Covid: Campinas anuncia fim da fila de pacientes à espera por leitos de UTI e enfermaria

Desde que dados foram divulgados pela primeira vez, cidade registrou fila por vagas por 47 dias seguidos. Taxa...

Indaiatuba libera funcionamento do comércio até 22h na véspera do Dia das Mães

Medida é exclusiva para esta sexta (7) e sábado (8) e também se aplica a shoppings e galerias....

Vinhedo cadastra maiores de 60 anos para vacinação contra a Covid-19 e retoma aplicação de 2ª dose da CoronaVac

Cadastro deve ser feito pela internet e não garante o agendamento, já que as doses serão aplicadas conforme...

Campinas confirma mais 20 mortes por Covid-19 e totaliza 3.074; infectados são 94.291

Boletim desta quarta indica que novas vítimas são 15 homens e 5 mulheres. Levantamento indica mais 1.021 casos...
- Advertisement -