domingo, fevereiro 28, 2021

Asilo clandestino com 11 idosos é interditado em Campinas; três moradores estavam trancados


Vigilância Sanitária identificou que moradores estavam em condições sanitárias inadequadas e local não tinha documentação necessária. Responsável já tinha sido notificada por irregularidade em outro imóvel. Asilo clandestino é descoberto em Campinas nesta sexta-feira (12)
Um asilo clandestino onde viviam 11 idosos com idades entre 62 e 92 anos foi interditado pela Vigilância Sanitária de Campinas (SP) nesta sexta-feira (12). Segundo o órgão, a responsável pelo local já tinha sido notificada, em 22 de janeiro, por manter idosos de forma irregular em outro local.
O imóvel fica na Rua Professor Doutor Ernesto Souza Campos, no Jardim Bandeirantes. Segundo a Vigilância Sanitária, três dos idosos estavam trancados em um cômodo da casa.
O órgão constatou irregularidades na documentação do local, além de falhas sanitárias e estruturais no imóvel, que não era adaptado para idosos.
“Estava em condições, do ponto de vista sanitário, totalmente incorretas. Questões estruturais, não tinha nenhum tipo de contrato, não tinha médico, não tinha registro das medicações. Bastante aglomerado também”, explicou a enfermeira da Vigilância Sanitária de Campinas Ana Lúcia Montini.
O asilo clandestino foi encontrado durante o rastreamento da Secretaria Municipal de Saúde para vacinar contra Covid-19 os idosos moradores de lares de longa permanência. Todos os 11 idosos receberam a vacina.
“E também teve uma questão de ela dificultar a ação de vacinação. Ela omitiu que os idosos estivessem aqui e quando a gente veio com a equipe a gente acabou descobrindo que alguns cômodos no andar debaixo, onde ela disse que estavam vazios e eram do proprietário para locação, a gente descobriu mais idosos lá que estavam trancados”, completou a enfermeira.
Enfermeira da Vigilância Sanitária de Campinas aponta irregularidades em asilo clandestino
Reprodução/EPTV
Reincidente
A mulher responsável pelo local já tinha sido notificada pela vigilância em 22 de janeiro por manter, na região do bairro Taquaral, outro lar para idosos de forma irregular. Ela não foi multada na ocasião, já que houve um acordo para que entregasse os idosos para familiares.
No entanto, segundo a vigilância, ela apenas transferiu os moradores para um novo local, agora no Jardim Bandeirantes.
Em entrevista ao EPTV 1, a mulher, chamada Lucilene Aparecida dos Santos, admitiu que o local é irregular, mas alegou que estava em processo de encaminhamento dos moradores aos familiares. Segundo ela, alguns moram no exterior, o que dificulta a situação.
“Eu trouxe os pacientes para a família de fora vir pegar. Tem idosos aqui que têm parentes nos Estados Unidos, como eu vou mandar de avião nessa pandemia?”, disse.
Lucilene também afirmou que está em processo de regularização de um imóvel com cinco cômodos e quatro banheiros. “Eu jamais manteria uma pessoa desorganizada, passando fome”, disse.
Dos 11 idosos, apenas um seguia no local aguardando remoção até esta publicação.
Asilo clandestino é interditado em Campinas
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Covid: Amazonas e Mato Grosso do Sul lideram aplicações de vacina no país

Os estados do Amazonas e do Mato Grosso do Sul são os que mais vacinaram contra Covid-19 no Brasil,...

Cidades da região de Campinas iniciam semana com 531 vagas de emprego abertas; veja lista

Interessados podem se candidatar a partir desta segunda-feira (1°). Em virtude da pandemia, a recomendação é para que...

Colisão entre carros deixa um ferido em Campinas

Acidente neste domingo (28) foi no cruzamento entre vias John Boyd Dunlop e Silvio Bacheti. Batida entre carros...

Discussão sobre instalação de lixeira termina com duas mortes e feridos em Artur Nogueira

Crime ocorreu na manhã deste domingo (28), em área rural da cidade. Confusão ocorreu após discussão sobre local...

‘Discurso negacionista é desserviço para saúde pública’, diz Rosa Weber

Na decisão que deu neste sábado determinando que o Ministério da Saúde volte a custear leitos de UTI para pacientes com covid-19 nos estados...
- Advertisement -