quinta-feira, março 4, 2021

Aluno testa positivo e é segundo caso de Covid-19 em escola estadual de Campinas


De acordo com Secretaria de Educação, estudante teve contato com infectado fora do ambiente escolar. No início do mês, coordenadora pedagógica do colégio no DIC I já havia testado positivo para a doença. Aluno da rede estadual de ensino em atividade presencial na escola em setembro de 2020
Divulgação/Secretaria da Educação
Um aluno da Escola Estadual Deputado Eduardo Barnabé, na região do DIC I, em Campinas (SP), testou positivo para Covid-19. É o segundo caso da doença na unidade. No início do mês, uma coordenadora pedagógica foi diagnosticada com o coronavírus.
A confirmação não interfere nas aulas presenciais, retomadas em 8 de fevereiro, e apenas o aluno e os estudantes e funcionários que tiveram contato com ele permanecerão afastados, em atividades remotas.
Em nota, a Secretaria de Educação do estado informou que o aluno que testou para Covid-19 teve contato com um caso positivo fora do ambiente escolar.
“Assim que a escola foi informada, todos que tiveram contato com ele foram orientados a procurar o serviço de saúde e realizarem o teste e todos foram afastados para realizar as atividades remotamente. A vigilância sanitária foi comunicada”, diz o texto.
Ainda segundo a pasta, todos os casos são acompanhados por meio do Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19″.
Outras escolas
Duas escolas da rede privada de Campinas (SP) anunciaram na última terça-feira (9) a suspensão das aulas presenciais após a confirmação de casos positivos da Covid-19 em funcionários e alunos.
A suspensão das aulas presenciais nos colégios Liceu Salesiano e Poliedro também já havia sido registrada em pelo menos outras três unidades da cidade, entre elas um colégio que enfrenta um surto com pelo menos 47 infectados.
De acordo com Andrea Von Zuben, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas, o caso relacionado do Instituto Educacional Jaime Kratz, que teve dezenas de infectados, envolve uma “quebra de barreira sanitária”.
“Antes de começarem as aulas, eles fizeram um dia de planejamento em um local fora da escola. Identificamos fotos de muitas pessoas aglomeradas, sem uso de máscara. Quando não houver distanciamento, não houver uso de máscara, vai acontecer mesmo”, disse.
Segundo Andrea, o surto na unidade não teria relação com a volta às aulas. Ela disse que a comunicação do caso deveria ter sido feita imediatamente à Vigilância. “A partir de dois casos é surto, e não pode ter um surto sem que a gente saiba. A notificação é compulsória, e é obrigatório que a Vigilância vá até o local”, explica.
E-mail enviado aos pais pelo Instituto Jaime Kratz
Reprodução/EPTV
MP pede esclarecimentos
Diante dos registros de infectados, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) pediu esclarecimentos às escolas particulares da cidade que registraram casos de Covid-19 entre alunos e funcionários e suspenderam as aulas presenciais.
De acordo com o MP, o promotor Rodrigo Augusto de Oliveira instaurou procedimento administrativo para apurar detalhes dos fatos e sobre os protocolos de segurança adotados pelo Instituto Educacional Jaime Kratz e o Colégio Farroupilha. A Diretoria de Ensino também foi notificada para se manifestar sobre o caso.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Sanasa interrompe fornecimento de água em quatro bairros de Campinas nesta quinta

Obras acontecem das 8h às 17h. Recomendação é de que moradores façam a...

Hortolândia antecipa fase vermelha e endurece restrição na circulação de pessoas entre 20h e 5h

Decreto publicado nesta quarta-feira permite abertura apenas de serviços essenciais durante o dia e, no período noturno, somente...

Com aumento de internações, Campinas enfrenta dificuldades para ampliar leitos de UTI Covid

Nº de internações pela doença nos sistemas público e particular cresceu 41% na metrópole entre janeiro e março...

Caminhoneiro morre atropelado durante manifestação em rodovia de Paulínia, SP

Motorista de 40 anos participava de protesto na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332). Caminhoneiro é atropelado e morto...

Vídeo flagra motociclista em movimento sendo atingido por galho em Campinas; assista

Acidente ocorreu na tarde desta quarta-feira (3), no Jardim Campos Elíseos. Vítima sofreu ferimentos leves, segundo testemunhas. ...
- Advertisement -