terça-feira, maio 18, 2021

Amparo descumpre fase vermelha do Plano São Paulo ao liberar academias e salões de beleza


Decreto permite que cabeleireiros atendam um cliente por vez e academias mantenham 25% da capacidade. Governo estadual afirma que município e Ministério Público serão notificados. Amparo contraria fase vermelha e libera funcionamento de academias e salões de beleza
Com 135% de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 180% nos leitos de enfermaria na Santa Casa Anna Cintra, a Prefeitura de Amparo (SP) liberou, em desrespeito ao Plano São Paulo, que academias e salões de beleza recebam clientes.
O decreto, publicado na sexta-feira (9), permite que os salões de beleza recebam um cliente por vez e que as academias funcionem com 25% da capacidade. A cidade soma 117 mortes por Covid-19 e teve que abrir um hospital de campanha por conta do sufoco no sistema de saúde, com filas de espera por leitos.
No outro hospital do município, o Beneficência Portuguesa, a taxa de ocupação era de 90% na UTI e 110% na enfermaria até domingo (11).
Ao justificar a medida, o secretário municipal de Governo, João Campos, afirma que a liberação das academias visa facilitar a situação de pacientes que têm prescrição médica para fazer exercícios.
Secretário de Governo de Amparo argumenta que abertura de salões de beleza se deve à insuficiência de servidores para fiscalizar medidas
Reprodução/EPTV
Já sobre os salões, o argumento é que a prefeitura não possui capacidade suficiente para fiscalizar todos os setores econômicos e, com a abertura deste e das academias, a cobertura será mais efetiva.
“A fiscalização não consegue dar conta de fiscalizar todos os salões de beleza, então muitas vezes ocorre isso. Com esses dois setores que vão voltar a funcionar agora (…) com a força tarefa a gente consegue fazer uma fiscalização mais efetiva em relação a isso”.
Fase vermelha não libera salões e academias
O Departamento Regional de Saúde 7 (DRS-7), que abrange as cidades da região de Campinas, deixou a fase emergencial do Plano SP e voltou à fase vermelha a partir desta segunda-feira (12). O avanço permite a retomada de alguns setores, como lojas de materiais de construção, mas não inclui salões de beleza e academias. Estes serviços só podem funcionar na fase laranja.
Estado volta à fase vermelha; veja o que abre e o que segue fechado
A fase vermelha também manteve algumas regras praticadas na emergencial, como o toque de recolher. Outra mudança é a permissão de aulas presenciais, mas a medida deve ser regulamentada pelas prefeituras.
No caso de Campinas, por exemplo, a retomada das escolas começa em 19 de abril nas redes particular e estadual, enquanto as unidades municipais reiniciam no dia 26.
O que diz o governo estadual
Por meio da assessoria de imprensa, o governo de São Paulo afirmou que notifica as prefeituras que descumprem o Plano São Paulo, além de informar o caso ao Ministério Público.
Os decretos estaduais de enfrentamento à pandemia prevalecem sobre normas editadas pelos municípios e as administrações locais têm autonomia para ampliar as restrições, não flexibilizá-las, informou o governo.
“A Secretaria de Desenvolvimento Regional conta com a colaboração de todos os 645 municípios de São Paulo para ações de combate ao coronavírus e proteção da saúde da população”, conclui.
Hospital de campanha de Amparo, durante fase de preparação
Rogério Areias/Divulgação
Initial plugin text
Veja mais notícias a região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Polícia Militar prende dois homens por tentativa de furto a salão de beleza em Paulínia

Dupla estava no interior de salão de cabeleireiro quando policiais chegaram e fizeram...

Veja quem são os 12 semifinalistas da quinta rodada do concurso Tá Combinado

Entre as pessoas que se inscreveram, foram selecionadas as receitas que melhor combinam com o suflê de couve-flor;...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos nesta terça, 18 de maio

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Leito de UTI Reprodução/TV Globo As prefeituras...

Polícia encontra idosa em situação de maus-tratos e prende filho por violência doméstica em Campinas

Vítima de 79 anos contou que era agredida pelo homem. Vizinha chamou a corporação após ouvir os gritos...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 18 de maio de 2021

Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o...
- Advertisement -