segunda-feira, abril 12, 2021

Campinas registra maior taxa de isolamento nos dias úteis em 2021, mas segue longe da meta de 50%


Sistema de monitoramento aponta que taxa chegou a 42% nesta terça; Centro de Contingência do Coronavírus estipula índices de pelo menos 50% para reduzir a transmissão do vírus. Movimento no centro de Campinas no primeiro dia de fase emergencial (15/03)
Reprodução/EPTV
Campinas (SP) registrou na terça-feira (16) a maior taxa de isolamento social em dias úteis no ano de 2021, mas o índice de 42%, aferido pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI), segue longe da meta estipulada pelo estado de pelo menos 50% para reduzir a transmissão do coronavírus e provocar a queda de casos, internações e mortes por Covid-19.
O coordenador geral do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, Paulo Menezes, afirmou durante uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta (17) que houve avanço no indicador de isolamento social no estado, mas ele ainda é insuficiente.
Para especialistas, o ideal para conter a disseminação do vírus seria que o índice de isolamento atingisse 70%, número jamais obtido durante a pandemia.
“A cada dia eu fico um pouco mais triste, é indescritível que estejamos perdendo tantas vidas […] Precisamos melhorar os índices”, disse.
Fase emergencial
A taxa de 42% de isolamento foi obtida no segundo dia da adoção da fase emergencial do Plano SP, determinada pelo Estado e que, em Campinas, possui regras ainda mais restritivas, como a proibição de aulas presenciais, tanto na rede pública quanto privada.
A partir desta quinta-feira(18), por conta da pressão no sistema de saúde, a metrópole vai endurecer ainda mais a quarentena, impondo um toque de recolher a partir das 20h, além de multas e sanções para organizadores de festas clandestinas e reuniões familiares; veja o que muda.
Ao ponderar sobre a hipótese de mais medidas restritivas no estado, o coordenador executivo do Comitê, João Gabbardo, afirmou que a expectativa é de verificar os resultados mais importantes após 14 dias de aplicação da fase emergencial. Por isso, ele defendeu mais tempo e considerou que o índice de isolamento social começou a aumentar.
“Só vão diminuir casos, internações e óbitos em determinado tempo. Senão a cada dia vamos anunciar uma medida”, ressaltou Gabbardo.
Possível lockdown
Campinas propôs aos municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a adoção de medidas ainda mais restritivas, como um lockdown, para conter o avanço da Covid-19.
Segundo a prefeitura de Campinas, a maioria dos prefeitos aceitou discutir a possibilidade, mas optou por avaliar por mais tempo os efeitos da atual fase emergencial do Plano São Paulo, os dados epidemiológicos e os índices de isolamento.
Uma nova reunião foi marcada para sexta-feira (19) com possibilidade de um encontro extraordinário antes disso, destaca a administração.
Na coletiva desta terça, Dário Saadi (Republicanos) não descartou a possibilidade de Campinas adotar a medida, mas reforçou que o lockdown seria mais efetivo em caráter regional.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Ultimas Notícias

Ciclista fica ferido após ser atingido por moto e arremessado em Campinas

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (11), na Avenida John Boyd Dunlop. Homem...

Indaiatuba abre inscrições para apresentações culturais virtuais; artistas receberão R$ 750

Interessados precisam ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo na cidade. Materiais selecionados serão...

PATs da região de Campinas ofertam 324 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja cargos

Relação inclui postos para diversos níveis de escolaridade e oportunidades exclusivas para PCDs. Em virtude da pandemia, unidades...

Moto fica partida após condutor atingir traseira de carro na Bandeirantes, em Campinas

Acidente foi na noite de sábado (10), em pista norte. Motociclista teve lesões graves, diz polícia. Moto partiu...

Covid-19: ação em Campinas lacra bar com 60 clientes e coberto por lona para 'disfarçar' abertura

Ação conjunta da Guarda e PM no Jardim São Domingos ocorreu na noite de sábado (10), segundo prefeitura....
- Advertisement -