sábado, abril 17, 2021

Após morte de Perugini, família agradece mensagens de carinho, médicos e destaca 'legado de muito trabalho e esperança'


Aos 65 anos, prefeito de Hortolândia (SP) estava internado há dois meses em SP com Covid-19 e teve óbito confirmado nesta quinta. Político foi eleito para comandar a cidade por quatro vezes. Morte Angelo Perugini: veja fatos da vida do prefeito de Hortolândia
“Legado de muito trabalho e, sobretudo, de esperança de que Hortolândia pode ser ainda melhor”. A família do prefeito Angelo Perugini (PSD) divulgou uma nota na tarde desta quinta-feira (1) em que faz homenagem ao político que morreu por complicações da Covid-19, nesta manhã, e agradece por mensagens de carinho e apoio, além dos médicos de dois hospitais onde ele foi atendido.
O chefe do Executivo, de 65 anos, estava internado há dois meses na UTI de um hospital em São Paulo. Ele foi eleito para comandar a cidade do interior de São Paulo por quatro vezes.
Íntegra da mensagem
“Agradecemos a todos, de coração, pelas orações, pensamentos positivos, boas energias, mensagens de apoio e inúmeras manifestações de preocupação e carinho que recebemos desde que nosso amado Ângelo Augusto Perugini recebeu o diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), no dia 1º de fevereiro.
Nesses 59 dias, ele lutou bravamente contra a doença, como fez a vida toda, seja pela harmonia e bem-estar da família, seja pelo desenvolvimento de Hortolândia e, principalmente, pela melhoria das condições de vida do povo hortolandense.
Nosso agradecimento, também, aos médicos dos hospitais Samaritano, em Campinas, e 9 de Julho, em São Paulo, que se empenharam e fizeram o máximo para que ele pudesse vencer a doença, se recuperar e se restabelecer.
O homem humilde, pai amoroso e gestor público comprometido, que lutou pela emancipação de Hortolândia e transformou a cidade em quatro mandatos, foi na manhã desta quinta-feira (1ª) ao encontro do Pai, que, certamente, o receberá de braços abertos.
Fica, no entanto, o legado de muito trabalho e, sobretudo, de esperança de que Hortolândia pode ser ainda melhor, pois tem um povo esperançoso e trabalhador.”
Veja a repercussão no meio político
Relembre a última entrevista de Perugini à EPTV
Perugini completaria 66 anos em 6 de abril. Outra homenagem foi feita na página dele em rede oficial.
Initial plugin text
Histórico
Na manhã desta quinta, a Prefeitura de Hortolândia havia informado que ele havia tido um significativo agravamento no quadro clínico e algumas funções cerebrais poderiam ter sido afetadas. Na segunda-feira (29), a assessoria do governo municipal afirmou que o estado de saúde de Perugini era gravíssimo. O sepultamento será em Jacutinga (MG), cidade onde nasceu.
Inicialmente, o político recebeu atendimento no Hospital Samaritano, em Campinas (SP). Já no dia 3 de fevereiro, acabou transferido para a capital.
O prefeito eleito de Hortolândia, Angelo Perugini
Reprodução / EPTV
Após seis dias, com o agravamento do caso, foi intubado. Segundo a apuração da Globo São Paulo, Perugini estava internado no Hospital 9 de Julho.
No dia 15 de fevereiro, a Câmara dos Vereadores aprovou o afastamento de Perugini e o vice-prefeito, Zezé (PL), assumiu a prefeitura interinamente.
Angelo Perugini, ex-prefeito de Hortolândia
Fabiano Cavalcante
Perfil
Mineiro de Jacutinga, Angelo Augusto Perugini nasceu no dia 6 de abril de 1955, saiu de casa aos 10 anos e decidiu ser padre. Participou de movimentos sociais relacionados à luta por terra e moradia, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) o que acabou o levando ele para a política.
O chefe do Executivo chegou a Hortolândia em 1981 e foi vereador quando a cidade ainda era um bairro de Sumaré. O político atuou como uma das vozes da emancipação do município, em 1991. De 1997 a 2000, foi vice-prefeito e atuou na implantação do Hospital Municipal Governador Mário Covas, quando era secretário de saúde.
Perugini foi prefeito de Hortolândia por quatro oportunidades, sendo escolhido para o cargo em 2004, 2008, 2016 e 2020. Além de comandar a cidade, também foi deputado estadual, eleito em 2014.
Angelo Perugini, prefeito de Hortolândia
Prefeitura de Hortolândia
O político foi filiado ao PT por 36 anos. No dia 1º de março de 2016, ele se desligou do partido e se filiou ao PDT. Já em 2020, para concorrer novamente à prefeitura, se transferiu para o PSD.
No ano que foi eleito para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em 2014, quando ainda era do Partido dos Trabalhadores, Perugini atuou na campanha que fez Hortolândia ser uma das duas cidades do estado onde a então candidata à reeleição pelo PT Dilma Rouseff venceu Aécio Neves (PSDB), no segundo turno do pleito presidencial. O outro município foi Monte Mor (SP).
Ele foi casado com a ex-deputada federal e estadual Ana Perugini e deixa três filhos. Veja, abaixo, entrevistas dele à EPTV, afiliada da TV Globo, e ao G1 quando foi conduzido à prefeitura pela quarta vez, no ano passado, com 52,05% dos votos válidos.
Angelo Perugini, prefeito reeleito em Hortolândia, destaca prioridades para o 4° mandato
Reeleito, Angelo Perugini explica os projetos para o novo mandato em Hortolândia
Repercussão
A morte de Angelo Perugini repercutiu no meio político. O prefeito foi lembrado e homenageado por líderes e colegas, entre eles o governador de São Paulo, João Doria, o prefeito de Campinas (SP), Dário Saadi (Republicanos), e o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Veja as mensagens.
Angelo Perugini, prefeito de Hortolândia, durante campanha nas eleições de 2020, quando foi eleito pela quarta vez
Reprodução/Facebook
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Médica sanitarista e ex-diretora de Saúde de Campinas, Maria Haydée morre aos 69 anos

Defensora da saúde pública, Haydée também atuou como presidente do Conselho Municipal...

Em um dia, Conexão Solidária arrecada 163 toneladas de alimentos nas regiões de Campinas e Piracicaba

Terceira etapa da campanha organizada pela EPTV e prefeituras ocorreu neste sábado. Doações serão destinadas às famílias em...

Operação toque de recolher fecha 12 estabelecimentos e lacra 1 em Campinas nesta sexta

Balanço divulgado neste sábado (17) pela prefeitura mostra que, de 18 de março, data em que as fiscalizações...

Acidente em Valinhos deixa 5 feridos e mobiliza bombeiros de três cidades

Colisão entre dois veículos ocorreu na Estrada dos Jequitibás. Vítimas, dentre elas uma mulher que estaria grávida, foram...

Covid-19: cresce em 27% o número de vacinas em fase final de estudos

A corrida para o desenvolvimento de vacinas contra Covid-19 teve um aumento de 27% em novos antígenos em etapa final de testes — a...
- Advertisement -