domingo, maio 9, 2021

Campinas encerra atendimento exclusivo Covid em três centros de saúde a partir de segunda-feira


Com queda na procura, unidades São Bernardo, Capivari e Costa e Silva voltam à rotina normal a partir do dia 19 de abril. Prefeitura também encerrou atendimentos em postos exclusivos aos sábados e domingos. Unidades realizavam atendimentos exclusivos para coronavírus desde 15 de março
Divulgação/Prefeitura
Campinas (SP) anunciou nesta quinta-feira (15) que os centros de saúde São Bernardo, Capivari e Costa e Silva deixarão de fazer atendimento exclusivo de casos de Covid-19 a partir de segunda-feira (19). A medida foi tomada diante da redução nos atendimentos de pacientes sintomáticos. Por conta disso, a abertura de unidades aos sábados e domingos também foi encerrada.
Em nota, a administração informa que há uma pressão menor nas portas dos prontos-socorros e pronto atendimentos municipais depois de um mês da medida em vigor. Em 15 de março, a média de atendimentos diários de pacientes sintomáticos respiratórios era de cerca de 1,6 mil, e o número reduziu para 1,2 mil.
Com isso, os centros de saúde São Bernardo, Capivari e Costa e Silva volta a fazer os atendimentos de rotina que tinham sido remanejados.
Mesmo com o fim do atendimento exclusivo, os centros de saúde continuam sendo indicados pela Secretaria de Saúde como referência para casos de baixa gravidade. “As unidades têm equipes de acolhimento disponíveis para atender e essa medida também pode auxiliar as unidades de pronto atendimento a focarem em casos de maior gravidade”, destaca a pasta.
Abertura aos sábados e domingos
A prefeitura anunciou que por conta do mesmo motivo, ou seja, uma redução nos atendimentos, os centros de saúde Jardim Vista Alegre, São Bernardo e Costa e Silva não vão mais funcionar aos sábados e domingos.
“No primeiro final de semana, entre 20 e 21 de março, foram realizados 459 atendimentos nestas unidades. Já no último, entre 10 e 11 de abril, foram feitos 110 atendimentos”, informa, em nota.
Outras unidades continuam a funcionar de segunda à sábado, confira abaixo:
Parque Valença;
Jardim Florence;
Jardim Capivari;
Santa Lúcia;
Jardim Vista Alegre;
União dos Bairros;
DIC 1;
Santo Antônio;
Vila Ipê;
São Quirino;
Jardim Aurélia
Além do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que pode ser acionado pelo telefone 192, continuam atendendo em horário integral:
Pronto-socorro do Hospital Mário Gatti;
Pronto-socorro do Hospital Ouro Verde;
Pronto-atendimento Padre Anchieta;
Pronto-atendimento Campo Grande;
Pronto-atendimento São José
VÍDEOS: veja tudo sobre a região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Sputnik V: os entraves que ainda dificultam o uso da vacina no Brasil

Nenhum outro fabricante de vacina contra a Covid-19 encampou um embate público tão ruidoso com a Agência Nacional de...

Santo Antônio de Posse oferece palestra gratuita sobre fotografia de rua; veja como participar

Evento acontece no dia 10 de maio, das 18h às 21h, em conferência online. Ao todo, são 100...

Unicamp 2022: comissão divulga prazo para pedidos de isenção; veja critérios

Solicitações podem ser feitas a partir do dia 24 de maio, segundo a universidade. Assim como no ano...

Fogo próximo à linha férrea mobiliza bombeiros em Valinhos; vídeo

Chamas foram controladas rapidamente e ninguém se feriu. Corporação afirma que incidentes como esse são comuns durante o...

Carro capota e deixa duas mulheres feridas na SP-340 em Santo Antônio de Posse

Acidente aconteceu às 13h10 e uma das faixas ficou bloqueada por 30 minutos. Passageiras foram encaminhadas para a UPA de Jaguariúna. ...
- Advertisement -