terça-feira, abril 13, 2021

AME Campinas reabre como hospital de campanha exclusivo para Covid-19


Nesta quinta, unidade tem cinco leitos de enfermaria para receber pacientes e outros cinco de UTI serão instalados até sábado. Transferência de pacientes será pela central de regulação do estado. AME Campinas tem 1° dia como hospital de campanha para pacientes com Covid-19
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Campinas (SP) está apto a receber os primeiros pacientes a partir da tarde desta quinta-feira (25), quando volta a ser exclusivo para atendimento de Covid-19. A unidade reabriu com cinco leitos de enfermaria e a expectativa é que tenha outros cinco de UTI no sábado (27). No total, serão instalados mais 20 de UTI de forma gradual até o fim do mês.
As cinco vagas iniciais foram disponibilizadas a partir de meio-dia desta quinta-feira e, até por volta de 13h, nenhum paciente foi transferido. A regulação é feita pelo estado, já que a unidade não atenderá com demanda espontânea.
Para se tornar hospital de campanha, o AME passou a ter 280 funcionários para atendimento de Covid-19 e, segundo o diretor técnico, Pedro Tenório, possui estoque de insumos para funcionar normalmente, sem previsão de que acabem.
“Atualmente a gente está tranquilo com nossos insumos, a gente sempre está em contato com Secretaria Estadual de Saúde para nos auxiliar no processo de compra, mas até o presente momento temos insumos para os 30 leitos funcionarem”.
AME Campinas preparado para receber pacientes com Covid-19
Jonatan Morel/EPTV
Antes, no atendimento das especialidades, a unidade contava com 190 profissionais de saúde. Portanto, houve acréscimo de 90 novos trabalhadores.
Atendimento de especialidades
O AME já havia sido usado exclusivamente para Covid-19 em 2020, mas passou a realizar consultas de especialidades – função para qual foi construído – quando os números de novos registros da doença caíram, em outubro.
Agora, a unidade deixa de atender provisoriamente as 16 áreas médicas para funcionar como um hospital de campanha.
Segundo o diretor, os serviços ambulatoriais, de pós-operatório e exames que o AME realiza ocorreram até dia 19, antes da interrupção para adaptações do prédio. A partir de agora, as demandas serão reagendadas. A unidade registrava média de 5,8 mil consultas e 300 cirurgias por mês.
Leitos prontos para receber pacientes de Covid-19 no AME Campinas
Jonatan Morel/EPTV
Abertura gradativa e capacidade
Tenório diz que a abertura de leitos de UTI é gradativa em virtude da necessidade de preparativos.
“Nós adiantamos, estava previsto para dia 29 [AME como hospital de campanha], estão chegando insumos, materiais, os profissionais. É gradual para garantir segurança”, ponderou. Segundo ele, a equipe total do hospital de campanha deve ter cerca de 280 profissionais, incluindo 45 médicos.
“A equipe foi mantida, tivemos remanejamentos e realizamos novas contratações”, falou sem indicar dados específicos. Questionado sobre a capacidade de expansão do AME, após abertura dos 30 leitos previstos inicialmente, ele alegou que as intermediações são feitas pela Secretaria Estadual da Saúde. “É uma unidade adaptada, é preciso ver se comporta a demanda. Não consigo falar”.
VÍDEOS: últimas notícias sobre a região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Avião da Azul faz pouso de emergência no Galeão após piloto relatar fumaça a bordo

Dois passageiros que se sentiram mal durante a situação precisaram ser atendidos pelo...

DIG prende suspeito e apreende fios roubados que seriam trocados por drogas em Indaiatuba

Policiais civis também localizaram porções de entorpecentes, simulacro de revólver, faca e cerca de R$ 2,5 mil em...

Em 100 dias, rede municipal atende o equivalente a 11% da população de Campinas com suspeita de Covid-19

Percentual representa cerca de 133 mil pessoas que procuraram consulta médica em UBSs, UPAs ou nos hospitais mantidos...

Campinas abre agendamento da vacinação contra Covid-19 para maiores de 67 anos

Cadastro deve ser feito no site, onde será informado horário e local de aplicação. Cidade conta com cinco...

Banco de leite da Maternidade em Campinas atinge nível mais crítico da pandemia; veja como doar

Hospital tem estoque de 139 litros, volume 30,5% inferior aos 200 indicados como mínimo ideal, e reivindica doações....
- Advertisement -