terça-feira, abril 13, 2021

Campinas publica decreto da fase emergencial do Plano SP; veja o que muda a partir de 15 de março


Publicação foi feita pela Prefeitura de Campinas em edição extraordinária neste sábado (13), quando a cidade completa 1 ano de pandemia da Covid-19. Medidas adotadas são as mais restritivas já anunciadas pelo Estado. Cidade de Campinas inicia fase emergencial do Plano SP na próxima segunda-feira (15)
Reprodução/EPTV
A Prefeitura de Campinas (SP) publicou neste sábado (13), em uma edição extraordinária do Diário Oficial, as regras para a fase emergencial, a mais severa já anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo para conter a pandemia da Covid-19. Veja os detalhes abaixo.
As medidas começam a valer na segunda-feira (15) e a previsão é que durem até 30 de março, assim como as mudanças divulgadas pelo governador João Doria na última quinta (11).
Veja como fica a região de Campinas após Estado anunciar fase emergencial na quarentena
Fase emergencial: veja como ficam as aulas na região de Campinas
Neste sábado, a metrópole completa um ano desde o primeiro caso de coronavírus, em 13 de março de 2020. O G1 ouviu profissionais de saúde que relatam em vídeo, gravado dentro das unidades, a rotina de exaustão e preocupação diante do agravamento da pandemia. Veja também a história de um sobrevivente que passou 42 dias em coma e terminou o ano acertando na Mega.
1 ano da pandemia de Covid em Campinas: veja fatos que marcaram
Decreto da fase emergencial
A fase emergencial é a mais severa dentro das restrições possíveis da fase vermelha do Plano São Paulo. Campinas tem enfrentado falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e também de enfermaria.
Apesar dos esforços da prefeitura em ampliar as vagas, todas têm sido rapidamente preenchidas, especialmente pelo público mais jovem, que antes era menos afetado com sintomas graves do coronavírus.
O que pode e o que não pode funcionar:
Bares, restaurantes, comércios e prestadores de serviço podem comercializar produtos via delivery ou drive-thru, sendo proibido o atendimento do cliente fora do carro ou dentro dos estabelecimentos.
Supermercados, padarias e comércio de gêneros alimentícios devem ter rigoroso controle de distanciamento entre as pessoas e de aglomerações na entrada.
Estabelecimentos de venda de alimentos localizados no interior de postos de combustíveis também só podem atender por delivery ou drirve-thru.
A Administração Municipal, direta e indireta, priorizará o teletrabalho, mantendo o trabalho presencial estritamente necessário para funcionamento do serviço público e atendimento ao público quando inadiável.
Fica permitida a abertura de igrejas, templos e outros locais de culto estritamente para a prática de rito individual.
Fica proibida a realização de feiras noturnas, bem como feiras de artesanato e culturais. Mas as feiras de hortifruti e gêneros alimentícios continuam permitidas.
Ficam suspensas as autorizações de retomada das atividades escolares presenciais nas redes estadual e particular durante a permanência do município na fase vermelha ou outra mais severa.
PLAYLIST: Veja mais assuntos de destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Avião da Azul faz pouso de emergência no Galeão após piloto relatar fumaça a bordo

Dois passageiros que se sentiram mal durante a situação precisaram ser atendidos pelo...

DIG prende suspeito e apreende fios roubados que seriam trocados por drogas em Indaiatuba

Policiais civis também localizaram porções de entorpecentes, simulacro de revólver, faca e cerca de R$ 2,5 mil em...

Em 100 dias, rede municipal atende o equivalente a 11% da população de Campinas com suspeita de Covid-19

Percentual representa cerca de 133 mil pessoas que procuraram consulta médica em UBSs, UPAs ou nos hospitais mantidos...

Campinas abre agendamento da vacinação contra Covid-19 para maiores de 67 anos

Cadastro deve ser feito no site, onde será informado horário e local de aplicação. Cidade conta com cinco...

Banco de leite da Maternidade em Campinas atinge nível mais crítico da pandemia; veja como doar

Hospital tem estoque de 139 litros, volume 30,5% inferior aos 200 indicados como mínimo ideal, e reivindica doações....
- Advertisement -