sábado, março 6, 2021

Carnaval cancelado: cidades do Circuito das Águas têm barreira sanitária contra aglomerações e opção de folia online


O cancelamento do ponto facultativo aconteceu após a orientação do governo do Estado de São Paulo que visa a contenção da pandemia da Covid-19. Jaguariúna anunciou programação pela internet. Carnaval de Jaguariúna na praça Umbelina Bueno em 2020, meses antes da pandemia se agravar
Ivair Oliveira
Por conta da pandemia da Covid-19, as prefeituras da região do Circuito das Águas (SP) cancelaram o feriado de carnaval e a tradicional festa não será realizada este ano. Alguns municípios organizaram barreiras sanitárias para evitar aglomerações e Jaguariúna divulgou programação online para garantir a folia em casa.
As cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro optaram pelo cancelamento do ponto facultativo após a orientação do governo de São Paulo para conter a pandemia. Veja, abaixo, as medidas de segurança tomadas por cada município.
A região de Campinas (SP) está na fase amarela do Plano SP, o que permite o funcionamento de restaurantes e bares. Durante este sábado (13) e domingo (14), e entre segunda (15) e quarta-feira (17), os estabelecimentos estarão abertos de acordo com as normas que permitem apenas 40% da capacidade e 10h de funcionamento, sendo vetada a venda de bebidas alcoólicas depois das 20h.
O que pode funcionar na fase amarela atual
A capacidade permanece em 40% para academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais.
Estabelecimentos podem optar pelo funcionamento partilhado ao longo do dia, no intervalo de 6h às 22h, por até 12 horas – com exceção dos restaurantes, que podem funcionar por 10 horas diárias.
Bares reabrem e fecham as portas às 20h.
Restaurantes e demais estabelecimentos podem funcionar até as 22h.
A venda de bebidas alcoólicas fica permitida até as 20h.
Consumo e atendimento no local só valem para clientes sentados.
Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.
Jaguariúna
A administração municipal preparou uma programação online para comemorar o carnaval até o fim do mês de fevereiro com lives e concursos:
14/02 – Peça Aladdin na TV Artes, às 12h.
14/02 – Show da banda Valquíria com músicas carnavalescas será transmitido pelas redes sociais da prefeitura às 19h.
25/02 – Live transmitida pela rede social da administração municipal com as três melhores bandas que enviarem seus vídeos para o email [email protected] até o dia 17 de fevereiro. Durante a transmissão, será escolhido um campeão que ganhará o valor de R$ 1 mil.
28/02 – Os três melhores drag queens e transexuais que enviarem seus vídeos para o email [email protected] com performances artísticas explorando o tema “marchinhas carnavalescas” até o dia 22 de fevereiro participarão do festival “Se Joga”. Durante uma transmissão ao vivo o júri escolherá um vencedor que levará o prêmio de R$ 1 mil.
Águas de Lindoia
Prefeitura informou que não haverá programação de carnaval. Bares e restaures funcionarão de acordo com prevê a fase amarela do Plano SP e a Vigilância Sanitária continuará trabalhando para orientar os estabelecimentos e punir eventuais infrações.
Holambra
Apesar de Holambra não ter uma programação para a folia e com bares e restaurantes funcionando de forma restrita, a Polícia Municipal irá reforçar o patrulhamento entre os dias 12 e 16 de fevereiro para coibir aglomerações. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 e (19) 3802-1722.
Lindóia
Lindóia afirmou que não terá nenhuma programação especial para o carnaval e que, como a fiscalização é constante, não será intensificado entre sábado (13) e quarta-feira (17).
Monte Alegre do Sul
Monte Alegre do Sul também optou por não ter programação especial e disse que as vigilâncias Epidemiológica e Sanitária da cidade estarão de plantão para evitar aglomerações. O número para contato é (19) 99718-0767.
Pedreira
A Prefeitura de Pedreira informou que, apesar de não controlar a entrada de visitantes na cidade, as fiscalizações serão reforçadas pela Vigilância Sanitária e pela Polícia Municipal para evitar festas de carnaval.
Serra Negra
Serra Negra decidiu fechar as Praças Prefeito João Zelante e John Kennedy com grades de contenção. Já na Praça Barão de Rio Branco, o acesso será controlado para responsáveis que tiverem com crianças que forem passear de carrinho ou brincar na cama elástica que estará disponível entre sexta (12) e quarta-feira (17).
A entrada da cidade terá barreiras para monitorar e orientar os visitantes durante esse período. Além disso, aglomerações ou grupo de pessoas com garrafas de vidro, coolers, caixas de som e instrumentos de percussão podem ter seus itens apreendidos e levar multa, segundo a prefeitura.
Socorro
Além de não ter programação especial e o setor de bares e restaurantes seguirem as restrições da fase amarela do Plano SP, a prefeitura de Socorro também fará uma ação mais reforçada no centro da cidade para evitar aglomerações e, por consequência, a proliferação do novo coronavírus.
Amparo
A Prefeitura de Amparo não respondeu se teria programação de carnaval virtual ou reforço na fiscalização até o encerramento desta reportagem.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

Ultimas Notícias

Motociclista morre após bater em carro na estrada da Rhodia, em Campinas

Samu constatou o óbito do homem de 42 anos no local; condutor do...

Nº de ocorrências na delegacia eletrônica sobe 47% na região de Campinas durante a pandemia

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que foram 134 mil registros pela web, o que representa 34,3%...

Procura por teste de detecção de anticorpo aumenta 2.000%

Entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021 houve um aumento de 2.000% na procura por testes de detecção de anticorpos neutralizantes contra o...

Fase vermelha: fiscalização multa dois estabelecimentos e interdita academia em Campinas

Operação ocorre na noite de sexta-feira (5) e visitou 17 comércios no Centro e Cambuí. Prefeitura diz que...

'Gatos' de energia em Piracicaba e Campinas abasteceria 27 hospitais durante um ano, diz companhia

Crescimento de fraudes na pandemia foi de 138,47% em Piracicaba, e de 14,7% em Campinas segundo CPFL. ...
- Advertisement -