Força-tarefa da prefeitura flagrou eventos clandestinos na metrópole entre a noite de segunda e a madrugada de terça. Carnaval foi cancelado por conta da pandemia da Covid-19. A força-tarefa da Prefeitura de Campinas (SP) para coibir eventos com aglomeração durante o Carnaval, que foi cancelado por conta da pandemia da Covid-19, fechou mais três estabelecimentos por descumprimento de regras sanitárias e aglomeração de pessoas. A fiscalização, a quarta desde sexta-feira (12), aconteceu entre a noite de segunda (15) e a madrugada desta terça (16).
As equipes, compostas pela Guarda Municipal, Defesa Civil e Vigilância Epidemiológica, também registraram 18 ocorrências de perturbação de sossego e quatro casos de “pancadão”. De acordo com a força-tarefa, os três estabelecimentos fechados durante a última fiscalização se tratam de bares. Veja abaixo os locais e a quantidade de pessoas em cada um.
Jardim Itaguaçu – 30 pessoas
Cambuí – 10 pessoas
Bonfim – 25 pessoas
Até o último balanço, divulgado na segunda-feira (15), Campinas registrava 1.760 mortes por Covid-19 e 65,6 mil casos confirmados. Na metrópole, o feriado de Carnaval foi cancelado pela administração, assim como na maioria das cidades da região. No entanto, há municípios que mantiveram o ponto facultativo. Saiba detalhes aqui.
Outros dias
Entre domingo (14) e segunda, a prefeitura fechou 15 estabelecimentos por descumprimento das regras sanitárias, além de dispersar 5,6 mil pessoas espalhadas em pelo menos 31 festas clandestinas em bairros da metrópole.
Na madrugada de sábado (13) para domingo (14), a força-tarefa dispersou 13,3 mil pessoas em 16 festas. Ao todo, as equipes fecharam 25 estabelecimentos comerciais por descumprimento de medidas sanitárias e realizaram 43 atendimentos de perturbação do sossego e 17 de pancadões.
No dia anterior, quando houve a primeira fiscalização, as equipes já haviam dispersado ao menos 2 mil pessoas que participavam de festas. Nove multas foram emitidas por agentes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), 11 ocorrências de perturbação do sossego público foram registradas e 17 de descumprimento de medidas sanitárias.
VÍDEOS: veja flagrantes de aglomeração durante o Carnaval pelo Brasil
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas