terça-feira, abril 13, 2021

Campinas tem 300 leitos ocupados e registra maior nº de internados em UTIs Covid em seis meses


Cidade atingiu a marca pela última vez em 17 de agosto de 2020, quando 301 pessoas estavam em internação nas redes pública e particular. Metrópole tem 27 estruturas vagas nesta segunda. Campinas tem 300 leitos ocupados e registra maior nº de internados em UTIs Covid em seis meses
Osvaldo Furiatto/Divulgação
Com 300 leitos ocupados, Campinas (SP) registrou, nesta segunda-feira (8), o maior número de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para Covid-19 em seis meses. A cidade atingiu a marca pela última vez em 17 de agosto de 2020, quando 301 pessoas estavam internadas na soma das redes pública e particular.
Acompanhe, dia a dia, a ocupação de leitos em Campinas
Segundo o boletim divulgado pela prefeitura, o município possuía 27 estruturas livres até a manhã desta segunda; dessas, 22 pertencem à rede particular. No Hospital de Clínicas da Unicamp, mantido pelo estado, há duas vagas disponíveis.
Os leitos estão divididos da seguinte forma:
SUS municipal: 119 leitos, dos quais 116 estão ocupados (97,48%). Há 3 leitos livres.
SUS estadual: 30 leitos, dos quais 28 estão ocupados (93,33%). Há 2 leitos livres.
Particular: 178 leitos, dos quais 156 estão ocupados (87,64%). Há 22 leitos livres.
Hospital de campanha
Nesta segunda, o governador João Doria (PSDB) anunciou a abertura de um novo hospital de campanha para tratamento de pacientes com coronavírus na cidade. A instalação será realizada no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que contará com 20 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria, no decorrer do mês.
No dia 3 de março, o governo havia prometido abertura de ao menos 14 leitos de UTI na cidade. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou ainda que outros 20 estão em estudo.
O AME Campinas já foi usado, por cinco meses em 2020, para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, o que reforçou o número de leitos do estado na cidade. Em outubro, a unidade passou a realizar consultas de especialidades.
Estrutura do AME, em Campinas
Luiz Granzotto/Prefeitura de Capinas
Ampliação municipal
Já a prefeitura informou que vai abrir, ainda nesta segunda-feira, mais 24 leitos de enfermaria Covid na UPA Anchieta Metropolitana. Atualmente, a unidade conta com apenas quatro estruturas exclusivas para coronavírus, todas de observação, que são usadas para casos que requerem mais atenção e onde os pacientes ficam por 24 horas.
Os 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria Covid já prometidos para o Hospital Metropolitano na semana passada, quando a prefeitura requereu administrativamente a unidade particular, serão abertos nesta segunda-feira e até terça (9).
O hospital funciona, desde quinta-feira (3), com o gripário que foi transferido do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. O setor é o que primeiro atende pacientes com sintomas gripais e suspeitas de Covid-19.
VÍDEOS: últimas notícias sobre a região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região em G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Após semanas lotados, hospitais privados de SP têm queda nas internações

A pandemia do coronavírus parece apresentar sinais de melhora no estado de São Paulo. Na sexta-feira, 9, o secretário...

Campinas registra déficit de 12 mil doses de vacina contra a Covid para profissionais da saúde

Secretaria de Saúde enviou ofício pedindo o envio de mais doses, além de destacar que possui capacidade para...

Caminhão perde freio e atinge postes e muro de casa em Campinas

De acordo com a Polícia Militar, ninguém ficou ferido durante a ocorrência na Vila Aeroporto. Caminhão perdeu o...

Lentidão na aplicação de doses lota posto de imunização contra Covid-19 em Campinas

Prefeitura afirma que sistema de agendamento apresentou instabilidades, o que gerou espera. Morador relata demora de até uma...

Campinas tem mais 46 mortes por Covid-19 e total vai a 2.701; casos aumentam para 85,9 mil

Balanço divulgado pela prefeitura na tarde desta terça-feira (13) mostra mais 566 moradores infectados. Vítimas são 31 homens...
- Advertisement -