domingo, fevereiro 28, 2021

Campinas monitora 30 escolas com casos confirmados ou suspeitos de Covid-19; uma teve surto


Pelo menos três colégios particulares suspenderam atividades presenciais após confirmação de casos. Na rede municipal, aulas presenciais estão previstas para serem retomadas em março. A sede da Prefeitura Municipal de Campinas, SP
Toninho Oliveira / Prefeitura de Campinas
O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas (SP) informou nesta segunda-feira (15) que monitora 30 escolas que estão com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Segundo a prefeitura, 23 unidades são particulares e sete são da rede estadual de ensino. A rede municipal retomará as aulas presenciais em março, segundo decreto publicado nesta segunda.
Duas escolas particulares de Campinas suspendem aulas presenciais por casos
Colégio particular de Campinas suspende aulas presenciais após confirmar três casos
Aluno testa positivo e é segundo caso de Covid-19 em escola estadual de Campinas
O Devisa afirma que houve surto do novo coronavírus em uma dessas escolas, mas o nome dela nãof foi informado. Por definição, o surto ocorre quando há dois ou mais casos confirmados em um mesmo ambiente com menos de 14 dias de intervalo. As pessoas que testaram positivo devem ter tido contato.
“Por exemplo, na mesma sala de aula podemos ter dois alunos sintomáticos ou um professor e um aluno”, informou por nota a enfermeira do Devisa Christiane Sartori.
No caso do surto, os contactantes diretos são orientados a fazer isolamento por 14 dias. São consideradas contactantes as pessoas que tiveram contato sem máscara a menos de 1 metro de distância e por um período superior a 15 minutos, explicou a enfermeira. Outros membros da comunidade escolar que apresentarem sintomas também são monitorados.
As equipes da Secretaria de Saúde farão monitoramento das 30 escolas por 14 dias. “O trabalho consiste em orientar as unidades de ensino sobre como agir e quais são os protocolos a serem adotados na volta às aulas presenciais”, explica o Devisa, por nota.
Cuidados
Segundo o Devisa, o uso de máscara é obrigatório e o equipamento de proteção só deve ser retirado quando a pessoa for se alimentar. Esse período não deve ultrapassar 15 minutos e é preciso garantir distanciamento de 1,5 metro.
“Também é importante intensificar a higiene das mãos, lavando-as com água e sabão ou usando álcool gel a 70%. As medidas valem para funcionários das escolas e para estudantes”, aponta o órgão municipal.
Medidas das escolas
Identificar precocemente sinais e sintomas compatíveis com Covid-19 em crianças e adolescentes;
Manter crianças e adolescentes suspeitos ou confirmados de Covid-19 sob afastamento social, incluindo-se as atividades escolares. O mesmo vale para os que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados;
Informar, o mais precocemente possível, a administração da instituição de ensino sobre possíveis casos suspeitos ou confirmados que tenham frequentado atividades presenciais no estabelecimento;
Aferir a temperatura, aplicar um questionário/check list diário sobre sinais e sintomas e monitorar e contatar os familiares de alunos que faltarem;
Informar imediatamente (em até 24 horas após o conhecimento do caso) o serviço de Vigilância em Saúde Regional/Visa ou a Unidade Básica de Saúde que seja referência da escola.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 28 de fevereiro de 2021

Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira...

Coronavírus: prefeituras da região de Campinas confirmam novos casos neste domingo, 28 de fevereiro de 2021

Veja números de pessoas infectadas e de óbitos pela doença em cada cidade. Para entrar na célula, o...

Emdec bloqueia trecho da Rua Barão de Jaguara, em Campinas, nesta segunda; veja desvios

Interdição ocorre entre as vias Conceição e Dr. César Bierrembach, das 8h30 às 16h30, para a realização de...

Violência psicológica é a mais comum entre mulheres de Campinas durante pandemia de Covid-19, diz TJ-SP

Canal online registrou relatos de vítimas de violência doméstica de abril de 2020 a fevereiro deste ano. Vítima...

Câmeras de segurança registram ação de suspeitos durante furto a loja de informática em Itapira

Ação da dupla causou um prejuízo de R$ 6 mil, segundo a proprietária. Ninguém foi preso. Ladrões invadem...
- Advertisement -