domingo, maio 16, 2021

Benedito Teles Tersi é um dos semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ele sugeriu sobrecoxa de frango recheada e empanada. A receita foi escolhida na segunda fase que teve o penne ao molho vermelho como prato principal. Benedito Teles Tersi, chamado de chef Benê pelos alunos, está entre os 12 semifinalistas da segunda rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
O professor de gastronomia Benedito Teles Tersi, de 29 anos, está na segunda semifinal do concurso Tá Combinado. Ele se classificou com a receita de sobrecoxa de frango recheada e empanada.
Natural de Birigui, ele mora em Campinas há 18 anos e atualmente trabalha no Instituto de Gastronomia das Américas (IGA) dando aulas de alta confeitaria e de gastronomia internacional, as duas áreas que ele mais gosta.
Apesar de seus pais não cozinharem, ele se aproximou da cozinha aos 9 anos pegando receitas e fazendo gelatina e bolo de caixinha. No começo da adolescência, ele perdeu uma irmã 12 anos mais velha e que cozinhava muito bem. “Quando ela faleceu, acabei cozinhando ainda mais para suprir a falta dela”, relata.
Com 16 anos já sabia que queria estudar Gastronomia, mas acabou fazendo o curso técnico de química e depois entrou em Engenharia Agrícola na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fez dois anos e ao saber que do primeiro curso de Gastronomia em Campinas, trancou matrícula na Unicamp e ingressou na Universidade São Francisco para estudar o que realmente gostava. “Foi um caminho sem volta”, analisa.
Hoje, ele se identifica muito com a pâtisserie francesa e com as culinárias italiana e brasileira. Criar receitas também o atrai e foi isso que o chef Benê, como é chamado pelos alunos, fez para participar do Tá Combinado. “Eu já tinha feito uma receita semelhante. Já sabia a técnica de desossar e fazer a sobrecoxa recheada, mas criei esse recheio justamente para combinar com o penne”, revela.
O teste feito em casa foi servido em um almoço de domingo e agradou a todos da família. “Soube do concurso por uma aluna e minha mãe, que também tinha visto na TV, me incentivou muito a participar. Fui pesquisar e desenvolvi a receita”, completa. O empenho certamente o ajudou a ter sua receita escolhida.
Veja a receita:

Crédito: Arquivo pessoal
Sobrecoxa de Frango Recheada e Empanada
Ingredientes:
4 sobrecoxas de frango Seara
150g de ricota fresca
¼ de maço de espinafre (apenas as folhas)
100g de muçarela
½ cebola picada
1 dente de alho picado
3 ovos
100g de farinha de trigo
150g de farinha de rosca
50g de queijo parmesão
Pimenta-do-reino a gosto
Páprica picante, tomilho fresco, azeite e sal a gosto
Óleo para fritar
Modo de preparo:
Desosse as sobrecoxas de frango e bata com auxílio de um martelo de cozinha para que a carne se distribua melhor. Tempere com sal e pimenta. Tempere a ricota com azeite, sal, tomilho, páprica e pimenta-do-reino e reserve. Em uma panela, refogue a cebola e o alho. Junte o espinafre e refogue rapidamente para que ele não solte água. Reserve.
Montagem:
Disponha a sobrecoxa aberta sobre um plástico filme e espalhe a pasta feita com ricota por cima da carne. Sobre a ricota acomode um pouco de espinafre e no meio a muçarela. Com auxílio do plástico filme, enrole a sobrecoxa para que forme um “rolinho” e leve para gelar por 30 minutos. Retire o plástico e empane na seguinte ordem: farinha de trigo, ovo e farinha de rosca misturada com queijo parmesão.
Frite por imersão em óleo a 180º c até dourar (caso a sobrecoxa seja muito grande, finalize a cocção no forno a 180º c por mais alguns minutos). Sirva a seguir.
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com penne ao molho vermelho?
Initial plugin text
Clique aqui para conhecer os outros semifinalistas da segunda fase do concurso Tá Combinado.

Ultimas Notícias

Furto de cabos de energia interrompe abastecimento de água em Santo Antônio de Posse

Cabos furtados são da bomba que faz a captação de água no Camanducaia...

Senai de Sumaré oferece dois cursos gratuitos de qualificação profissional para pintores

São 48 vagas e inscrições devem ser feitas on-line; aulas acontecerão presencialmente no mês de junho. O prédio...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos neste domingo, 16 de maio

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Arte coronavírus Comunicação/Globo As prefeituras da região...

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 16 de maio de 2021

Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o...

CPI da Pandemia recebe documentos sobre fraude na Saúde do DF

A CPI da Pandemia no Congresso já começou a receber as primeiras informações sobre fraudes na Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal....
- Advertisement -