quarta-feira, abril 14, 2021

Campinas atende 1,2 mil pacientes com sintomas de Covid-19 no sábado e Saúde vê demanda 'acima da expectativa'


Metrópole manteve 14 centros de saúde abertos para receber pacientes com sintomas leves e, com isso, desafogar hospitais para enfrentamento à pandemia. Ação foi repetida neste domingo. Faixa em centro de saúde Campinas com atendimento exclusivo para Covid-19
Reprodução/EPTV
Campinas (SP) atendeu 1,2 mil pacientes com sintomas da Covid-19 nos 14 centros de saúde abertos no sábado (20), segundo dados divulgados neste domingo pela prefeitura. O número é 85% da média de atendimentos que as unidades fizeram na semana passada em dias úteis, no enfrentamento à pandemia, e a diretora de Saúde, Deise Hadich, avaliou que a demanda ficou “acima da expectativa”.
“Tivemos uma quantidade muito significativa de atendimentos para um sábado”, informou a diretora, em nota, ao ressaltar que foram atendidos todos os pacientes que buscaram apoio. Os centros de saúde funcionaram entre 7h e 17h no sábado, e o mesmo horário foi mantido neste domingo. O balanço final da ação será divulgado pelo governo municipal nesta segunda-feira.
A medida buscou direcionar os pacientes com sintomas leves aos centros de saúde com objetivo de desafogar os hospitais da metrópole, restritos a urgências, emergências e trauma. Nas unidades foram feitas avaliações de risco, além da coleta do exame PCR se estivesse dentro do período recomendado.
Os hospitais que atendem pelo SUS municipal seguem recebendo pacientes com Covid-19, mas de forma referenciada, ou seja, transferidos de outras unidades. No sábado, o prefeito, Dário Saadi (Republicanos), destacou que o movimento no pronto-socorro do Hospital Mário Gatti diminuiu com a ação, mas a cidade permanecia com 160 pacientes à espera de leitos de UTI ou de enfermaria.
Covid-19: Campinas confirma mais 21 mortes e chega a 2.116; casos são 76,5 mil
Alta na procura
A média de atendimentos em dias úteis significa um aumento de 45% registrado à época do primeiro pico da pandemia, em julho de 2020, quando as unidades de Campinas contabilizavam 966 por dia.
Próximas ações
Os centros de saúde costumam ficar fechados nos fins de semana, enquanto que em dias úteis há três unidades exclusivas para Covid-19: São Bernardo, Capivari e Costa e Silva. Ao G1, a diretora de Saúde informou que a repetição da medida depende do número de novos casos confirmados.
VÍDEOS: Veja o que é destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

O amor pela cozinha e a superação de desafios

Conheça a história da cozinheira Claudete Machado, de Campinas, que acredita que para...

Governo federal recebe estudo de viabilidade para nova licitação de Viracopos

Etapa é mais um passo para o avanço do processo de relicitação; único consórcio a enviar o documento...

Complementos para sopas e caldos mais saborosos

Veja o que o chef Ricardo Barreiro, de Campinas, indica para dar um toque especial ao preparos que...

Campinas tem mais 34 mortes por Covid-19 e total aumenta para 2.735; casos chegam a 86,5 mil

Balanço divulgado pela prefeitura na tarde quarta-feira (14) mostra mais 660 moradores infectados. Vítimas são 17 homens e...

Caçador de auroras boreais: o jovem brasileiro que vive em busca das ‘luzes coloridas’

De Sorocaba (SP), hoje Filippo Dias vive na Finlândia e divulga imagens do céu nas redes sociais. ...
- Advertisement -