sábado, abril 17, 2021

Após um ano do 1º caso de Covid na região de Campinas, famílias em luto relatam sofrimento: 'Era difícil segurá-lo em casa'


Ao longo do último ano, 1.997 pessoas morreram na metrópole e 4,6 mil em toda a região. Veja histórias de quem convive com a perda de familiares, alguns que não se protegiam e outros que cumpriam a quarentena. Cristiane com o pai em foto retirada na última vez que se viram no aniversário dos dois, em fevereiro de 2020
Arquivo Pessoal
Campinas (SP) completou um ano da pandemia do coronavírus neste sábado (13) com hospitais em colapso diante do alto número de infectados graves e 1.997 vidas perdidas. O G1 conversou com famílias da região que viveram a incerteza da cura e agora compartilham o luto após a morte de entes queridos.
Foram vítimas do desconhecimento em relação ao tratamento no início da pandemia, também de doenças que já possuíam e até de um relaxamento nas medidas de prevenção, como uso de máscara. Veja as histórias abaixo.
Covid: um ano após primeiro caso, Campinas tem 1.997 mortos e UTIs no limite
VÍDEOS: Veja fatos que marcaram o 1º ano da pandemia da Covid-19 em Campinas
1 ano da pandemia de Covid em Campinas: veja fatos que marcaram
Último aniversário
Cristiane Caldeira se emociona ao falar sobre a morte do pai, Amadeu Marques Caldeira, de 78 anos. Ele faleceu em 26 de abril em Sumaré (SP), pouco mais de um mês depois do inicio da pandemia. A última vez que ela conseguiu ver o pai foi no aniversário deles, em fevereiro.
“Meu pai trabalhava com pequenos consertos na vizinhança, muito requisitado e era difícil segurá-lo em casa. Quando ia fazer algum serviço, não usava máscara.”, conta.
Os sintomas apareceram no dia 16 de abril, mas ele foi tratado como paciente de dengue durante dez dias. Amadeu foi internado um dia antes da morte e realizou o exame PCR quando foi entubado. Os dois pulmões já estavam quase totalmente comprometidos.
Apenas Cristiane, uma irmã e o cunhado puderam acompanhar o caixão. Após o enterro, ela teve que cumprir isolamento preventivo durante duas semanas longe de todos.
Caçula da família
Bruno Benedito Ribeiro, de 30 anos, faleceu em 7 de maio vítima da Covid-19 em Indaiatuba (SP). Ele era o irmão caçula da Adriene e Andrea Leal. Andrea comenta que perder o irmão tão jovem teve um impacto forte em toda família. Uma sobrinha, de idade próxima a Bruno, tem frequentado a terapia. O pai deles ainda vai ao cemitério quase todos os dias.
“Ele sempre acreditou na doença, comprou máscara, luva e álcool em gel para todos. Não posso afirmar porque não sou médica, mas a impressão que tive ao ler os relatórios é que ninguém sabia como proceder e tudo que estavam fazendo eram testes”, relata Andrea.
Bruno trabalhava em uma farmácia e foi internado no inicio de abril. Ele tinha diabetes.
Bruno com as irmãs e o restante da família em foto tirada antes da pandemia
Arquivo pessoal
‘Fico esperando ele ligar’
Antônio Odair Martins, aposentado de 67 anos, faleceu em 16 de julho, o mês mais fatal da pandemia até agora. Deixou para trás uma esposa, que sobreviveu à Covid-19, e três filhos, em Indaiatuba.
Seu Oda, como era conhecido, fez uso das medidas de proteção, segundo a família, mas não adiantou. Ele foi internado durante uma madrugada e foi para a UTI no dia seguinte. Apesar da atenção da equipe médica, seu Oda não resistiu a três paradas cardíacas.
“Fico esperando ele ligar, mandar uma mensagem. O luto, ele permanece por ele e por todas as famílias que perderam alguém. Não sei se algum dia alguém vai se recuperar de uma perda.“, conta um dos filhos, Marcelo Fazan Martins, de 34 anos, que é professor.
Seu Oda e sua esposa na formatura de Ensino Médio da neta Inaê, em 2016
Arquivo Pessoal
“Tenho vontade de sair gritando na rua, porque todo mundo que tínhamos o mínimo de respeito está perdendo. Dizem que lamentam minha perda mas estão saindo, aglomerando. É cada vez mais comum. Não é ‘mimimi’, nem frescura, nem uma gripezinha”, diz a filha, Inaê Soares de Oliveira, estudante de psicologia, de 21 anos.
* Sob a supervisão de Patrícia Teixeira
VÍDEOS: veja tudo sobre a região de Campinas
.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Médica sanitarista e ex-diretora de Saúde de Campinas, Maria Haydée morre aos 69 anos

Defensora da saúde pública, Haydée também atuou como presidente do Conselho Municipal...

Em um dia, Conexão Solidária arrecada 163 toneladas de alimentos nas regiões de Campinas e Piracicaba

Terceira etapa da campanha organizada pela EPTV e prefeituras ocorreu neste sábado. Doações serão destinadas às famílias em...

Operação toque de recolher fecha 12 estabelecimentos e lacra 1 em Campinas nesta sexta

Balanço divulgado neste sábado (17) pela prefeitura mostra que, de 18 de março, data em que as fiscalizações...

Acidente em Valinhos deixa 5 feridos e mobiliza bombeiros de três cidades

Colisão entre dois veículos ocorreu na Estrada dos Jequitibás. Vítimas, dentre elas uma mulher que estaria grávida, foram...

Covid-19: cresce em 27% o número de vacinas em fase final de estudos

A corrida para o desenvolvimento de vacinas contra Covid-19 teve um aumento de 27% em novos antígenos em etapa final de testes — a...
- Advertisement -